Batata Yacon nas dietas para emagrecer

320
Batata Yacon

Será possível incluir a batata yacon nas dietas para emagrecer? É bem possível! As dietas para emagrecer aparecem aos milhares na internet, mas é preciso ter coerência para escolher a que melhor condiz com seu estado físico. Saiba que a maioria das dietas milagrosas não acontecem levando à possibilidade de desenvolver determinados distúrbios em seu organismo, prejudicando seu bem-estar físico e mental. A melhor forma de começar direito uma dieta, é escolhendo o consumo de produtos orgânicos em sua alimentação saudável. Uma destas opções naturais e saudáveis é a batata yacon.

Este alimento se trata de uma raiz originária da região dos Andes. A batata yacon sabe a pera d’água, mas se parece com inhame e contém menos calorias do que as suas primas: batata, mandioca e o cará. Daí ser uma predileta em sua dieta alimentar se pretende emagrecer, bem como, para pessoas diabéticas graças à sua ajuda na diminuição do apetite e no controle dos níveis de açúcar no sangue. Atualmente, a batata yacon é considerada um alimento funcional rico em fibras solúveis, com efeito prebiótico e por possuir uma ação antioxidante no organismo. Valeu?

Curiosa para saber mais detalhes de como a batata yacon pode ser uma boa aliada em sua dieta para emagrecer? Então, dê uma espreitadela ao artigo e fique a par dos 15 benefícios da batata yacon! Boa leitura.

Como a batata yacon age no organismo 

A batata yacon é rica em inulina, uma substância que age como fibra alimentar solúvel no organismo. Durante a digestão, ela vira uma espécie de gel, capaz de tornar a absorção da glicose mais lenta. Isso aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Logo, usando a batata yacon em sua alimentação diária estará a contribuir para o controle da quantidade de alimentos que consome, auxiliando no processo de perda de peso, inclusive, a diminuição das gorduras localizadas. Para potencializar os efeitos das dietas é importante lembrar que as atividades físicas são indispensáveis, principalmente os exercícios aeróbicos que ajudam a queimar mais calorias.

15 Benefícios da batata yacon

A batata yacon é rica em potássio e em fruto coligossacarídeo, um tipo de carboidrato que o intestino humano não digere facilmente. Ele faz com que o intestino funcione melhor, estimulando o crescimento de boas bactérias intestinais e auxiliando, não só o sistema imunológico, como na menor absorção de glicose, controlando assim, os níveis de açúcar no sangue. Daí ser um alimento ótimo para os diabéticos. A batata Yacon é um excelente alimento para quem quer perder peso e pode entrar na dieta como substituta de alimentos como a batata, a mandioca e o arroz.

Benefícios da batata yacon para a saúde

No entanto, existem outros benefícios da batata yacon para a sua saúde que são os seguintes:

  • Auxilia na resistência da massa óssea;
  • Controla os níveis de colesterol ruim;
  • Promove a flora intestinal, contribuindo para a formação saudável de suas fezes;
  • Contribui para a redução de gorduras localizadas;
  • Reduz as chances de desenvolver problemas cardiovasculares;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Contribui para a diminuição de radicais livres presentes em sua pele, retardando o envelhecimento de sua pele;
  • Controla o apetite, alongando sua fome e permitindo fique saciada com grande facilidade quando consumir suas refeições;
  • Combate o agravamento de inflamações;
  • Enriquece sua estrutura muscular através da regeneração celular;
  • Combate o cansaço frequente;
  • Reforça suas defesas;
  • Auxilia no processo de absorção de nutrientes do organismo provenientes dos alimentos que consome;
  • Promove a boa digestão;
  • Ajuda na redução da intensidade dos sintomas na menopausa.

Como fazer batata yacon 

A batata Yacon não é um alimento muito comum e por isso muita gente pode ficar um pouco confusa em relação ao seu preparo. Tal como a batata doce e a batata inglesa tem sabores diferentes, a batata yacon também tem um gosto muito característico. De uma forma geral, como referido anteriormente a batata yacon tem um sabor adocicado, parecido com o sabor da pera. E por isso essa batata não é por exemplo uma boa opção para colocar na frigideira e esperar ter uma batata frita igual à batata normal.

Mas a batata yacon pode entrar como substituta em diversas receitas. É verdade que o sabor é distinto, mas com o hábito vai ser com certeza um ótimo substituto das outras batatas. Só que a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da batata Yacon é consumindo-a crua. Ela também pode ser utilizada no preparo de sucos, sopas, doces e bolos. Não importa se a receita é salgada ou doce, a versatilidade da batata Yacon faz com que possa ser usada em diversos pratos.

Cultivo de batata yacon

Dicas de consumo e cultivo da batata yacon

Uma das opções mais saborosas, fáceis e eficazes de consumir batata yacon em sua dieta para emagrecer, é a incluindo em seus sucos vitamínicos. Também vale experimentar assar a batata yacon como se tratasse de uma batata doce ou de courgette. E porque não fazer um mix de batatas assadas? Claro, se lembre que não deve exagerar no consumo de qualquer alimento, faça suas refeições sempre tomando conta das quantidades certas para não engordar. Saiba que a batata yacon não perde suas características nutricionais quando aquecida e pode ser consumida cerca de 2 a 3 vezes a cada 7 dias. 

Em relação ao cultivo, saiba que você deve optar pela escolha de um local bem iluminado pelo sol e pela rega controlada tal como se tratasse de um batatal comum. A desvantagem é que a batata yacon não suporta e  tem dificuldade em sobreviver a temperaturas frias abaixo dos 10 graus positivos. Se você não tem um terreno onde possa cultivar a batata yacon, não tem mal. Você pode o fazer na mesma em vasos largos que promovam o seu desenvolvimento, sem constrangimentos. Se lembre de cuidar da plantação, botando adubo orgânico ou químico. 

O melhor mesmo é apostar no consumo de batata yacon, descascando-a e comendo-a crua, tal como se fosse uma cenourinha ou até mesmo, de batata doce. Além disso, lembre- se de praticar uma alimentação saudável e exercício físico diários. Só conseguirá emagrecer comendo batata yacon do jeito certo e complementando com ações que promovem o seu bem-estar físico e mental. Saiba que é importante que faça o processo de emagrecimento sem desconfortos e com total energia, bem como, muito foco. 

Por cá o Tudo Dietas está torcendo por você para que alcance todos os seus objetivos para emagrecer. Se cuide e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui