Você já ouviu falar em caldo de osso ou sopa de ossos? O caldo de ossos ficou conhecido por ser um grande aliado dos iniciantes da Dieta Cetogênica e Carnívora, mas ele pode também pode ser tomado mesmo que você não esteja adotando essa dieta, pois ele traz inúmeros benefícios à saúde.
Índice deste artigo
Caldo de osso na Dieta Cetogênica
O caldo de osso tornou-se uma grande ajuda para todos o iniciantes da Dieta Cetogênica, pois ele ajuda a combater os efeitos a gripe cetogênica.
Essa gripe acontece na fase de adaptação da dieta cetogênica mas também na fase de adaptação da dieta low carb e aí ela é chamada e gripe low carb. Portanto, se você estiver pensando em iniciar uma dessa dietas é normal que venha a sentir sintomas associados a essa gripe.
Sintomas da gripe cetogênica ou low carb
Tal como o nome indica, os sintomas sentidos em fase de adaptação keto ou low carb são muito idênticos aos de uma gripe. Eles são:
- Dor de cabeça
- Fadiga
- enjoo
- Dificuldade de concentração
- Confusão mental
Assim, para amenizar esses sintomas basta tomar no mínimo 50ml por dia de caldo de osso. Sendo o recomendado, tomar uma concha ao almoço e outra concha ao jantar.
Caldo de ossos é rico em colagéno
A sopa de ossos é uma das receitas mais ricas em colagéno, por isso ela vai ajudar a dar firmeza e elasticidade à pele evitando a flacidez e prevenindo o aparecimentos de estrias, linhas de expressão e rugas. O caldo de ossos vai ainda promover a saúde das unhas, dos cabelos, dos dentes e dos ossos, reduzindo a possibilidade do aparecimento da osteoporose ou osteopenia. Como o colágeno é um proteína, a sopa de ossos vai também ajudar a nutrir os músculos e a proporcionar um aumento da massa muscular.
Apesar do caldo de osso ser muito rico em colagéno, ele é também muito nutritivo possuindo nutrientes vitaminas e aminoácidos, tais como:
- Vitamina A
- Vitamina K
- Zinco
- Cálcio
- Ferro
- Fósforo
- Glutamina
- Selênio
- Magnésio
Quem deve tomar caldo de ossos?
Na generalidade, a sopa de osso pode ser tomada porque qualquer pessoa pois ela, como falado anteriormente é muito nutritiva. Ela é ideal para:
- Funcionar como suplemento de colagéno em mulheres a partir dos 40 anos
- Amenizar todos os sintomas da gripe cetogênica ou low carb
- Resolver dores em articulações
- Amenizar inflamações
- Ajudar em problemas no trato intestinal
- Para quem quer emagrecer
Caldo de ossos para emagrecer
Por ser pobre em calorias e promover a saciedade, o caldo de ossos é um excelente aliado para emagrecer. Aliás ele é ótimo para quem quer perder volume, pois ao ajudar a dar elasticidade à pele ele previne o aparecimento de estrias e flacidez.
Receita de caldo de ossos
A receita do caldo de ossos é muito simples. Nele podem ser utilizados ossos de gado, frango, peru ou peixes criados. Assim o ideal é quando consumir esse tipo de carnes/peixes guardar os ossos no freezer. Você pode ainda comprar os ossos em açougues e mercados.
O truque é preparar o caldo em grandes quantidades, guardar no freezer em pequenos recipientes para consumir ou adicionar a outras receitas e sopas.
Ingredientes:
- 1 kg de ossos
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 1 cabeça de alho
- 1 cenoura
- Cebola
- Pouquinho sal
Modo de preparo na panela de pressão:
- Coloque os ingredientes na panela de pressão e verta água fria até acabar por cobri-los. Lembre-se que a quantidade de água não deve ultrapassar os 2/3 da panela;
- Deixe cozinhar por mais ou menos 1 horas;
- Elimine a pressão da panela e abra e retire a espuma que encontrar na superfície do caldo;
- Por fim, passe o caldo por uma peneira.
Você pode ainda fazer o caldo de osso com uma panela tradicional. Nesse caso, você colocaria todos os ingredientes, com exceção do alho, e levaria a cozer em fogo baixo durante 8 horas. Pouco antes dos 30 minutos finais adicionaria o alho. Depois retiraria na espuma da superfície e passaria o caldo também por uma peneira.