Benefícios do arroz selvagem

34
Benefícios do arroz selvagem

Terá o arroz branco, igual à bravura do arroz selvagem na nutrição do organismo? Vivemos nossa vida, usando com maior frequência o arroz comum em nossas refeições menos ou mais saudáveis. No entanto, o mundo do arroz tem sido uma descoberta maravilhosa para quem busca a prática regular de uma alimentação saudável. E como não poderia deixar de ser, o arroz selvagem é um destes alimentos que merece ser observado de outra perspetiva e não pela cor pouco apetitosa que apresenta. Embora seja denominado de arroz selvagem, o facto é que não representa um arroz, mas se trata de um familiar do arroz. Mas, na prática, o nome ideal é, sem dúvida, arroz selvagem. Sabia que o consumo de arroz selvagem é indicado para gestantes?

Quer saber mais acerca dos benefícios do arroz selvagem na nutrição do organismo? Então, não deixe de ler o artigo. E boa leitura!

O que é o arroz selvagem ?

O arroz selvagem se define como sendo um grão integral da família do arroz que está habituada a consumir. No entanto, o arroz selvagem, arroz silvestre ou arroz indiano contém dupla composição de proteínas em comparação com o arroz comum. Mas, suas diferenças, não ficam por aqui. Desde logo, pela cor preta, origem norte-americana, dimensão e espessura do grão, valor nutricional e até pelo preço mais elevado, face aos restantes tipos de arroz. Embora tenha muitos nutrientes, o arroz selvagem não é acessível para todas as pessoas, em questão monetária. Se é uma pessoa que tem pouca folga financeira, existem algumas opções de mistura de outro tipo de arroz com arroz selvagem. Assim, gasta pouco dinheiro, incluindo na mesma, o arroz selvagem em sua rotina alimentar saudável.

Por ser um alimento de preparação fácil e rápida, o arroz selvagem em simultâneo com o arroz branco e alimentos coloridos, dão aquele aspecto super interessante e gostoso às nossas refeições. Representando um prato bem típico de quem busca uma alimentação saudável, bem colorida, gostosa e sem grandes demoras na sua preparação. Se lembre que nem tudo o que é feito rápido é, necessariamente, mau para o nosso organismo. Existem refeições saudáveis bem fáceis de preparar e deliciosas até com arroz selvagem. O cozimento do arroz selvagem tem quase a mesma duração de cozimento do arroz comum. No entanto, para que fique bem cozido, o melhor é deixar cozer mais 10 a 15 minutos botando um pouco de mais água do que o normal.

Procure consumir o arroz selvagem misturado com outro tipo de arroz, isto porque o arroz selvagem sozinho pouco favorece o sabor e a cor da sua refeição. E se tem filhos mais novos, é uma boa opção para não ficarem estranhando a cor da refeição. O arroz selvagem é um poderoso alimento devido ao facto de conter grande quantidade de nutrientes essenciais que promovem o bom funcionamento do nosso organismo. Se você está sofrendo de falta de nutrição em seu corpo, o consumo de arroz selvagem é o ideal para recuperar sua saúde. Destes nutrientes maravilhosos para o nosso bem-estar físico e mental estão incluídos: o ferro, o potássio, as fibras, o fósforo, o magnésio, o zinco, bem como, as vitaminas B e E.

Benefícios do arroz selvagem

O arroz selvagem é mais comprido, fino e durinho, em relação ao arroz comum. Deve servir ele junto com legumes e vegetais devido ao facto de o arroz selvagem não conter todos os aminoácidos essenciais para a nutrição do nosso organismo. Então, vale comprar a misturinha de arroz. Além disso, o arroz selvagem é um dos alimentos mais indicados para consumo das gestantes, promovendo a sua nutrição e a do seu bebê. Esta recomendação na gestação, se deve pela sua contribuição positiva na redução de possíveis defeitos no tubo neural do bebê. 

Mas arroz selvagem combina com o quê? Você pode combinar o arroz selvagem com cogumelos, tomate-cereja, lentilhas, nozes, peixe, frango, peru, frutos do mar, cenoura, pimentão vermelho, cebola, amêndoa, alho, azeitonas verdes e salsinha. Se você pretende experimentar fazer uma refeição sem mistura de arroz, aposte no arroz selvagem Camil da linha gourmet. 

15 Benefícios do arroz selvagem 

Com o crescente aumento de pessoas se preocupando em consumir uma alimentação saudável em sua rotina, está aumentando a informação acerca de alimentos saudáveis menos conhecidos. Incluindo, o consumo de arroz selvagem. Até bem pouco tempo, era algo que apenas procurávamos para tornar diferentes nossas refeições. No entanto, hoje queremos eles cada vez mais em nossa despensa e não é só para decorar nosso prato. Então, vamos saber quais os benefícios do arroz selvagem para o nosso bem-estar físico e mental:

  • Nutre sua musculatura, aumentando sua massa muscular;
  • Reduz as toxinas que estão navegando no seu organismo;
  • Promove a flora intestinal;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Contribui no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Retarda o envelhecimento de sua pele;
  • Reforça suas defesas, tornando seu sistema imunológico mais resistente contra invasores como bactérias, vírus ou fungos;
  • Reduz as chances em desenvolver problemas em seu coração, graças à sua ação benéfica no controle da pressão arterial;
  • Regula sua digestão, fazendo com que não desenvolva sintomas de prisão de ventre;
  • Promove a resistência dos seus dentes, fortalecendo, em simultâneo, a sua estrutura óssea e articular. Se está sofrendo de osteoporose, o arroz selvagem é uma boa opção para a saúde dos seus ossos;
  • Contribui para o normal crescimento de seu cabelo;
  • Diminui o apetite;
  • Ajuda no controle dos níveis de colesterol ruim;
  • Contribui para a formação dos glóbulos vermelhos no sangue;
  • Promove a sua boa disposição, memória e concentração nas suas tarefas diárias. 

Vale lembrar que não deve exagerar na dose de consumo de arroz selvagem para não provocar problemas desagradáveis em seu estômago e consequentemente, em seus intestinos. Procure consumir em seu dia-a-dia, apenas 200 a 300 gramas de arroz selvagem. 

Como fazer arroz selvagem

Como fazer arroz selvagem 

Existem variadas receitas com arroz selvagem que são bem deliciosas e saudáveis. No entanto, o Tudo Dietas selecionou para você, a receita básica de preparação de arroz selvagem que poderá adaptar à refeição que pretende fazer. Então, vamos nessa! Para preparar o seu arroz selvagem necessita dos seguintes ingredientes: 

  • 820 ml de água filtrada;
  • Sal grosso q.b;
  • 160g de arroz selvagem (da marca que preferir).

Passos na preparação:

– Comece por ferver a água em lume médio ou alto, numa panela média. Após a água estar fervida, acrescente o arroz selvagem e o sal a gosto. Se lembre de não exagerar no consumo de sal, o melhor é colocar apenas uma colher (de café) de sal grosso. Se verificar que está insosso, acrescente mais umas pedrinhas de sal;

– Diminua o lume alto para lume brando. E tape a panela, deixando com uma pequena abertura para não verter água no seu fogão, durante 35 minutos. 

– Após alcançado este tempo de cozedura, verifique se o arroz ainda tem água navegando nele. Se ainda estiver cru, acrescente água fervida e deixe cozer mais um pouco. Somente, quando você verificar que está cozido (como faz para o arroz comum) é que pode retirar o arroz selvagem do lume.

Se lembre que nenhum alimento ajuda a emagrecer se não praticar um estilo de vida saudável. Procure emagrecer sem desnutrir o seu organismo, fazendo tudo do bom jeito e com consciência tranquila. Agora, só falta mesmo experimentar e usufruir dos benefícios do arroz selvagem em sua vida! É uma honra contribuir para o seu saber e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui