Inverno é a melhor estação para queimar calorias

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queimar calorias no inverno

Quem diria que o Inverno é a melhor estação para queimar calorias? Bem, sabe o quanto queimar calorias deve ser um objetivo contínuo durante todo o ano, no entanto, tomamos ações regulares com este intuito quando nos aproximamos da época quente. Mas, para mal dos pecados, o Inverno é a estação ideal para queimar calorias. Logo, não é bem verdade quando as pessoas dizem que o Verão é ótimo para queimar calorias por causa das altas temperaturas, nem quando as baixas temperaturas enriquecem, apenas, seus músculos. 

Segundo especialistas, a melhor estação para queimar calorias é o inverno. Esta conclusão se deve ao fato de ser considerada a estação mais fria do ano que provoca um gasto superior de energia corporal para manter seu corpo aquecido. Esse aumento de energia se faz através do aceleramento do metabolismo provocado pelas baixas temperaturas do inverno. No entanto, vale lembrar que não existe uma regra genérica para queimar calorias no Inverno. Esta queima corporal de calorias e de gorduras depende das características específicas de cada corpo, ou seja, de cada organismo. Sendo que, a queima de calorias é feita em ritmos próprios de cada um de nós, de acordo com o estilo de vida de cada um, bem como, da própria alimentação.

Caminhada no Inverno

Deve ter em mente que quando pretender queimar calorias em qualquer estação, deve controlar o número de calorias repostas, evitando o erro de cometer excessos no consumo de alimentos calóricos. Tal como o termo indica “queimar” se direciona para eliminar parte da calorias que seu organismo armazenou através dos alimentos que consumiu. Realizando exercício físico e uma alimentação saudável regulares, conseguirá queimar calorias de forma normal. E verá que praticando no Inverno, a queima de calorias tem melhores resultados do que se fosse no Verão. 

Além disso, deve evitar cometer o erro de só consumir alimentos considerados “bons para a saúde” e de os preparar o mais saudável possível. Isto porque além destas duas preocupações exageradas, tomará ações prejudiciais para o bom funcionamento do seu organismo. Mas como assim? Ao procurar, constantemente, pelo consumo e preparação saudável de alimentos saudáveis, vira obcecada pela “boa” alimentação, jogando fora todos os alimentos “menos bons”. É ótimo que se preocupe com o seu organismo, o problema é quando se torna uma verdadeira loucura, provocando o efeito contrário em seu corpo. O nome que se dá a este comportamento anormal perante alimentação é designado de Ortorexia. 

13 Benefícios da queima de calorias no Inverno 

É bem desagradável praticar exercício físico quando o ambiente gelado só a empurra para seu cobertor. No entanto, só precisa de ganhar coragem, botar uma roupa respirável que impeça de apanhar frio e botar fora a ideia de que no Inverno não dá para sair de casa. Saiba que treinar em baixas temperaturas ajuda bastante nosso bem-estar físico e mental. Tem gente que não substitui por nada, a sua caminhada matinal. Isto porque além de estar proporcionando a queima de calorias, está libertando, ao mesmo tempo, sua tensão e atraindo energia para superar mais um dia com todas as forças. Além disso, é no amanhecer que é possível observar alguns fenômenos naturais super interessantes e únicos. Não tem como não tentar para saber. É normal que custe no início, mas verá que todos os esforços valerão a pena. Valeu?

Por agora, fique a par dos 13 benefícios da queima de calorias no Inverno que o Tudo Dietas selecionou para você:

  • Reforça suas defesas;
  • Estimula a proatividade, criatividade e foco na realização de suas tarefas diárias;
  • Melhora o aspeto do seu cabelo e da sua pele, combatendo o acumular de resíduos que poderão provocar caspa no couro cabeludo e de manchas ou borbulhas no rosto;
  • Melhora o seu humor, evitando constantes mudanças de humor repentinas;
  • Diminui o cansaço, afastando a sensação de aborrecimento;
  • Promove a fluidez da circulação no sangue, evitando o aparecimento de coágulos sanguíneos ou de problemas venosos; 
  • Estimula e reforça a resistência de seus pulmões através dos esforços para respirar em baixas temperaturas;
  • Ajuda a emagrecer (se estiver praticando, em simultâneo, uma alimentação saudável e exercício físico);
  • Controla seu apetite;
  • Reduz o desconforto perante o ambiente frio;
  • Promove a resistência dos seus músculos e articulações, fortalecendo-os;
  • Pode treinar queimando calorias, em qualquer momento do dia, ao contrário da estação do Verão;
  • Combate as insônias.

Quando chegar do seu treino, aposte em ingerir um copo de kombucha para nutrir o seu corpo. Se lembre que no Inverno é fundamental que continue se hidratando de forma a contribuir para a sua resistência corporal face às baixas temperaturas. Não confunda sua vontade de beber líquidos com a fome. Se tem dificuldade em beber bebidas frias ou a temperatura ambiente durante o Inverno, pode apostar em bebidas quentes como chás. Se é uma pessoa gulosa, complemente com doces fitness, não exagerando no seu consumo. 

Dicas de alimentação saudável

Existe uma quantidade exata de energia gasta para queimar calorias? 

Não existe uma quantidade exata devido ao facto de cada organismo ser diferente e responder aos estímulos, também, de maneira distinta. Para queimar calorias, o organismo depende de alguns fatores que o caracterizam tais como: peso, idade, gênero e índice de gordura. 

É importante que tome certos cuidados anteriores e posteriores à prática de atividade física durante o Inverno. Isto porque é no Inverno que tem maior risco de provocar lesões em seus músculos e articulações devido às baixas temperaturas. Portanto, para evitar situações desagradáveis deste gênero, aposte no alongamento, antes e depois do treinamento. Além disso, deve continuar a ter preocupação em se alimentar de forma saudável, promovendo a normalidade na queima de calorias e a perda de gorduras localizadas. Evite ao máximo, o consumo de alimentos calóricos, mas se lembre que de vez em quando deve sair da linha, só não exagere.

Mesmo que apresente maior facilidade na queima de calorias no Inverno, é importante que não cometa exageros. Então procure por queimar calorias e emagrecer de forma saudável, sem falsas promessas e se alimentando do bom jeito. De nada vale queimar calorias se está fazendo tudo do resto de qualquer jeito, prejudicando o seu organismo. Aos poucos, com as decisões e atitudes certas conseguirá queimar as suas calorias, sem grandes esforços, a baixas temperaturas. O Inverno é bem simpático para queimar calorias, basta que mude a forma como o seu chip o vê. Se cuide, arranjando as soluções ideais para não colocar, em risco, o seu corpo a baixas temperaturas! E claro, seja feliz!

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