Confira os 16 benefícios da beterraba

126
Beterraba faz bem à saúde

Alguma vez, você pensou que houvesse 16 benefícios da beterraba que a tornassem num alimento poderoso para a sua saúde? Provavelmente, não. Na última década, assistimos com maior frequência, à necessidade de aplicar, gradualmente, o consumo de legumes e vegetais em nossas refeições. No entanto, parte da população brasileira ainda demonstra resistência a esta virtude saudável. Se é uma das pessoas que se está apercebendo que tem necessidade de alterar alguns hábitos menos saudáveis, o consumo de beterraba com alface e cenoura, pode ser uma boa opção inicial. E somente depois, poderá começar por aplicar ela em suas sopas saudáveis, sucos naturais até nos seus doces. Não tem como não tentar! Verá que a beterraba é bem gostosa.

Quer conferir os 16 benefícios da beterraba para a saúde? Então, continue lendo o artigo e experimente a água de beterraba para emagrecer! Boa leitura.

O que é a beterraba?

A beterraba corresponde a um vegetal comestível com raiz, riquíssimo em nutrientes que transfere, mentalmente, as pessoas para o mundo campestre. Mas como assim? É bem isso, acredite! A beterraba é um dos alimentos que são capazes de nos levar a viajar através do seu sabor, cor e cheiro, bem característico da terra. Só por isso vai valer bem a pena incluir a beterraba em suas refeições. A beterraba é poderosa em nutrientes desde vitaminas do complexo B até aos sais minerais. A maioria das pessoas que corta uma beterraba aos pedaços, se lembra logo de afastar sua roupa e de ter cuidado onde pousa suas mãos. Isso acontece porque a beterraba liberta de fato uma certa quantidade de seu suco natural que pode manchar suas roupas. O mesmo efeito acontece quando está despedaçando uma romã. É bem engraçado se alimentar de beterraba, não só pela estranheza do sabor, mas também porque não faz doer seus dentes de tão tenro que é.

Você pode comer de duas formas a beterraba: cozida ou crua. Embora, seja mais utilizada em modo cru, em saladas frias junto de cenoura, alface, pepino e couve roxa. Há até quem goste de usar beterraba em seus sucos naturais, principalmente, as pessoas que praticam exercício físico com regularidade. Bem como em sopas frias ou quentes. Existem variadas formas de incluir a beterraba na sua alimentação e os bolos fit não ficam de parte. Que custa experimentar! Se já provou e não gostou, volte a provar e habitue seu paladar ao sabor e textura da beterraba. É só uma questão de habituação e verá que sua saúde ficará melhor a vários níveis. Vale mesmo a pena todos os esforços iniciais! E ainda por cima, não engorda e ajuda a emagrecer. 

Se pretende começar a semear a beterraba em seu canteiro, a época ideal é entre finais de julho a finais de setembro. Deve consumir até 5 porções de beterraba por dia, desde as folhas até à raiz, distribuídas entre as diferentes refeições. E sim, a beterraba pode ser consumida por completo!

Benefícios da beterraba

Benefícios da beterraba para a saúde

 A beterraba é considerada um dos alimentos mais poderosos para o bom funcionamento de nosso organismo. Por ser um alimento pouco apetecível na hora de comprar, nem damos grande importância em  incluir a beterraba em nossas refeições diárias. Então, faça por mudar sua perspetiva e confira os seguintes 16 benefícios da beterraba, seja crua ou cozida:

  1. Aumenta seus índices de atenção e memória, ajudando você a se focar, eficazmente, em suas ações diárias;
  2. Ajuda a perder peso;
  3. Influencia na recuperação saudável das pessoas que estão sofrendo de anemia;
  4. Enriquece a sua estrutura óssea, impedindo que faça fraturas com facilidade;
  5. Fortalece as suas defesas, diminuindo a possibilidade desenvolver baixa imunidade; 
  6. Reduz a presença de toxinas que estão prejudicando o normal funcionamento de seu organismo;
  7. Promove a continuidade dos glóbulos vermelhos em seu sangue;
  8. Equilibra e regula sua pressão arterial, ao mesmo tempo, que diminui seus níveis de colesterol ruim;
  9. Nutre seu sangue, reforçando a sua musculatura e diminuindo as chances em desenvolver lesões graves;
  10. Diminui sintomas de depressão;
  11. Repara os danos em seu cabelo;
  12. Melhora sua visão;
  13. Contribui para a formação normal de suas fezes;
  14. Enriquece seus dentes e suas gengivas, reduzindo a força de possíveis inflamações que possam de estar prejudicando sua saúde bucal;
  15. Aumenta sua energia;
  16. Influencia na prevenção de varizes.

Estes benefícios mencionados acima são uma amostra de quão ótima é a beterraba para a sua saúde. Mas tem muito mais para saber. Sabia que na época romana, a beterraba era usada para tratar de problemas intestinais e digestivos? Então, a beterraba é mesmo um alimento que deve, sem dúvida alguma, incluir em suas refeições. Os benefícios da beterraba acrescentam mais regalias na sua dieta saudável para emagrecer ou não. Se lembre que para emagrecer, não precisa exagerar na dose de alimentos saudáveis para conseguir perder peso mais depressa. Isso não vai acontecer. O melhor é se alimentar em doses cuidadas de diversos alimentos, incluindo a beterraba, em determinados momentos do dia e num período de tempo adequado. Fazendo as atitudes certas nos momentos certos, conseguirá atingir os objetivos de condição física que tanto deseja. 

Emagrecer com água de beterraba

Como fazer água de beterraba para emagrecer?

Uma das melhores formas de ingerir a beterraba é em suas bebidas geladas, principalmente, se pretende emagrecer. Comece por obter as seguintes quantidades de ingredientes: 1 beterraba, 1 limão, 4 folhas de hortelã, 2 litros de água filtrada e 6/8 cubos de gelo. Pode substituir os cubos de gelo e optar por 2,5 litros de água fresca. Além disso, pode acrescentar metade de uma laranja, espremer o suco e botar na água. Mas, vou dar para você a receita sem a laranja. Então, vamos nessa!

Num local limpo, corte a beterraba às rodelas médias e a hortelã, aos pedaços pequenos. Num recipiente de vidro, coloque os pedaços cortados e acrescente a água filtrada com os cubos de gelo. Faça por ter dois recipientes, dividindo a água por eles para a água não botar fora quando os cubos de gelo descongelarem. Agora, corte algumas cascas do limão, esprema as duas metades dele e adicione o suco obtido ao recipiente anterior. De seguida, reserve na geladeira, deixando a água atuar até 14 horas no mínimo, sem consumir. Somente após este tempo, pode ingerir a água de beterraba. Faça por beber esta água até 2 ou 3 dias após a colocação na geladeira. Não beba após este tempo.

Veja ainda: O suco rosa: conheça o sucesso fit da Europa

Saiba que além de praticar uma alimentação saudável, deve incluir a prática de atividade física regular. É importante que complemente estas duas questões para conseguir emagrecer e nutrir o seu corpo, ao mesmo tempo. Não exagere nas restrições e prefira se alimentar do bom jeito. Se cuide com amor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui