Lista de alimentos bons para o fígado

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alimentos bons para o fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e seu funcionamento está diretamente ligado aos alimentos que ingerimos diariamente. O fígado tem a função de desintoxicar o sangue para se livrar de substâncias nocivas (como drogas, álcool e outras toxinas), fornece vitaminas e ferro ao corpo, usa o açúcar como fonte de energia quando os níveis estiverem abaixo do necessário, produz a bile (substância necessária para digerir gorduras) e ainda muitas outras coisas que contribuem para o normal e bom funcionamento do nosso corpo. Tudo o que você comer ou beber irá passar através do fígado. Você sabe quais são os alimentos bons para o fígado? Confira a lista.

Alimentos bons para o fígado

Aveia

A aveia é uma aliada da dieta para perda de peso pois tem um processo digestivo lento e é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo. Consumir aveia e começar o dia comendo isso pode ajudar a perder alguns quilos extras e a gordura da barriga, o que é uma boa maneira de afastar a doença do fígado gorduroso.

Abacate

O abacate é riquíssimo em gorduras saudáveis e oferece uma enorme variedade de benefícios para a saúde do organismo. ajuda a cuidar do fígado principalmente por conter um antioxidante fundamental que auxilia no processo de desintoxicação e limpeza do organismo.

Abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima que ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

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Batata doce

Um de seus maiores benefícios é a presença de um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. 

Beterraba

A beterraba contribui para limpar e purificar o sangue, contribuindo para a produção de nutrientes no organismo e para o bom funcionamento do fígado.

Brócolis

Brócolis é rico em diversos nutrientes, pobre em calorias, composto por inúmeras propriedades anticancerígenas e muito eficaz na prevenção de doenças pode ajudar a proteger da acumulação de gordura no fígado.. Possui altas quantidades de cálcio, ferro, potássio, zinco e vitaminas A, B, C e K.

Amêndoas, Nozes, Castanhas, e outros frutos secos

São boas fontes de vitamina e podem ajudar a proteger contra o acúmulo de gordura no fígado. Comer um punhado diariamente afasta a diabetes, impulsiona a perda de peso e ainda resguarda o coração.

Água

Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado. Muito mais do que matar a sede e hidratar seu corpo e organismo, beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins. Ela ajuda a eliminar os resíduos e nutrientes desnecessários, como o sódio, ureia e toxinas do corpo. Ao menos dois litros de água por dia fazem um bem necessário para o corpo. Além de regular as funções do organismo.

Café

Beber dois a três copos por dia pode proteger o seu fígado de danos causados por muito álcool ou uma dieta insalubre. O café faz bem para a saúde por incluir antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

Chá verde

Está repleto de um tipo de antioxidante que pode proteger contra algumas formas de câncer e pode aumentar a queima de gordura e ajuda a perder peso.

Alho

O alho é um alimento rico em alicina e selênio, ambos de extrema importância para a limpeza do fígado. Este vegetal ainda possui alto nível de enxofre, que estimula o funcionamento das enzimas envolvidas na eliminação das toxinas.

Cebola

Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, muito importante para facilitar as funções do fígado por ajudar na digestão e na eliminação de toxinas.

Condimentos

Uma das principais vantagens é o fato de os temperos serem ricos em substâncias antioxidantes prevenindo contra o envelhecimento precoce, auxiliando na melhora da circulação sanguínea, na digestão e são excelentes para o bom funcionamento do organismo. Um benefício extra: eles ajudam você a reduzir o sal em muitas receitas.

Espinafre

Folhas verdes têm um poderoso antioxidante que pode ajudar a manter seu fígado funcionando de forma correta. Com poucas calorias, mas repleto de nutrientes, o espinafre é um dos vegetais de folhas escuras que está se tornando cada vez mais presente nas refeições. O espinafre contém um outro antioxidante que serve para reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e impedir alterações oxidativas induzidas pelo estresse em pacientes com diabetes O espinafre é uma rica fonte de betacaroteno que é um antioxidante que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e a prevenir o declínio cognitivo.

Frutas vermelhas

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.

gengibre

Gengibre

O gengibre é considerado um tônico do fígado. Ajuda na secreção da bile, que é produzida pela vesícula biliar, com isso a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado.

Limão

O limão é um excelente alimento para limpar o organismo e é rico em antioxidantes, vitamina C, e ajuda o fígado a produzir mais enzimas, contribuindo para a boa digestão dos alimentos e para a obtenção de mais energia.

Maçã

A maçã é de grande ajuda para o fígado já que age como um limpador e neutralizador de toxinas ao longo de todo o sistema digestivo As maçãs são ricas em uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e eliminar toxinas do organismo.

Mirtilos 

Eles têm nutrientes que podem ajudar a protegê-lo contra o acúmulo de gordura no fígado. O mirtilo é uma frutinha com alto teor de antioxidante, riquíssima em nutrientes e tem um poder inacreditável para o organismo. É conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.

Azeite de oliva

O azeite de oliva também apresenta ômega 9, outro componente que traz benefícios ao fígado.

salmão

Salmão

O salmão é rico em ômega 3, uma gordura considerada boa por ajudar na proteção do fígado. 

Agora que você já conhece uma lista de alimentos bons para o fígado, está na hora de introduzi-los em sua alimentação.

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