Exercícios com bambolê – Benefícios

155
rodar bambolê

De certeza que a brincadeirinha do bambolê fez parte da sua infância, mas sabia que até em adulto o bambolê pode trazer inúmeros benefícios ao organismo e deixar a silhueta em forma? É verdade, quem diria que esta brincadeira seria tão útil assim, não é mesmo?

Rodar o bambolê é uma atividade de baixa intensidade aeróbica ótima para para queimar as gordurinhas e ficar em forma sem ser necessário frequentar uma academia, além disso, devido à baixa intensidade pode ser praticada por qualquer pessoa. Assim, pode afinar a sua cintura, relaxa, alonga a sua coluna e trabalha o abdômen de uma forma simples e muito divertida. O mais legal é que você pode rodar o bambolê em todas as partes do corpo se exercitando por completo trabalhando inúmeras regiões.

Importância do exercício físico

A falta da prática de exercício físico regular juntamente com uma alimentação inadequada, contribuem para muitos problemas para a saúde física e até mental, por isso, é muito importante percebermos que a atividade física aliada a uma alimentação balanceada é uma mais-valia na nossa vida e essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo

A prática de atividade física é essencial para aumentarmos a nossa qualidade de vida e a nossa saúde e bem-estar. Com a atividade física frequente, podemos por exemplo evitar doenças e melhorar também a nossa disposição para a realização das nossas tarefas de dia a dia. Fazer exercício físico também é excelente para o nosso bem-estar psicológico e mental, pois está comprovado que reduz o estresse e a ansiedade e dá também um pulinho na autoestima e confiança.

Veja alguns dos benefícios principais da prática de atividade física:

  • Melhora o desempenho cognitivo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Controla o peso e tonifica o corpo e os músculos
  • Reduz o estresse e a ansiedade e aumenta o bem-estar físico e mental
  • Previne de doenças crónicas como a diabetes e controla também os níveis de colesterol.

Benefícios dos exercícios com bambolê

Como já dissemos, o bambolê é eficaz para se perder e queimar calorias sendo que com apenas 30 minutos de exercício podemos queimar cerca de 40 calorias e se fizer exercícios em que pula entre arcos pode até queimar 100 calorias em 20 minutos! Claro que isso depende do peso do bambolê, da velocidade e intensidade e também do tipo de exercícios que faz, mas mesmo assim continua a ser um exercício ótimo para queimarmos energia e definirmos a silhueta. Para além disso, melhora a elasticidade da pele e tonifica imenso os quadris, as coxas, pernas e bumbum.

Tem ainda outros benefícios como a estimulação sanguínea, ajuda também a combater a retenção de líquidos no corpo, alivia a sensação de pernas pesadas, ajuda a combater e prevenir a celulite e ainda melhora a coordenação motora, postura e o equilíbrio. Mas o bambolê não tonifica só a parte inferior do corpo, pois podemos realizar diferentes exercícios na parte superior do corpo e tonificar os braços, os ombros e o abdômen. Outra excelente dica é usar o bambolê para soltar a cintura, isso mesmo, pessoas que querem praticar dança e não tem muito gingado pode usar o bambolê para aprender. Mas você não brincou com bambolê em criança e não sabe como o usar? Veja em baixo como é!

Como rodar o bambolê?

Usar o bambolê é muito simples, basta colocar o aro de plástico na cintura e dar uma ajudinha com a mão para que ele rode e dar continuidade mexendo a cintura. Se você não consegue fazer o brinquedinho rodar não se preocupe, pois com um pouco de tempo e treino você vai conseguir. Para quem quer começar a se exercitar com o bambolê e não sabe onde comprar pode se dirigir às lojas de material esportivo que lá sempre tem para vender com preço bem acessível. Quando conseguir aprender os movimentos certos e aprender a manter o bambolê girando sem deixá-lo cair então você pode começar a aprender e a praticar exercícios no braço, numa só perna ou outros exercícios que pode aprender com vídeos e tutoriais que encontra na internet. Perca peso em casa e entre em forma com o bambolê!

exercícios com o bambolê

3 exercícios de bambolê para afinar 

São muitos os exercícios que pode fazer com o bambolê, hoje mostramos 3 exemplos de exercícios que pode fazer:

1. Giro clássico de bambolê

Este exercício é o movimento básico de rodar o bambolê na cintura:

  • Com os pés afastados à largura dos seus ombros, flexione levemente os joelhos;
  • Depois segure o bambolê na altura da sua cintura;
  • Por fim é só começar a girar a sua cintura e largar o aro, com o balanço do corpo vai mantê-lo a girar na sua cintura o máximo que puder!

2. Bambolê para os braços

Um exercício para os braços que pode, tal como outros, ser feito com mais do que um aro e assim fortalece os seus membros superiores. Se é iniciante é melhor começar por experimentar apenas com um aro num dos braços até se sentir confortável e confiante para tentar os dois braços com dois aros ao mesmo tempo.

  • Comece por esticar um dos braços à largura dos ombros com o bambolê pousado em cima do seu pulso;
  • Depois é só começar a fazer um movimento giratório para rodar o bambolê em volta do pulso;
  • Agora a sua única tarefa é tentar aguentar o máximo possível e depois trocar de braço, mas atenção, mantenha sempre o seu braço esticado, não dobre o cotovelo!

3. Agachamento com bambolê

Por fim, um exercício para o seu bumbum e pernas! É muito simples quer ver? É só fazer o exercício da mesma forma que o exercício 1 só que com as pernas agachadas:

  • Afaste os pés à largura dos ombros e agache suas pernas
  • Depois segure o bambolê na altura da sua cintura e comece a girar

Tenha em atenção a sua postura e tente manter a sua coluna sempre em posição vertical enquanto está girando o bambolê! Este é um ótimo exercício para os seus músculos dos membros inferiores, mas também ótimo para manter seu equilíbrio e coordenação.

bambolê na cintura

Opte por roupas leves

A roupa que escolhe para rodar o bambolê é muito importante e pode até interferir no exercício e condicionar os seus movimentos. Por isso, deve optar por roupas de academia e peças deves com tecidos como o poliéster por exemplo. Se for mulher, uma camiseta e legging está ótimo, para os homens uns shorts e camiseta são os ideais.

Como viu, o exercício do bambolê está cheio de benefícios para si e para a sua saúde e como se trata de um exercício leve e de baixa intensidade, não existem contraindicações e pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade. No entanto, tenha atenção que caso tenha algum problema na coluna, quadril ou joelho é melhor aconselhar-se primeiro com um médico para ele confirmar se você pode ou não fazer este exercício. Para além de ser um exercício leve e simples, também é bastante divertido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui