Câimbras: Como evitar essas dores

13

Quem pratica exercícios físicos ou mantém uma dieta rigorosa sabe o quanto as câimbras atrapalham a continuidade das atividades e pode ser silenciosa e muito dolorosa quando aparece.

E quem busca um emagrecimento saudável sabe que o melhor caminho é uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos regulares, pode até não ser o caminho mais curto, nem o mais fácil, mas com certeza é a forma mais saudável de emagrecer e duradoura na hora de manter o peso ideal.

Crenças em torno das câimbras

Claro que existe muitas crenças em torno das câimbras, algumas pessoas acreditam que elas acontecem em pessoas que não praticam atividades, outras acham que elas atingem aqueles que fazem exercícios demais, ou que não se alimentam direito, entre outras coisas.

Mas se existe algo com que todos concordam é que essa dor, que parece estar arrebentando o músculo, pode acabar com um exercício, afinal mesmo depois do pico de dor o músculo continua sensível, e pode desmotivar quem está iniciando práticas esportivas, já que muitas pessoas podem ficar receosas em sentir a dor novamente.

Câimbras: Como evitar essas dores

Mas, o que são câimbras?

A câimbra, na verdade, deve ser vista como um sinal que o corpo manda, quando elas ocorrem é uma sinalização do corpo de que existe uma carência de nutrientes, como sódio, potássio e água, ou um alerta de que você pode estar errando no sapato, ou não se alongando corretamente antes da atividade.

Dicas importantes para evitar as cãibras e o que fazer quando elas aparecem

Nutrientes

A melhor forma de evitar as câimbras é ingerir alimentos ricos em nutrientes necessários para o corpo e, quando ausentes, ocasionam as câimbras. Por isso ingerir alimentos como batata, feijão branco, batata doce, abacate, beterraba e a já conhecida banana.

Sódio

O sódio também é necessário para o organismo, mas esse nutriente deve ser consumido com cautela, afinal em quantidades exageradas ele faz mal para a saúde, você encontra sódio no sal, mas para manter a dieta saudável prefira o sal marinho.

Beber água

A água é muito importante para o corpo, ela hidrata pele, cabelo e tecidos, além disso, a ausência da água no organismo faz com que as câimbras apareçam. É importante beber água durante a prática de exercícios físicos, pois perdemos muita água em atividades intensas e se ela não for reposta as câimbras podem aparecer. Outra dica é beber água de coco, pois ela contém sais minerais e nutrientes que perdemos com o suor.

Câimbras: Como evitar essas dores1

Se alongue

Se alongar regularmente é importante para manter as câimbras afastadas, e melhor ainda se ela apareceu e você está com os músculos repuxando e causando muita dor. Quando a câimbra acontece é importante alongar a região, assim você aumenta a circulação sanguínea, ocorre a reposição das vitaminas e nutrientes na região, o músculo começa a relaxar e a câimbra passa mais rápido.

Use calçados adequados

Utilizar calçados inadequados ao praticar exercícios físicos pode causar câimbras, por isso na hora de fazer caminhadas e atividades intensas escolha o calçado adequado, pois isso evita o esforço desnecessário na região e evita as câimbras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui