Sabia que se alimentando devagar, consegue melhorar a sua digestão e emagrecer ao mesmo tempo? É bem verdade. A constante pressa em se alimentar no tempo de pausa, pode levar você a engordar alguns quilos, em pouco tempo. E ainda por cima, não consegue dar tempo para saborear os alimentos que consome. Logo, o seu momento de refeição é focado em apenas se alimentar depressa e não se atrasar indo para o trabalho. Isso, só resulta num acumular de situações que irão prejudicar, futuramente, o bom funcionamento do seu organismo.
O que vai acontecer, de diferente, se você se alimentar devagar? Quando uma pessoa dá tempo para triturar devagar os seus alimentos no processo de mastigação, a saliva dá início ao processo de digestão através da amílase salivar. Ou seja, a envolvência desta enzima nos alimentos triturados irá ajudar na digestão do amido. A maioria das pessoas não dá este tempo necessário no processo de mastigação e de digestão, proporcionando o aumento de peso e de gordurinhas acumuladas. Mesmo que pratique exercício físico diário é necessário que se alimente de forma saudável.
Valeu? Então bote uma olhadela no artigo para conseguir aproveitar o mesmo tempo, se alimentando devagar e sentindo o sabor de todos os alimentos. E boa leitura!
Índice deste artigo
Como mastigar
Segundo uma pesquisa científica em nutrição, o tempo ideal de consumo de cada refeição diária ronda os trinta minutos. Sendo que, se deve habituar a mastigar os seus alimentos, cerca de trinta vezes, antes de os engolir, para facilitar a sua digestão. Ou seja, quanto mais você mastigar os alimentos, melhor performance terá a sua digestão. Ao se alimentar devagar, está a contribuir para a sua rápida saciação e consequentemente, a sua satisfação pela refeição consumida. Prevenindo o impulso na repetição de consumir a segunda dose dos mesmos alimentos.
É importante que saiba que o nosso organismo leva, no mínimo, quinze minutos para enviar a mensagem ao cérebro. De que se trata a mensagem? Se trata da comunicação do nosso organismo ao cérebro, que não precisa de comer mais porque está satisfeito. Logo, se a refeição for rápida demais, com certeza, você não se vai aperceber e vai querer comer mais. Portanto, não tenha pressa de se alimentar devagar, levando o seu tempo a mastigar os alimentos como deve ser. Para se alimentar bem, só necessita de dar tempo à sua mastigação, para não ter quilos a mais e outros problemas provocados pela rápida alimentação.
Consequências de comer rápido
Algumas das consequências de comer rápido são as seguintes:
– Barriga inchada;
– Dores de barriga;
– Mau humor;
– Cansaço;
– Dificuldade de respirar;
– Aumento do peso;
– Vontade de comer mais da mesma refeição e alimentos calóricos;
– Aumenta as chances de se engasgar com os alimentos;
– Insônias;
– Formação de fezes duras;
– Maior concentração de gases no seu organismo;
– Vômitos;
– Celulite nas suas pernas e bumbum.
Como mudar a vontade de comer rápido?
Para conseguir mudar o seu hábito de alimentação rápida, necessita de focar a sua mente na prioridade à alimentação lenta. Só precisa de começar pela mudança de perceção da sua refeição. Imagine que você está habituada, ao segundo dia de trabalho, a levar arroz simples com frango. O que vai fazer? Vai colocar um legume misturado com o arroz e de seguida, misturar pedaços de frango. Essa mudança de imagem da sua refeição, vai provocar uma mudança pequena de comportamento.
Além disso, procure por comer a sua refeição, num espaço tranquilo, afastado do seu ambiente de trabalho. Se possível, ao ar livre. Se gosta de usar um relógio de pulso, faça por tirar ele e o coloque no seu bolso ou mala. Saiba que comer ao seu tempo, não quer dizer que se vai atrasar ou perder tempo de descanso.
Faça também, por comer a sua refeição, longe de aparelhos eletrônicos como a televisão. Usufrua da refeição, do ambiente, das pessoas, de tudo o que puder para atrair boas energias e calma, na sua rotina. Procure por ingerir os alimentos, cortados em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e faça pausas entre os diferentes momentos de refeição. Tudo isso para compreender se o seu organismo necessita de ingerir mais alimentos.
Evite refeições à base de comida rápida e opte por consumir uma alimentação saudável, rica em nutrientes para o seu organismo. Uma boa opção para conseguir comer devagar e mastigar bem os seus alimentos, é fazendo sucos de frutas para hidratar o seu corpo. Não basta consumir alimentos em seu prato. É necessário que consuma líquidos. Assim, conseguirá emagrecer, conciliando várias ações benéficas para o bom funcionamento do seu corpo.
Outro truque é levar uma saladinha fresca e comer ela primeiro que a refeição principal. Uma boa dica é também, fazer um planejamento diário das suas refeições. E arranje uma boa companhia para desfrutar da sua refeição ao máximo!
Motivos para comer devagar
Veja porque é tão importante comer devagar e mastigar muito bem os seus alimentos:
– Estimula a produção de hormônios;
– Ajuda a emagrecer, saciando a sua fome, rapidamente;
– Evita problemas gastrointestinais como azia, má digestão, gastrite, queimação, entre outros;
– Permite a perceção da intensidade dos diferentes sabores dos alimentos, contribuindo para a satisfação das papilas gustativas;
– Ao mastigar de forma lenta e correta, fortalece os seus músculos do rosto;
– Diminui os seus níveis de ansiedade e estresse;
– Contribui para a sua felicidade e atrai boas energias;
– Estimula a sua criatividade;
– Promove a sua saúde oral;
– Promove a diminuição de toxinas no seu organismo, contribuindo para a redução da sua gordura abdominal;
– Atenua a vontade de beber líquidos de forma exagerada;
– Aumenta a sua disposição para a ingestão de alimentos saudáveis;
– Contribui para a formação saudável das suas fezes.
Com tantos benefícios que a mastigação lenta traz para o organismo, com certeza você vai começar a mudar seus hábitos alimentares e procurar fazer as refeições com muito maior tranquilidade. Além desta mudança importantíssima para o seu organismo, deve procurar por ter um estilo de vida saudável. Praticando, regularmente, exercícios físicos em academia ou em sua casa. Faça por cuidar de si!