Muitas são as pessoas que buscam na alimentação uma forma correta de viver e de manter em dia a saúde e o bem estar. Inúmeras dessas pessoas têm problemas em manter o seu peso ideal, pois exageram na alimentação e não conseguem se controlar. Porem, existem também aquelas que têm dificuldades de se manter no peso ideal, pois estão bem abaixo dele e precisam se alimentar de forma saudável e correta para adquirir o peso de forma saudável. Pensando nesse tipo de pessoa e circunstância que criamos esse artigo para mostrar a vocês que existem alimentos saudáveis que fazem com que você engorde de forma saudável e nutritiva, evitando o aumento da massa gorda e ruim do corpo.
Lembre-se que você é o que você come. Você é o que você faz.
O mesmo que vale para aquelas pessoas que comem demais, vale também para quem come de menos. Nosso corpo precisa de uma serie de nutrientes e compostos para que ele funcione de maneira correta e saudável sem sobrecarregar alguma parte dele. Nosso organismo precisa de energia e disposição para manter um funcionamento pleno e uma das formas mais eficazes de se adquirir isso é alimentando-se bem e, aliado à isso, praticando atividades físicas.Não somente o alimento, mas também a movimentação do nosso corpo também é crucial para que as funções que já estão sendo ativas em nosso corpo por parte de ingerir alimentos saudáveis se complete de forma plena com a pratica de exercícios físicos.
Vale lembrar que toda e qualquer pessoa precisa alimentar-se 6 vezes ao dia, em porções pequenas nos intervalos das principais refeições e variando no tipo de alimento que está sendo ingerido. E toda a pessoa precisa praticar exercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana por no mínimo 40 minutos de atividade física.
Vale lembrar também que assim como existem diversos alimentos saudáveis que fazem o gosto de qualquer pessoa, existem diversas atividades físicas e alguma dessas poderão agradar você.
Então a primeira dica é alimentar-se bem e de forma saudável com alimentos que lhe chamem a atenção e praticar exercícios que lhe agrade, unindo assim o útil ao agradável.
Dicas para abrir o apetite
– Beba líquidos separadamente da hora da refeição
– Evite beber líquidos até 30 minutos antes das refeições, pois eles causam a sensação de saciedade. Com isso você poderá ficar mais disposto a comer o que tiver pela frente.
– Pratique alguma atividade física antes das principais refeições
– Ao menos uma caminhada na volta da quadra já faz diferença. Com isso você estará ativando seu metabolismo e estará queimando energia e calorias. Por consequência o nosso corpo exige que algum alimento caia no estomago.
– Alimente-se de frutas – As frutas tem inúmeras propriedades alimentares que ativam inúmeros processos metabólicos em nosso corpo, inclusive o apetite. Portanto, ao menos ingira uma quantidade moderada de frutas durante o dia.
– Procure, na hora das refeições, servir pequenas porções e repeti-las. Fazendo isso você estará enganando o seu cérebro quanto a quantidade de comida que você está comendo. Lembre-se que pessoas que tem dificuldades de se alimentar, quando se servem, sempre acham que foi exagero a quantidade que foi servida. Portanto, procure servir porções menores para assim conseguir repetir e comer mais.
Dicas de alimentos saudáveis que engordam
Com essa lista você poderá desfrutar de alimentos altamente saudáveis e que auxiliam no ganho de peso:
Frutas que engordam:
- Goiaba;
- Uvas;
- Pêssegos em calda;
- Cerejas em calda;
- Banana;
- Caqui;
- Figos secos;
- Abacate;
- Coco;
- Polpa de açaí;
- Verduras que engordam:
- Abobrinha cozida;
- Acelga cozida;
- Batata doce cozida;
- Berinjela cozida;
- Beterraba cozida;
- Brócolis cozido;
- Chuchu cozido;
- Espinafre refogado;
- Pepino japonês;
- Salada de maionese e batata;
- Vagem;
Lembre-se de alimentar-se de carne vermelha (moderadamente) e carne branca (em boa quantidade).
Peixe e frango são excelentes alternativas para saciar a fome e alimentar-se de forma correta. Carnes vermelhas são boas alternativas, porem, vale destacar que comer a gordura da carne não é sinônimo de engordar, entendeu?
Vale sempre lembrar que existe a gordura boa (HDL) e a gordura ruim (LDL). A gordura das carnes vermelhas, por exemplo, é a gordura LDL. Já a de peixes e do frango (menos a pele) são a gordura boa HDL.