Bebida muito popular na Inglaterra, o chá é consumido de acordo com o momento do dia. A ideia de adicionar leite surgiu da Rainha Anna, que criou também o chá das 5. Seus súditos compraram a ideia e o hábito se espalhou pelo país: Chá com leite!
Mas não é qualquer chá que é preparado com leite. O mais comum é o preto, pois é amargo, e o leite acaba suavizando o sabor. Outro que é bastante consumido com o leite é o Matcha, que também ameniza o sabor amargo.
Entre as infusões, os rooibos também são favoritos nessa combinação.
Há uma polêmica entre os ingleses sobre a ordem correta de preparo, algumas pessoas defendem que primeiro se adiciona o chá, depois o leite, e outras pessoas fazem o contrário. Mesmo assim, recomendamos que se experimente as duas versões.
Índice deste artigo
Chai Indiano – surgimento
Os indianos não tinham o hábito de tomar chá, mas acabaram sendo influenciados pelos ingleses.
A Tea Association estimulou as empresas indianas a fornecer intervalo para seus funcionários tomarem chá, no estilo inglês, com açúcar e leite.
Assim, surgiu uma tendência entre os vendedores, que foram adicionando especiarias ao chá, mesmo contra as vontades da associação.
E foi assim que o chai se espalhou pela Índia e hoje está presente em todas as casas do país.
A diferença do chá inglês para o chai indiano, é que este tem adição de muitas especiarias, o que torna a bebida rica em aromas e com um sabor doce e picante, bem diferente do que estamos acostumados.
O chai também sofre uma influência cultural, pois está tão presente nas famílias indianas que as receitas são passadas de geração em geração, como uma tradição indiana.
Ou seja, na casa o chá é preparado com carinho e carrega as histórias dos antepassados. É lindo de se ver!
Hoje é possível encontrar no mercado saquinhos de chai para consumo mais fácil, mas mesmo com essa facilidade, recomendamos que o chá seja feito de forma tradicional, para que fique mais gostoso e agradável.
Para os veganos ou as pessoas que não podem consumir leite de origem animal, podem preparar o chá com leites vegetais. O sabor é bem parecido ao leite comum e ainda é possível experimentar a mistura de forma saudável e de acordo com a preferência e o estilo de vida vegano.
Benefícios de beber chá com leite
Muitas pessoas acham que a adição de leite ao chá não oferece benefícios, e o leite interfere na atividade dos compostos do chá no organismo.
A verdade é que enquanto vários tipos de chá podem proporcionar benefícios à saúde, os chás verde e preto são os mais pesquisados, pois ambos são feitos das folhas de planta Camellia sinensis e passam por diferentes métodos de processamento.
Os chás verdes e pretos são compostos por ricos vegetais, chamados flavonoides.
Esses compostos são antioxidantes e ajudam a combater os danos celulares causados por moléculas conhecidas como radicais livres.
Altos níveis de radicais livres contribuem para doenças cardíacas, câncer e outros problemas.
Os chás verdes são ricos em flavonoides, chamados catequinas, e os chás preto tem grande quantidade de teaflavinas.
Por isso, o consumo de chá preto e chá verde tem sido associado a melhoras na pressão sanguínea, efeitos anticâncer e níveis reduzidos de colesterol em estudos com animais e humanos.
E por outro lado, temos o leite. O leite é rico em nutrientes, como proteínas, cálcio e potássio, que são essenciais para o crescimento e saúde óssea.
Manchas nos dentes são comuns e podem surgir por diversos fatores, inclusive pelo consumo de alimentos e bebidas.
O chá apresenta maior potencial de coloração conforme for mais processado ou oxidado, e combinado com o leite, pode evitar o problema.
Pesquisas realizadas na Faculdade de Odontologia da Universidade de Alberta, no Canadá, mostraram que adicionar um pouco de leite ao chá pode prevenir manchas dentárias.
Segundo esse estudo, a principal proteína existente no leite, que é a caseína, se liga aos taninos presentes no chá, o que impede as manchas nos dentes.
O estudo ainda apontou que a eficácia do leite é equiparável ao branqueamento profissional e superior às pastas de dentes que encontramos no mercado.
Afinal, as proteínas do leite interferem nos compostos do chá?
O chá e o leite contém composição e nutrientes que ajudam na saúde, e combinar os dois pode ser benéfico.
Ainda, um estudo com mais de 1800 pessoas na China descobriu que o consumo de chá com leite estava independentemente associado a um menor risco de câncer de boca, e se consumido juntos, tem um efeito benéfico.
Estudos sugerem que as proteínas do leite podem interferir na absorção e na atividade antioxidante dos compostos de chá.
Um estudo específico com 16 mulheres adultas concluiu que beber duas xícaras de chá preto aumentou o fluxo sanguíneo, o que pode melhorar a função cardíaca, comparando com o consumo de água. Porém, enquanto isso, beber chá preto com leite desnatado não teve esses efeitos.
Por isso, concluiu-se que a caseína, que é um tipo de proteína encontrada no leite, pode se ligar aos flavonóides no chá e impedir sua atividade no corpo.
Em contrapartida, outro estudo pequeno, feito com 9 adultos concluiu que o consumo de chá preto aumentou os níveis sanguíneos de flavonoides antioxidantes, e a adição de leite no chá não inibiu esse efeito.
Com esses estudos, concluiu-se que tempos de fermentação mais longos podem levar a uma melhor absorção dos antioxidantes no chá, independentemente da adição de leite.
Ainda, o leite pode interferir com a atividade de antioxidantes nos chás, até certo ponto, mas pode não ter o mesmo efeito nos chás que foram infundidos por longos períodos.
São necessárias mais pesquisas para entender melhor os benefícios e também as desvantagens.
É importante ressaltar também que a adição de leite depende do tipo de chá, mas os estudos referente a esse assunto, restringiram-se ao chá preto.
Os chás verdes também são ricos em flavonoides, e por isso, o leite pode afetar os compostos da mesma forma que afeta a composição do chá preto.
Ainda, um estudo realizado descobriu que o consumo de leite com cápsulas de chá verde inibe o aumento de calorias queimadas, e embora isso seja interessante, é necessário mais pesquisas para comprovar o fato.
Chá com leite e camomila
Conhecida como erva da paciência, a camomila tem capacidade de acalmar as emoções abrasivas e acalmar pensamentos turbulentos, ajudando também a acabar com dores de estômago e indigestão.
Faz bem para pessoas de todas as idades.
O sabor adocicado do chá combinado com a cremosidade do leite tem o poder de aquecer o corpo e trazer paz à mente. Quem já experimentou, não toma mais o chá puro.
Conclusão
Os chás, principalmente o verde e o preto, são ricos em compostos que atuam como antioxidantes e ajudam a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Alguns estudos sugerem que adicionar leite ao chá pode inibir a atividade da composição do chá, e outros observaram o efeito oposto.
Por isso, é necessário mais estudos para concluir se essa combinação é benéfica, embora o consumo seja mais associado a possíveis benefícios.