Benefícios do abacate para a saúde

106
Comendo abacate

Sabia que o abacate é um dos alimentos que pode consumir na sua totalidade? Impressionante! A maioria das pessoas quando pensa em abacate, apenas associa às saladas frescas com limão. Mas saiba que o abacate é muito mais do que isso! Você sabe quais são os benefícios do abacate?

Você pode utilizar o abacate até para limpar as impurezas do seu rosto. Curiosa? É bem verdade. Parece estranho botar o abacate em sua cara, no entanto, é maravilhoso. Só de sentir a frescura da pasta de abacate passando nas olheiras, minha pele fica eufórica. O abacate é um alimento poderoso de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Daí que seja um alimento considerado saudável e que consumido nas quantidades adequadas, tem vários benefícios para a nossa saúde. 

Além disso, ele previne a quebra de cabelo, promovendo o crescimento saudável dos seus fios de cabelo. 

Benefícios do abacate para a pele 

O abacate é riquíssimo em nutrientes essenciais que promovem o combate à acumulação de gordurinhas indesejadas e à diminuição da flacidez na pele. Logo, ele é maravilhoso para prevenção no surgimento da celulite nas suas pernas, no seu bumbum e na sua barriga, como também, das rugas no seu rosto. Isto acontece porque o abacate é composto, na sua estrutura orgânica, por vitaminas e antioxidantes que promovem a saúde do seu organismo. Assim, ao incluir o abacate nas suas refeições diárias, estará a contribuir, positivamente, para a beleza da sua pele. Permitindo que a sua pele fique jovem, graças à vitamina C. Estes nutrientes ao entrarem nas células da pele funcionam como uma espécie de hidratante que vai restaurar as estruturas orgânicas celulares. Além disso, eles promovem a fluidez saudável do sangue, eliminando parte das gorduras más. 

Então, o abacate é um dos alimentos saudáveis que você deve incluir se pretende emagrecer. Embora, que tenha de complementar com a prática de exercícios físicos. 

Relativamente, ao seu uso externo na pele, você pode adquirir numa ervanária, o óleo de abacate. Este óleo natural é ótimo para a cicatrização da pele. Servindo como um bom hidratante diário de pele, inclusive, para as pessoas que sofram de doenças que provoquem a escamação da sua pele. Como também, promove o cuidado e o tratamento da pele acneica, das queimaduras e das unhas. Pode ainda, ser colocado no couro cabeludo para eliminar as impurezas e hidratar as raízes, aplicando até às pontas do cabelo. Esta técnica fará com que você tenha o cabelo brilhante e sedoso. 

O óleo de abacate pode ser aplicado em peles secas e oleosas. Tal como o óleo de lavanda, o óleo de abacate tem propriedades que permitem relaxar os músculos. Então bote ele quando sentir os seus ombros e as suas costas doridas, antes de se deitar. Coloque também, duas gotinhas num dos pulsos e esfregue os dois pulsos um contra o outro. Cheire os pulsos e vá dormir. Esta técnica fará com que tenha um sono tranquilo. 

O abacate também é uma bom aliado no controle das toxinas no seu estômago, prevenindo o aparecimento de indigestão e da barriga inchada. No entanto, somente resulta se você consumir a quantidade diária recomendada. Caso, contrário aconselho você a beber chás para desinchar. 

Pedaços de abacate

Benefícios do abacate na gravidez 

São vários os benefícios no consumo de abacate, durante a sua gravidez, devido aos seus níveis elevados de ácido fólico. Este componente nutricional do abacate, influencia positivamente na constituição do feto. Promovendo por exemplo: os bons níveis colesterol, a fluidez saudável da circulação sanguínea e a resistência do sistema imunitário. Por norma, o consumo de abacate por parte das gestantes, está ligado aos seus sintomas de desconforto digestivo. 

Além disso, graças aos benefícios do abacate, a gestante proporciona ao feto condições favoráveis para a sua correta formação. Permitindo o bom funcionamento das suas funções cognitivas, cardíacas e respiratórias. Como também, no controle do apetite e dos enjoos. 

Que alimentos misturar com o abacate? 

Para você acompanhar a sua refeição principal misturando pedaços de abacate, você pode incluir: duas torradas integrais com pasta de abacate com pimenta e pedaços de ovo cozido ou frito. Poderá ainda misturar na sua salada porque o abacate combina bem com os sabores dos citrinos (limão e laranja), da alface, da cebola e do tomate. Pode também optar por fazer um suco fresco de abacate para acompanhar a refeição.

Quanto devo consumir de abacate? 

Diariamente, você deve consumir até meio abacate, se ele for pequeno. Mas para ser mais fácil de consumir a quantidade certa. Aconselho você a cortar o abacate aos pedaços, retirando o caroço. Depois com a ajuda de uma balança de cozinha, coloque os mesmos pedaços até atingir as 100g.  Aquilo que restar guarde no fresco para consumir no dia seguinte. Verifique sempre, se os pedaços não ultrapassam os 100g.

O consumo de abacate é ótimo para as pessoas que exercitam os músculos na academia, como forma de nutrir a sua massa muscular depois do treinamento. 

Máscara de abacate para o rosto

Receita caseira de abacate para o rosto

Se lembra de ter dito, inicialmente, que é bem gostoso colocar a pasta de abacate nas olheiras? Então saiba que é possível fazer uma máscara caseira de abacate, em sua casa, para cuidar do seu rosto. Basta que você tenha apenas metade de um abacate, um garfo ou colher e uma pequena vasilha. Pode também pegar em um iogurte natural e em mel, mas se não tiver, ele funciona na mesma. Antes de pegar no abacate, aconselho você a limpar o seu rosto com um esfoliante ou gel de limpeza para o rosto. Deixando a sua pele completamente limpa e seca. Prenda o seu cabelo e se tiver franja, coloque para trás com ajuda de uma bandolete ou de ganchos. 

Comece por retirar o caroço, com ajuda de uma colher de sopa. De seguida, coloque a polpa do abacate para uma vasilha e com ajuda de um garfo, esmague o abacate. Quando você tiver o abacate bem esmagado, adicione o iogurte e misture bem, quebrando todos os pedaços de abacate. Após isto, coloque a vasilha, 5 minutos no fresco. Depois coloque com as mãos a pasta de abacate e espalhe pelo rosto. Pode usar um pincel médio de maquilhagem. Aconselho você a estar sentada no sofá ou na cama, neste processo de aplicação, para depois repousar o seu corpo. Deixe atuar até 30 minutos, aproveitando o tempo para ver a sua série preferida. Por fim, limpe bem o seu rosto.

Agora só falta experimentar essa delícia. E seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui