Ter peso a mais pode ser por si só, sem pensar em mais nada uma razão válida para perder peso. O único desejo de ter o seu peso ideal pode ser uma das suas razões para emagrecer.
Mas se não o é, lembre-se de todos os contras que podem existir para a sua saúde física e mental por ter peso a mais. Sim, o aumento de peso pode causar-lhe além de problemas físicos, variadíssimos problemas psicológicos que serão muito mais difíceis de superar do que fazer uma simples dieta alimentar. Quando se começa a engordar, normalmente desvaloriza-se. São apenas 2 ou 3 kgs a mais, pensa-se, nada de especial. E normalmente acompanha-se este pensamento com outro que ajuda a desvalorizar o peso – quando eu quiser perco estes kgs e fico perfeita.
Quais são as razões para emagrecer?
A primeira razão para querermos manter um peso dentro do chamado peso ideal é a questão estética. Todos gostamos de olhar o espelho e apreciar a imagem espelhada. Mesmo que esta possa não ser para muitos a razão mais importante para emagrecer, o facto de ser devido ao aspeto físico que muitas pessoas são levadas a emagrecer, deve ser uma razão valorizada.
Mas o excesso de peso é um factor de risco para várias doenças graves e que devem estar presentes na nossa mente sempre que sentirmos que estamos com peso a mais:
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes e doenças outras do sangue
- Excesso de colesterol
- Cancro
- Osteoartrite
- Litíase biliar
- Doenças do sono (como apneia do sono)
A obesidade pode advir de múltiplos factores, tanto hereditários como metabólicos, comportamentais ou psicológicos e deve ser seguida com a maior atenção por um profissional de saúde, não só para o seu tratamento, como para detectar a sua origem e tratar a sua base.
Mas além destas doenças com manifestações físicas, existem danos causados ao nível psíquico pelo excesso de peso. A mais frequente é a depressão, tanto pela imagem que a pessoa com excesso de peso tem, como por todos os constrangimentos que isso lhe traz no seu dia-a-dia.
Nunca se deve desvalorizar o facto de ser ter uns kgs a mais. Se sente que tem 2 a 3 kgs a mais do que deveria, de acordo com a sua estrutura e estilo de vida, procure corrigir isso o mais rapidamente possível. É que negligenciar o problema numa fase inicial levará que esse aumento de peso continue e chegue a uma fase mais avançada, em que a recuperação será mais difícil.
Se tem o peso ideal, mantenha uma alimentação saudável, pratique exercício físico, beba muita água ou chás e tente evitar o sedentarismo. Assim manterá saudável o seu organismo e a sua cabeça.
Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!