Conheça os benefícios das algas para a saúde

172
algas marinhas comestíveis

Sabia que as algas marinhas são responsáveis por 55% do oxigênio presente na atmosfera? Impressionante! E será que você conhece os benefícios das algas para a saúde?

Já alguma vez se lembrou de adicionar as algas marinhas na sua alimentação diária? É bem estranho. Mas saiba que as algas marinhas comestíveis são um alimento poderoso para a nutrição do seu corpo. Atualmente, o consumo de algas é muito conhecido, graças à sua grande capacidade nutritiva. As suas ações benéficas sobre o organismo foram comprovadas pelas inúmeras pessoas que incluíram as algas na sua alimentação diária. O que aconteceu? As algas contribuem em muito para que estas pessoas atinjam os seus objetivos de emagrecimento e ao mesmo tempo, de nutrição do corpo.  

As algas marinhas são muito utilizadas no preparo de pratos na culinária japonesa. Quem nunca comeu um delicioso sushi? Saiba que as algas comestíveis, são uma fonte rica de nutrientes tais como: magnésio, potássio, vitamina A, vitamina E, vitamina C, sódio, iodo, fibras, cálcio e proteínas. Além destes benefícios para a saúde, as algas são ótimas para diminuir o seu apetite, contribuindo para o seu emagrecimento. E ainda, promovem uma ação antioxidante sobre o seu organismo. 

Valeu? Então, continue lendo o artigo para ficar a par dos benefícios das algas comestíveis para a sua saúde.

O que são as algas marinhas comestíveis?

As algas marinhas comestíveis correspondem a alimentos produzidos na vegetação marinha e que podem ser consumidos pelos humanos na sua alimentação diária. Estas variedades de algas comestíveis estão inseridas nas categorias de algas castanhas, verdes ou vermelhas. Por norma, as algas marinhas são as únicas que devem ser consumidas como alimentos. Isto porque existem também, algas que se produzem em água doce. No entanto, elas não são para consumo devido aos seus elevados níveis de toxicidade para a nossa saúde. As algas comestíveis são ótimas para adicionar nas suas sopas, saladas e até nos seus batidos ou sucos naturais. 

Saiba que como em qualquer alimento, não deve ser consumido de forma exagerada. O consumo excessivo de algas marinhas comestíveis pode levar a graves perturbações, no funcionamento normal das suas funções corporais. Para não cometer erros na quantidade consumida de algas comestíveis na sua alimentação, faça por praticar ideias com o seu nutricionista ou médico. Assim, conseguirá se alimentar de algas comestíveis, sem peso na consciência ou receios que causem algum problema na sua saúde. Além disso, deve estar informada acerca do modo de conservação dos diferentes tipos de algas comestíveis para prevenir estados deteriorados deste alimento. 

Variedade de algas comestíveis

Existem mais de 20.000 variedades, mas apenas 50 delas podem ser consumidas pelos humanos. Você encontra com facilidade no mercado, apenas 14 variedades de algas marinhas comestíveis. Entre as mais conhecidas, estão a variedade de alface do mar e a variedade do nori, sendo a última variedade, um tipo de alga seca muito utilizada na envolvência dos sushis. Você encontra com facilidade estas variedades de algas marinhas, em supermercados e lojas especializadas em alimentos naturais. Tem muito por onde escolher.

A variedade nori de algas comestíveis, é a variedade mais conhecida e utilizada na culinária, devido à sua grande capacidade nutritiva. E não só. Este tipo de alga comestível é fácil de utilizar, fazendo com que a sua preparação seja simples e rápida. A alga nori pertence à variedade de algas vermelhas, mas você apenas a encontra no supermercado, em modo desidratado e de cor verde. Sendo uma alga maravilhosa para acompanhar nas suas saladas, bem picadinha. Relativamente à alface do mar, você pode cozer ela, juntamente, com o seu arroz e na sua sopa. Ou apenas, em modo cru nas suas saladas frescas. 

Outras variedades de algas comestíveis muito utilizadas na alimentação são: kombu, Dulse, Wakame, Arame, Spirulina e Hijiki. 

Alga nori

O que as algas podem fazer por você

Energia

Um dos seus benefícios para a saúde, é a sua elevada contribuição de energia para o nosso corpo. Isto se deve à sua forte componente de vitamina B12 que combate o cansaço, a perda de memória, como também, estabiliza os seus níveis de ansiedade e estresse. O consumo de algas comestíveis é uma boa opção para as pessoas que praticam uma alimentação vegana. Isto acontece porque as algas comestíveis são ricas nas mesmas vitaminas que você obtém a partir da carne. 

Ação anti-inflamatória

Devido à sua componente nutricional, inclusivamente, da forte presença de magnésio, o consumo de algas marinhas permite atenuar a intensidade das enxaquecas. Contribuindo ainda, para a diminuição dos sintomas mais graves da asma. Além disso, as algas comestíveis contribuem para a saúde da sua pele e do seu cabelo, através da sua ação na eliminação de toxinas que prejudicam o funcionamento correto do organismo. Diminuindo também, as hipóteses de desenvolver problemas de pele provocadas por inflamações através do seu componente nutritivo de ômega 3.

Alívio nos sintomas da menopausa

Graças à presença de magnésio e lignanas nas algas marinhas, os sintomas provocados pela menopausa podem ser aliviados. A sua maior influência reside no combate à falta de sono e aos calorões constantes provocados pela menopausa. As algas marinhas apresentam fraca quantidade de estrógeno, o hormônio que tem redução significativa quando a mulher está na menopausa. As algas comestíveis permitem diminuir os fogachos que correspondem às ondas de calor, que tanto incomodam você e que lhe proporcionam mal estar constante. 

Ajuda no emagrecimento

As algas são uma de fibra de nome alginato, esta fibra promove a saciedade e reduz cerca de 75% a absorção de gordura pelo organismo, promovendo o emagrecimento do seu corpo. 

Algas marinhas em sopa

Sopa de alga kombu com lentilhas

Uma das melhores opções para consumir as algas marinhas é colocando elas na sua sopa. Para isso, vou dar para você uma receita ótima para fazer uma bela sopa de algas comestíveis, bem gostosa para 8 pessoas. Necessita, apenas, de ter consigo os seguintes ingredientes: 

  • Alguns pedaços de alga kombu;
  • 200 gr de lentilhas secas;
  • 200gr de abóbora hokkaido;
  • 2 cenouras;
  • 1 batata;
  • 1 cebola;
  • 1 alho-poró.

Para começar, faça por colocar numa vasilha de tamanho médio ou grande, os pedaços de alga e as lentilhas. Mergulhe a vasilha com água até cobrir os ingredientes no fundo. Deixe inchar os ingredientes por volta de 30 minutos. De seguida, faça por cozer os ingredientes que colocou na vasilha, durante 30 minutos. Por fim da primeira cozedura, coloque os restantes alimentos cortados aos pedaços finos. Faça por cozer estes últimos ingredientes por volta de 15 a 20 minutos. E a sopa de alga kombu com lentilhas está prontinha! Para os amantes de sopa passada, basta pegar na varinha mágica e desfazer a sopa. Não se esqueça de botar um pouquinho de sal.

Máscara facial de algas marinhas natural 

Sabia que pode fazer a sua própria máscara facial de algas marinhas, mesmo em sua casa? Então, aprenda a fazer este maravilhoso tratamento facial para deixar a sua pele livre de impurezas. Comece por cortar dois pedaços retangulares de folha desidratada de alga marinha da variedade nori. De seguida, pegue nestes dois retângulos de alga nori e corte aos pedaços de 3 a 4 centímetros de lado, para uma vasilha de tamanho médio. Depois, cubra os pedaços de alga nori com um pouco de água filtrada e deixe atuar por volta de 20 minutos. E está prontinha! Basta espalhar, cuidadosamente, os pedaços de alga pelo seu rosto e deixar ficar repousando em sua pele, até 30 minutos. Para melhor espalhar os pedaços, pode optar por utilizar um pincel de maquilhagem para pousar os pedaços de folha de alga nori. Por fim, retire os pedaços e limpe o rosto com água fria. 

Cuide da sua saúde e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui