Veja a importância de comer devagar e mastigar bem os alimentos

222
comer devagar um morango

Sabia que se alimentando devagar, consegue melhorar a sua digestão e emagrecer ao mesmo tempo? É bem verdade. A constante pressa em se alimentar no tempo de pausa, pode levar você a engordar alguns quilos, em pouco tempo. E ainda por cima, não consegue dar tempo para saborear os alimentos que consome. Logo, o seu momento de refeição é focado em apenas se alimentar depressa e não se atrasar indo para o trabalho. Isso, só resulta num acumular de situações que irão prejudicar, futuramente, o bom funcionamento do seu organismo. 

O que vai acontecer, de diferente, se você se alimentar devagar? Quando uma pessoa dá tempo para triturar devagar os seus alimentos no processo de mastigação, a saliva dá início ao processo de digestão através da amílase salivar. Ou seja, a envolvência desta enzima nos alimentos triturados irá ajudar na digestão do amido. A maioria das pessoas não dá este tempo necessário no processo de mastigação e de digestão, proporcionando o aumento de peso e de gordurinhas acumuladas. Mesmo que pratique exercício físico diário é necessário que se alimente de forma saudável.

Valeu? Então bote uma olhadela no artigo para conseguir aproveitar o mesmo tempo, se alimentando devagar e sentindo o sabor de todos os alimentos. E boa leitura!

Como mastigar

Segundo uma pesquisa científica em nutrição, o tempo ideal de consumo de cada refeição diária ronda os trinta minutos. Sendo que, se deve habituar a mastigar os seus alimentos, cerca de trinta vezes, antes de os engolir, para facilitar a sua digestão. Ou seja, quanto mais você mastigar os alimentos, melhor performance terá a sua digestão. Ao se alimentar devagar, está a contribuir para a sua rápida saciação e consequentemente, a sua satisfação pela refeição consumida. Prevenindo o impulso na repetição de consumir a segunda dose dos mesmos alimentos. 

É importante que saiba que o nosso organismo leva, no mínimo, quinze minutos para enviar a mensagem ao cérebro. De que se trata a mensagem? Se trata da comunicação do nosso organismo ao cérebro, que não precisa de comer mais porque está satisfeito. Logo, se a refeição for rápida demais, com certeza, você não se vai aperceber e vai querer comer mais. Portanto, não tenha pressa de se alimentar devagar, levando o seu tempo a mastigar os alimentos como deve ser. Para se alimentar bem, só necessita de dar tempo à sua mastigação, para não ter quilos a mais e outros problemas provocados pela rápida alimentação.

comer rápido engorda

Consequências de comer rápido 

Algumas das consequências de comer rápido são as seguintes:

– Barriga inchada;

– Dores de barriga;

– Mau humor;

– Cansaço;

– Dificuldade de respirar;

– Aumento do peso;

– Vontade de comer mais da mesma refeição e alimentos calóricos;

– Aumenta as chances de se engasgar com os alimentos;

– Insônias;

– Formação de fezes duras;

– Maior concentração de gases no seu organismo;

– Vômitos;

Celulite nas suas pernas e bumbum.

Como mudar a vontade de comer rápido?

Para conseguir mudar o seu hábito de alimentação rápida, necessita de focar a sua mente na prioridade à alimentação lenta. Só precisa de começar pela mudança de perceção da sua refeição. Imagine que você está habituada, ao segundo dia de trabalho, a levar arroz simples com frango. O que vai fazer? Vai colocar um legume misturado com o arroz e de seguida, misturar pedaços de frango. Essa mudança de imagem da sua refeição, vai provocar uma mudança pequena de comportamento.

Além disso, procure por comer a sua refeição, num espaço tranquilo, afastado do seu ambiente de trabalho. Se possível, ao ar livre. Se gosta de usar um relógio de pulso, faça por tirar ele e o coloque no seu bolso ou mala. Saiba que comer ao seu tempo, não quer dizer que se vai atrasar ou perder tempo de descanso. 

Mudar a vontade de comer rápido

Faça também, por comer a sua refeição, longe de aparelhos eletrônicos como a televisão. Usufrua da refeição, do ambiente, das pessoas, de tudo o que puder para atrair boas energias e calma, na sua rotina. Procure por ingerir os alimentos, cortados em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e faça pausas entre os diferentes momentos de refeição. Tudo isso para compreender se o seu organismo necessita de ingerir mais alimentos. 

Evite refeições à base de comida rápida e opte por consumir uma alimentação saudável, rica em nutrientes para o seu organismo. Uma boa opção para conseguir comer devagar e mastigar bem os seus alimentos, é fazendo sucos de frutas para hidratar o seu corpo. Não basta consumir alimentos em seu prato. É necessário que consuma líquidos. Assim, conseguirá emagrecer, conciliando várias ações benéficas para o bom funcionamento do seu corpo.

Outro truque é levar uma saladinha fresca e comer ela primeiro que a refeição principal. Uma boa dica é também, fazer um planejamento diário das suas refeições. E arranje uma boa companhia para desfrutar da sua refeição ao máximo!

Motivos para comer devagar 

Veja porque é tão importante comer devagar e mastigar muito bem os seus alimentos:

– Estimula a produção de hormônios;

– Ajuda a emagrecer, saciando a sua fome, rapidamente;

– Evita problemas gastrointestinais como azia, má digestão, gastrite, queimação, entre outros;

– Permite a perceção da intensidade dos diferentes sabores dos alimentos, contribuindo para a satisfação das papilas gustativas; 

– Ao mastigar de forma lenta e correta, fortalece os seus músculos do rosto;

– Diminui os seus níveis de ansiedade e estresse;

– Contribui para a sua felicidade e atrai boas energias;

– Estimula a sua criatividade;

– Promove a sua saúde oral;

– Promove a diminuição de toxinas no seu organismo, contribuindo para a redução da sua gordura abdominal;

– Atenua a vontade de beber líquidos de forma exagerada;

– Aumenta a sua disposição para a ingestão de alimentos saudáveis;

– Contribui para a formação saudável das suas fezes.

Com tantos benefícios que a mastigação lenta traz para o organismo, com certeza você vai começar a mudar seus hábitos alimentares e procurar fazer as refeições com muito maior tranquilidade. Além desta mudança importantíssima para o seu organismo, deve procurar por ter um estilo de vida saudável. Praticando, regularmente, exercícios físicos em academia ou em sua casa. Faça por cuidar de si!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui