Dieta: suco de berinjela para eliminar o peso extra

105
suco de berinjela

Verdade que de tempo em tempos surgem dietas milagrosas que prometem perda absurda de peso e inúmeros benefícios para a saúde.

O que torna segura essas dietas milagrosas ou facilita na hora de acreditar em possíveis resultados é a consciência de que nada vem da noite para o dia. O corpo precisa de muitos nutrientes diariamente para se manter em equilíbrio, por isso, dietas altamente restritivas ou que tenham como base um único tipo de alimento devem ser descartadas imediatamente, em longo prazo esse tipo de dieta causa deficiência de nutrientes no corpo e pode trazer danos a saúde.

Benefícios do Suco de Berinjela

O importante é perceber os benefícios de alguns alimentos, que inseridos em uma alimentação saudável e equilibrada, auxiliam no processo de emagrecimento, como é o caso do suco ou água de berinjela. A água de berinjela deve ser incluída na alimentação diária e serve para hidratar o corpo e acabar com a gordura extra, confira alguns dos benefícios desse suco para sua dieta:

Melhora o intestino

A berinjela possui muitas fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Dessa forma o inchaço na barriga diminui e o intestino funciona melhor, mandando embora aquela sensação de intestino preso e inchaço no corpo.

Inimiga da celulite

Que mulher não sofre com a famosa celulite, pequenos furinhos que causam grandes estragos na auto-estima, além de gerar um stress estrondoso na hora de encarar uma praia com aquele biquíni, ou usar uma roupa mais justa.  Mas a boa noticia é que a berinjela age como antiinflamatório no corpo e ajuda a diminuir os indesejáveis furos na pele.

berinjela-farinha-dieta

Manda a gordura embora

A berinjela tem o poder quebrar as moléculas com gordura e ajuda o organismo a eliminá-las ao invés de absorvê-las, fazendo uma grande faxina no corpo.

Melhora a saúde

Além de todos os benefícios para a sua dieta a berinjela tem substancias que agem como antioxidantes no corpo, assim, elas combatem os radicais livres que causam danos as células, assim elas protegem o corpo contra doenças sérias, como por exemplo, o câncer!

Como fazer o suco de berinjela? 

Se você achou que a água de berinjela é uma boa idéia para dar aquele empurrão na sua dieta, confira o modo de preparo da bebida: Corte uma berinjela em cubos e coloque de molho,  durante a noite, em aproximadamente um litro de água, depois bata a mistura até formar um suco. Para absorver todos os nutrientes e fibras da berinjela o ideal é tomar o suco sem coar e sem adicionar açúcar, afinal, quanto menos calorias ingeridas melhor. Não tem horário definido para consumir o suco, mas é importante tomar ele ao longo do dia, afinal, ele vai ajudar a dar maior saciedade e evitar que a fome chegue logo!

Conhecendo melhor a berinjela

A berinjela é um destaque da dieta mediterrânea, e ganha cada vez mais destaque na mesa dos brasileiros.

Seja em antepastos ou em receitas mais elaboradas, ela é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Além de ser rica em vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais, ela é pouco calórica: cada 100 gramas tem 26 calorias.

Ela traz benefícios à saúde em geral, mais ainda para o coração. Isso devido a presença de vários fitonutrientes com boa atividade antioxidante, como os ácidos clorogênico e cafeico, flavonoides e nasunin.

Ainda, devido a sua ação anti-inflamatória ela auxilia no combate à celulite.

Quando pensamos em dieta, a berinjela ainda favorece um melhor metabolismo das gorduras, a regulação da glicemia e dos hormônios formadores de gordura, evitando ou diminuindo a gordura localizada.

E os benefícios não param por aí. Por conter grande quantidade de fibras, ela retarda a absorção da glicose no intestino, o que contribui para manter a taxa de açúcar no sangue em condições ideais.

A presença de antocianinas, flavonoides do grupo dos polifenóis, faz dela uma aliada também na prevenção do câncer, principalmente no intestino.

A melhor forma de consumir berinjela é da forma natural, mas existem outras, como farinhas e cápsulas.

Estudos apontaram uma diminuição da circunferência do abdômen e da gordura visceral após o consumo de sopa de farinha, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, ou durante as refeições.

A farinha de berinjela ainda reduz o colesterol. O produto é capaz de reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicérides. Ainda se acredita que ajuda a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue, que favorece inflamações e dores articulares.

Já o chá e o suco de berinjela não são tão eficientes para baixar o colesterol LDL durante os testes, ao contrário da farinha que apresenta bons resultados por conta da maior concentração de fibras solúveis.

A berinjela também é fonte de niacina, vitamina que atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento. Com todas essas vantagens, ela não pode faltar à mesa de quem está fazendo dieta.

Emagrecer com berinjela é uma forma eficiente de perder barriga, pois além de saciar a fome, ela ajuda na eliminação de gordura. Se tomado diariamente, o suco de berinjela hidrata a pele e proporciona a sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Receitas com berinjela para emagrecer

Farinha de Berinjela

  1.       Lave 1kg de berinjela com casca
  2.       Corte em fatias e arrume em uma forma
  3.       Leve ao forno até que fique ressecada
  4.       Retire e triture no liquidificador ou processador até virar pó
  5.       Guarde em local fresco ou na geladeira

Consuma de manhã, com seu cereal matinal ou nas principais refeições, salpicada sobre o macarrão, omelete ou sopa!

água de berinjela

Água de Berinjela

  1.       Berinjela
  2.       1 litro de água

Descasque a berinjela e deixe de molho na água durante a noite toda, depois pela manhã bata tudo no liquidificador. Coa e beba essa água durante todo o dia, e não adicione açúcar.

Suco de Berinjela com Laranja

  1.       Um copo de água de berinjela sem coar
  2.       2 laranjas

Bata o copo de água com berinjela no liquidificador junto com o suco de laranja. Assim o suco já estará pronto para beber.

Atenção: além de consumir a berinjela para emagrecer é preciso cuidar da alimentação, seguindo um plano alimentar balanceado e praticar atividades físicas regularmente.

Salada de Berinjela Detox

  1.       1 cebola grande
  2.       1 pimentão verde, amarelo e vermelho
  3.       3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
  4.       ¼ xícara de chá de vinagre
  5.       ½ xícara de chá de azeite
  6.       2 dentes grandes de alho picado
  7.       2 colheres de sopa de salsa picada
  8.       2 colheres de sopa de orégano
  9.       1 folha de louro
  10.   Sal e pimenta do reino a gosto

Higienize os legumes e verduras e em seguida remova as cascas de berinjela. Corte-as em fatias não muito grossas e depois corte as fatias em tirinhas.

Em um recipiente deixe as tirinhas de berinjela de molho na água com sal por cerca de 30 minutos e retire-as da salmoura e esprema para remover o excesso de água. Enquanto a berinjela estiver de molho corte os pimentões e as cebolas em tirinhas.

Junte tudo na assadeira e acrescente o alho, orégano, azeitona e a salsa. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Regue a salada com o vinagre e acrescente o azeite. Espere esfriar e sirva!

Para perder peso existem inúmeras estratégias na internet, especialistas mostram suas teorias e os mais velhos demonstram o que aprenderam. Mas se há algo que essas estratégias coincidem é no uso de berinjelas.

A berinjela é usada na gastronomia cotidiana, em saladas e pratos fortes, mas pouco se fala de suas propriedades que ajudam no processo para conseguir o peso ideal.

Isso tudo se deve ao seu baixo teor de gorduras e sua enorme quantidade de água.

A casca e as sementes das berinjelas tem fibras e nutrientes que fazem dela um alimento delicioso. Come-la regularmente ajuda os órgãos a revitalizar suas funções e graças a ela o fígado e a vesícula biliar otimizam seus processos de desintoxicação.

A berinjela também estimula o processo digestivo e age diretamente na diminuição da gordura visceral e corporal. Esses resultados se evidenciam na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides.

Com o consumo você poderá prevenir algumas doenças crônicas como a arteriosclerose e problemas cardiovasculares.

rodelas de berinjela

Demais benefícios do consumo da berinjela

A quantidade de fibras, vitaminas e minerais que você irá consumir comendo berinjela é imensa. Por isso é um alimento ideal para controlar o peso e ainda melhorar sua saúde.

Além disso:

 – ela melhora a circulação graças ao alto teor de vitamina E e de antocianina, que é um antioxidante que previne doenças cardíacas e beneficia o fluxo de sangue.

 – é diurética, por isso ajuda muito quem está fazendo dieta. Ela evita a retenção de líquidos e elimina gordura pela urina

 – oferece poucas calorias e muita água, por isso é ideal para uma alimentação saudável

 – contém níveis adequados de sódio e potássio, que são necessários para o funcionamento correto do sistema cardiovascular e nervoso.

 – o baixo teor de gordura e açúcar depura o organismo de agentes malignos. Por isso também é recomendada para quem tem diabetes.

 – ajuda a diminuir os níveis de colesterol, porque absorve a gordura que os alimentos consumidos que ela tem. Assim, ele elimina toxinas e regula o trânsito intestinal.

 – previne a prisão de ventre

 – previne a anemia e melhora o sistema imunológico, pois tem um alto teor de magnésio e ferro.

Conforme já falamos acima, a farinha de berinjela é um ingrediente potencial para o preparo de alimentos pois contém propriedades funcionais e é rica em compostos fenólicos e antioxidantes.

É uma importante fonte de fibra, que tem sido associada a pressão arterial mais baixa, menor incidência de obesidade e maior saciedade, bem como redução dos riscos de doenças gastrointestinais, hipercolesterolemia, câncer de colo-retal e constipação.

A berinjela também contém antioxidantes poderosos, como o ácido ascórbico e fenólicos. A casca contém um fitonutriente que ajuda no intestino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui