O jantar é também uma das refeições mais importantes do dia, pois é com ele que você vai encerrar com chave de ouro, se os alimentos forem ideais você poderá até emagrecer.
O contrário do que muita gente pensa essa refeição faz bem para o organismo, pois ele vai fornecer os nutrientes na quantidade adequada. Portanto o jantar como outras refeições do dia não pode ser omitido. É o jantar que prepara o corpo para o período de sono, com a quantidade de alimentos adequada evitando exageros que podem sobrecarregar o organismo, para que tenha uma noite de sono tranquila.
O que comer no jantar?
Muitas dúvidas cercam o que comer no jantar, mas a campeã é quanto ao carboidrato. Alimentos como frutas e legumes são os mais indicados para essa refeição, portanto eles têm como maior nutriente o carboidrato. É importante salientar que nas principais refeições, nenhum nutriente deve ser dispensado ou priorizado.
Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser consumidos adequadamente. Além disso, não é o carboidrato do jantar que fará você engordar. O excesso de peso é decorrência do consumo de calorias exageradas durante o dia. O maior cuidado que se deve ter no jantar é ajustar o volume da refeição com o horário de deitar. Grelhados, verduras, legumes cozidos devem estar presentes no jantar, arroz, feijão também podem estar presente, mas desde que seja adequado à aceitação de cada pessoa.
Confira um exemplo de cardápio
– 3 colheres (sopa) cheias de feijão preto cozido
– 3 colheres (sopa) cheias de arroz branco cozido
– 2 colheres (sopa) cheias de couve refogada
– 1 filé pequeno de carne bovina contra-filé grelhado
– 1 copo requeijão de limonada sem açúcar
– 1 unidade pequena de laranja
Você pode fazer adaptações à refeição por alimentos que sejam de sua preferencia, mas vale lembrar que a quantidade e a hora da refeição devem ser de acordo. O ideal é que o jantar deve ser feito uma hora e meia antes de deitar. Seguindo as dicas acima você pode jantar todos os dias sem se preocupar em ganhar peso e sem ficar com fome.