Muita gente deixa de lado o cuidado com o corpo e ao contrário do que muita gente pensa, emagrecer e conquistar mais saúde não requer mudanças drásticas e sacrifícios apenas uma reeducação alimentar!
O bem estar e saúde estão ligados diretamente aos nossos hábitos de vida.
Se você quer ter uma rotina melhor, que ajude no emagrecimento saudável e no aumento da qualidade de vida, há alguns hábitos que podem te ajudar nessa mudança.
Vejamos quais são!
Índice deste artigo
Reeducação alimentar
Ter uma alimentação saudável é necessário para que o nosso corpo funcione de forma equilibrada.
Ela ajuda não só na qualidade de vida, mas contribui para a perda de peso, e também ajuda a mantê-lo.
Comer alimentos mais nutritivos no dia a dia é um dos pilares da reeducação alimentar. Um dos maiores erros que as pessoas cometem é pensar que uma alimentação saudável é ruim, sem gosto e sem graça.
Mas a verdade é que se alimentar bem consiste em equilibrar nutrientes, vitaminas e também variar os alimentos.
Coma mais frutas, verduras e legumes, e complemente com carnes, cereais e leguminosas como a lentilha e o feijão. Além disso, mantenha bons hábitos como:
- Fazer pequenas refeições em intervalos definidos;
- Diminuir a ingestão de açúcar refinado;
- Eliminar refrigerantes e sucos adoçados artificialmente;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
- Substituir os temperos industrializados por ervas naturais;
- Diminuir a ingestão de sal, doces, chocolates, industrializados e fast-food.
Se o seu dia está muito agitado, a organização é a chave para um emagrecimento saudável. Prepare e congele várias porções de pratos saudáveis um dia na semana, para consumir durante a semana.
Pratique atividades física
Fazer exercícios físicos traz diversos benefícios, para além do emagrecimento.
Se exercitar ajuda a diminuir a pressão arterial, controle do colesterol e fortalecimento dos ossos. Ainda, ajuda a manter a saúde mental, reduzindo o estresse e dando uma sensação boa de bem-estar.
Só há benefícios em praticar exercícios físicos, e por isso eles devem ser incluídos na sua rotina. Se você quer viver melhor e perder uns quilos extras, passou da hora de começar a se exercitar. O segredo é escolher exercícios que você goste de fazer.
Se você não tem tempo para ir até uma academia na semana, experimente pequenas ações que vão fazer a diferença:
- Subir escadas ao invés de usar o elevador;
- Descer uma parada antes do trabalho e caminhar o restante do percurso;
- Levar o cachorro para passear
Para aumentar o gasto de energia faça caminhadas por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana.
A caminhada é o melhor exercício físico para perder peso e um excelente início para quem nunca praticou atividade física ou está vivendo uma vida sedentária. Não se esqueça de utilizar roupas apropriadas e um tênis confortável e adequado.
Durma bem
Você sabia que o fato de dormir bem é importante para a saúde física e mental?
Problemas como ansiedade, depressão e tantos outros podem ser evitados com uma boa noite de sono.
Enquanto dormimos, ocorre o fortalecimento da imunidade, renovação das células e a neutralização dos radicais livres. Oito horas de sono diário são suficientes para repor as energias para mais uma jornada.
As funções cognitivas melhoram e até os ossos e músculos se regeneram com mais facilidade. Uma pessoa que não dorme bem tem redução de leptina, que é o hormônio responsável pela sensação de saciedade.
Dormir mal causa aumento do apetite durante o dia, o que dificulta o emagrecimento ou pode agir aumentando o peso corporal.
O cansaço e o estresse aumentam os níveis de cortisol, que dificultam a perda de peso. Por isso, comece a dormir mais cedo e regule seu sono, e aí você começará a emagrecer de forma saudável.
Beba muita água
Todo mundo sabe que tem que beber mais água, mas sempre é bom reforçar.
Não beber água causa falta de disposição, mau humor, metabolismo lento, aumento da fome e problemas no intestino.
Se beber pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a evitar problemas de saúde, além de melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos. Além disso, reduz as toxinas e transporta nutrientes e oxigênio pelo corpo.
A água também ajuda na perda de peso. Adquira garrafas com marcação de litros ou despertador do seu celular para que você se lembre de beber água durante o dia.
Suplementos
Um dos maiores desafios de quem quer emagrecer é manter a dieta sem perder o foco. Claro que em algum momento você vai querer comer uma pizza ou um lanche, mas desde que isso não se torne um hábito, você pode encontrar opções de alimentos que sejam compatíveis com a sua estratégia de emagrecimento.
Sabemos que a correria do dia a dia não é nada fácil.
É nesse momento que bons suplementos podem ser usados. Eles são excelentes alternativas para ajudar com a perda de peso, pois preenchem lacunas na rotina alimentar desequilibrada, aumentando a sensação de saciedade e diminuem também a vontade de comer doces.
Existem muitas opções de suplementos para emagrecer, e para perder peso com saúde, as opções naturais são as mais indicadas.
Consulte um nutricionista para saber qual é o suplemento mais adequado para os seus objetivos.
Reeducação do paladar
Reeducação significa “nova educação” / “educar novamente”.
Reeducação alimentar significa um novo aprendizado sobre a alimentação que temos disponível todos os dias na nossa mesa.
Em outras palavras, podemos dizer que é educar novamente o seu paladar. Você deve investir em frutas, verduras, proteínas e carboidratos de qualidade. Acima de tudo, você deve compreender o valor de cada grupo alimentar para a sua necessidade nutricional.
Você deve entender o valor emocional da comida e como ela deve se encaixar no seu dia, suprindo é claro, as necessidades afetivas, sociais e fisiológicas.
Questione seus hábitos alimentares.
Porque é melhor comer um pão integral ao invés de comer um pão francês? Você pode tomar sucos de caixinha sem medo? Posso comer quantas bananas eu quiser por dia, por ser uma fruta?
Durante o processo de reeducação alimentar, essas dúvidas irão surgir durante o processo de reeducação alimentar. E isso é ótimo, para que você questione o que vem consumindo e assim você vai acabar aprendendo mais sobre os alimentos que fazem parte da sua mesa.
Como começar a Reeducação Alimentar para Emagrecer?
Faça pequenas mudanças alimentares, não comece sendo muito restrito pois você não vai conseguir manter.
Dieta é diferente de reeducação alimentar para emagrecer. O grande diferencial é que a reeducação alimentar te ensina a ter uma alimentação saudável, sem a necessidade de mudar radicalmente seu cardápio.
A reeducação alimentar não proíbe nenhum alimento, ou seja, está tudo bem se você comer um docinho de vez em quando.
A palavra “dieta” provoca grandes preocupações e tem um peso enorme na vida das pessoas. Só de pensar em fazer dieta, a vontade de emagrecer desaparece em questão de segundos. As dietas carregam um conceito grande de proibição, de comer pouco e passar fome.
Dietas muito restritivas geralmente não serão cumpridas e também não vão fazer bem à sua saúde.
Por isso, não faça regime, reeduque a sua alimentação e tenha uma dieta equilibrada.
Aposte em alimentos de verdade e como já dissemos anteriormente, beba bastante água.
Evite comer fast foods, refrigerantes, bolachas e frituras. Faça dos alimentos industrializados uma exceção na sua alimentação e jamais uma regra.