Perder peso, fazer dieta entrar em forma parece fácil assim, mas não é. Adquirir uns quilinhos a mais é muito mais fácil, mas perder já muda de figura é preciso muito esforço e grande força de vontade para conseguir emagrecer. Na maioria das vezes nem é por questão estética, mas por benefícios à saúde. Os chás tem grande importância nesse tipo de dieta, principalmente o chá mate que é muito utilizado no preparo do chimarrão e do tereré.
Benefícios da erva mate
A erva tem ação adstringente e diurética ajuda a eliminar as toxinas do organismo. E não para por aí! A folha da erva mate reduz o apetite e acelera o metabolismo. Todo esse efeito vem da cafeína presente na erva que facilita a queima de gordura em excesso no organismo acelerando o processo de emagrecimento. Além disso, é rica em antioxidantes e antiinflamatórios, faz bem para o coração, afasta os riscos de tumores e adia o envelhecimento precoce. O povo gaúcho é o maior consumidor da erva mate por estar nos costumes e tradições.
Quantidade indicada por dia de chá mate?
O ideal é tomar um litro do chá por dia, principalmente antes das refeições. Também pode ser após o almoço e jantar, nunca junto, pois a cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais se consumido junto. O chá pode ser consumido em sachê ou a granel, visto que a granel as propriedades são mais concentradas surgindo melhor efeito. Para perder peso é importante beber o chá sem açúcar ou adoçante e não esquecer que é necessário ter uma alimentação saudável, além de praticar atividades físicas.
Como preparar o chá
Para fazer o chá verde para tomar durante o dia leve ao fogo um litro de água, quando estiver fervendo, acrescente duas colheres bem cheias de erva mate verde ou torrada. Desligue o fogo e tampe a panela deixe descansar por dez minutos, coe. Beba frio, morno ou gelado. Para amenizar o gosto amargo acrescente gotas de limão ou canela. Com tantos benefícios com certeza você não vai abrir mão de tomar o chá mate.