Quando o assunto é dieta com certeza você já deve ter ouvido falar de alguma, não é mesmo? São tantas as dietas que fica impossível eleger a melhor, mas na minha opinião a melhor é aquela que promove os resultados desejados. Mas vale lembrar que cada organismo reage de maneira diferente, enquanto que alguns emagrecem com rapidez, outros demoram mais para alcançar os resultados propostos. A dieta da USP é muito famosa desde os anos 90, pois ela faz com que a pessoa perca 15 quilos em 15 dias. A dieta da USP é até hoje procurada pelas mulheres que querem perder peso e não desejam esperar por muito tempo, mas é importante lembrar que toda dieta exige determinação e persistência para que os resultados possam ser obtidos com sucesso.
Índice deste artigo
A dieta USP emagrece mesmo
Mesmo que o nome diga que a Dieta é da USP fica meio duvidoso a sua procedência, pois apropria Universidade de São Paulo não confirma que os seus médicos tenham elaborado o cardápio. Mas a dieta realmente emagrece, pois quem já fez comprova os seus resultados. É importante frisar que essa dieta só pode ser feita por 15 dias, pois se for mantida por mais tempo pode ocorrer complicações renais e alterações cardíacas, segundo a nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro.
Efeitos colaterais – isso mesmo essa dieta pode acarretar alguns efeitos colaterais como cefaleia, constipação intestinal, mau hálito, cansaço, fraqueza nos músculos, perda de sono ou sonolência, stress físico e emocional e corre o risco de engordar tudo novamente, como acontece com todas as dietas rápidas. Mas se você mantiver o controle alimentar e praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana com certeza vai conseguir manter o peso e a forma. Vale a pena investir nessa dieta.
Cintura fina e saúde
Se você fizer a dieta com o objetivo de perder peso e seguir o regime conforme ele é, você vai conquistar o corpo perfeito com muita facilidade. O emagrecimento é rápido devido à perda de líquidos, massa muscular e pouca gordura. Vale lembrar que para manter o peso mesmo após a dieta é preciso fazer uma alimentação balanceada e inserir a prática de atividades físicas. É importante sempre procurar um médico antes de fazer qualquer tipo de dieta, principalmente aquelas que tenham restrição calórica.
O programa contém um cardápio próprio para uma semana que apresenta refeições especificas para cada dia. A recomendação feita pela dieta é para consumir pouco alimentos que contenham carboidratos como, massas, farinha, arroz, pão, milho, batata, aveia, macarrão, entre outros. E é fundamental o aumento de alimentos ricos em proteínas como carnes, peixes, embutidos, leite integral e derivados do leite. A dieta da USP está no grupo das dietas restritivas e é muito rígida e interfere de forma acentuada na sua dieta. Mas se você quer realmente emagrecer em um período curto de tempo vale a pena fazê-la.
A dieta funciona ou não?
A dieta USP, como apresenta uma método restrito e hipocalórico, consegue realmente levar à perda de peso em um curto espaço de tempo. Mas não se esqueça que ela não consiste em um plano de reeducação alimentar, ou seja, você que quer perder peso não aprende a comer melhor e não consegue manter os bons resultados na balança para a vida toda.
Além disso, como a ingestão de alimentos é restrita, pode ocorrer também a perda de massa magra ( que dá uma falsa ideia de emagrecimento), por causo dos níveis baixos ou nulos de carboidratos presentes no cardápio. Por tudo isto a dieta USP é inimiga dos praticantes de atividade física, pois eles precisam de ingerir carboidratos para ter energia no treino
Benefícios da dieta USP
- Emagrecimento rápido;
- Evita a retenção de líquidos;
- Reduz e controla a pressão arterial;
- Ajuda no funcionamento do sistema digestivo;
- Prolonga a sensação de saciedade;
Desvantagens da dieta USP
- Não faz reeducação alimentar;
- O excesso de proteínas pode ser prejudicial aos rins;
- Pode provocar efeitos colaterais como: dores de cabeça, estresse, mau humor, tonturas e fraqueza muscular;
- Queima os músculos, não de gorduras. (A restrição de calorias da dieta da USP fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além da queima de gorduras, a restrição de nutrientes também leva à queima de músculos. Isto porque a outra fonte de energia que o organismo utiliza diante da falta de carboidratos vem dos aminoácidos presentes nos músculos. Esta queima de músculos provocada pela dieta da USP é especialmente prejudicial para o processo de emagrecimento, pois estes músculos gastam muita energia para existir, ou seja, a existência deles ajuda na perda de peso.);
- É uma dieta de curto prazo e desse modo não surte o efeito desejado para a vida;
- Pode dar a falsa sensação de emagrecimento;
- Aumenta o risco de problemas cardíacos;
- Inviabiliza a prática de atividades físicas;
Se você tem algum destes problemas não pratique esta dieta
- Diabetes, principalmente diabetes do tipo 2
- Toma medicação, temporária, esporádica ou diária
- Tem hipotireoidismo
- Tem problemas endócrinos ou no controle de glicemia
Confira a dieta da USP para uma semana
Primeiro Dia
- Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante.
- Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
- Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade
Segundo Dia
- Manhã: Café com bolacha cream-crakers
- Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto
- Jantar: Presunto à vontade
Terceiro Dia
- Manhã: Café com biscoito cream-crakers
- Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
- Jantar: presunto e salada
Quarto Dia
- Manhã: Café com biscoito
- Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
- Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
Quinto Dia
- Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
- Almoço: Frango grelhado à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sexto Dia
- Manhã: Café com biscoito
- Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Sétimo Dia
- Manhã: Café com limão.
- Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
- Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas
Observação: após terminar o sétimo dia comece a mesma série novamente, após 14 dias você vai ter perdido 14 quilos. No 15° dia você poderá voltar a sua dieta normal, mas se quiser manter o peso faça uma dieta equilibrada de preferência com um nutricionista para que possa manter o peso e preservar sua saúde que é fundamental.
Você pode consumir algumas ervas verdes como agrião, chicória, alface, também poderá beber chá, café ou água o dia todo;
Você não deverá trocar os ingredientes da dieta, tão pouco trocá-los de horário. Agora que você já conhece a dieta e o cardápio, que tal dar inicio e ficar em forma para o verão?