Ser mãe é o desejo de todas as mulheres, mas com a gestação vêm junto alguns quilinhos a mais que ao longo dos nove meses vão se instalando no corpo.
O problema é que muitas não resistem às tentações e se entregam aos desejos acabando com a dieta. Outras só passam a se preocupar com o aumento de peso depois de o bebé nascer. O normal é a mulher aumentar entre 9 e 12 quilos até o final da gestação. Portanto para voltar à boa forma é preciso ter uma alimentação equilibrada nutricionalmente durante o período da gestação.
Excesso de peso pode prejudicar o bebé
Segundo especialistas o excesso de peso pode prejudicar o desenvolvimento do bebe e colocar em risco a saúde da gestante podendo desencadear doenças como a pré-eclâmpsia e eclampsia que é o aumento da pressão arterial.
Ao contrário que muitos pensam a grávida não precisa comer por dois ter alimentação saudável é fundamental. A dieta deve ser balanceada com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e diversos. Os alimentos ajudam na formação do bebe e mantém a saúde de ambos em ótimo estado, além de ajudar a controlar o peso.
Exercícios e boa alimentação para voltar à forma
Depois de dar a luz é comum a mulher ficar mais cheinha, mas não é caso de preocupação, pois com a amamentação, que é fundamental tanto para o bebe quanto para a mãe, as formas começam a voltar ao normal. Para intensificar os efeitos é aconselhável que a mulher comece a praticar algum tipo de atividade física e incluir uma dieta balanceada que pode ser determinada pela médica nutricionista.
Nunca comece uma dieta sem orientação médica, principalmente depois da gravidez, pois pode ser prejudicial e deixar o organismo debilitado. Tanto a dieta quanto as atividades físicas devem ter acompanhamento para que corra de forma saudável e produtiva.