Glúteos: alimentação e exercícios para tonificar

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Tonificar bumbum em academia

Quer achar a fórmula para obter uns glúteos tonificados? Então, não desespere. Você conseguirá ter um belo bumbum somente exercitando os seus glúteos do bom jeito e alimentando-se de forma saudável. Sabia que os seus glúteos são a chave do sucesso do seu equilíbrio corporal, contribuindo para a diminuição de lesões nas suas articulações e músculos? É isso mesmo. Eles são fundamentais para que se movimente no seu dia-a-dia sem dificuldades físicas, tonificando a sua musculatura. Então dê uma olhadinha neste artigo que te ajudará a ter uma alimentação saudável e a fazer os exercícios ideais, para tonificar os seus glúteos. 

O que é o glúteo no corpo humano? 

Grande parte das mulheres, procura, constantemente, manter os seus glúteos bonitos. No entanto, nem sempre é pelas melhores razões. Saiba que os seus glúteos dizem mais do seu corpo do que você pensa. Você sabe que quanto mais volume tiverem os seus glúteos, mais irão olhar para o seu bumbum. Mas é importante salientar que deve trabalhar a firmeza dos seus glúteos por amor a si mesma e não por motivos fúteis. O nosso bumbum é um conjunto de músculos chamados de glúteos: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Estes três glúteos são fundamentais para o equilíbrio do seu corpo. Por serem músculos pouco ativos têm tendência a conformar-se com o seu estilo de vida. Quanto menos você exercitar, mais terá problemas com os seus joelhos e a sua coluna, que vão provocar outras dores internas como: na virilha e nas pernas. As dores fortes por detrás dos joelhos são um dos indicadores de que o seu corpo está em desequilíbrio do quadril. Procure consumir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos nas suas horas de descanso, após ou antes do trabalho diário.

Para a maioria das pessoas, um dos principais causadores para a fraqueza dos glúteos, é o facto de passarem, diariamente, o seu dia de trabalho sentadas numa cadeira.

Quanto mais exercitar os seus glúteos, sem colocar em causa a sua saúde, melhor será a performance no seu treinamento, bem como, a rapidez nos seus movimentos. Opte por consultar um profissional em treinamento para lhe indicar os melhores exercícios e como os fazer, de forma adequada, para não machucar o seu corpo. E manter a estabilidade do seu quadril, uma vez que os glúteos são constituintes da sua camada superficial.

O glúteo máximo representa o músculo mais essencial na vida de um corredor porque permite que o atleta tenha equilíbrio durante a corrida, estabilizando o seu quadril. Ao fortalecer o glúteo máximo, o atleta está a auxiliar na promoção da saúde dos seus joelhos. Diminuindo a incidência de lesões nas articulações e nos músculos. Aposte em exercícios de flexibilidade para fortalecer a sua estrutura muscular, fazendo por exemplo, alongamentos, diariamente. 

Glúteos: alimentação e exercícios para tonificar

Como aumentar os glúteos?

Grande parte das mulheres, deseja obter pernas e glúteos firmes, mas, nem sempre, é tarefa fácil. Simplesmente, porque cada mulher tem um corpo único, com características únicas que levam o seu próprio tempo até alcançar o que deseja. Então, tal como na preparação de uma refeição, os seus glúteos necessitam de um planeamento ajustado para atingir os resultados desejados. Como se fosse uma receita de um prato. Ao realizar exercícios para aumentar o volume dos seus glúteos, permitirá diminuir os níveis da sua celulite e aumentar o seu fluxo sanguíneo. 

Para as pessoas iniciantes devem realizar os exercícios, dia sim e dia não. Para não provocar lesões indesejadas. Para os atletas, estes exercícios devem ser feitos todos os dias, sem exageros. Caso algum destes praticantes, tenham dores persistentes, posteriores ao treinamento, devem repousar o seu corpo em até 3 dias. Para o ajudar no combate às dores, coloque gel ou creme anti-inflamatório, que ajudará você a recuperar. Se as dores persistirem, deve contactar um médico, nutricionista ou profissional de aptidão física, para fornecer as melhores soluções para tratar do seu problema. 

Quanto tempo para tonificar os glúteos 

De um modo genérico, você deve aplicar de 30 a 60 segundos, a cada exercício realizado. Repetindo 2 a 3 vezes, cada um deles. No entanto, devo lembrar a você, que o tempo dedicado dependerá do seu nível de treinamento. Por isso, o ideal é você ter um planejamento dedicado ao seu tipo de corpo e aos resultados que quer obter definido por um profissional da área da atividade física ou nutricional.  Por norma, deve repousar o seu corpo por cerca de 20 a 30 segundos, entre cada exercício. 

Exercícios para aumentar os glúteos 

Para realizar exercícios que aumentem os seus glúteos, você pode praticar numa academia ou em sua casa. Você deve apostar em exercícios que fortaleçam a sua estrutura muscular, específicos para aumento saudável do seu bumbum. Tais como: o agachamento com salto; subida de banco com uma perna de cada vez; agachamento com peso; prancha; ponte; agachamento unilateral; leg press; e abdução de perna. Pode também usar uma máquina e aplicar exercícios que estimulem a saúde das suas pernas, dos seus glúteos e da sua barriga.

Para as pessoas que estão em casa, podem utilizar como pesos, um mero pacote de arroz, massa ou de farinha. Cobrindo ele com um saco de plástico que o envolva, totalmente. Para pessoas que tenham maior resistência muscular, podem utilizar garrafões cheios de água 

Lembre-se que ao treinar demais os seus glúteos, não fará aumentar, cada vez mais, o seu volume. Mas sim, apenas denegrir a sua saúde. Então faça exercícios de forma equilibrada, descansando o seu bumbum para o tonificar com qualidade. Um dos segredos para conseguir obter melhores resultados é o alongamento. Então, complemente ele com os seus exercícios. Nunca excedendo no tempo de prática de exercícios físicos que é, por norma, de 1 hora, diária ou de 3 vezes por semana. O ideal para iniciantes, é praticar 4 dias e descansar outros 3 dias. Nunca excedendo, os 5 treinos por dia. Para os praticantes, devem praticar 5 dias e descansar nos dois dias seguintes. 

Glúteos: alimentação e exercícios para tonificar

Alimentação para tonificar

Se o objetivo é tonificar os seus glúteos, então deve apostar numa alimentação rica em proteínas que permitirão fortalecer a sua musculatura. Existem vários alimentos saudáveis que são ótimos para os seus glúteos como: a carne de vaca (partes com menos gordura), o feijão, o ovo, o peito de peru e de frango, cavala, robalo, sardinha, arroz, azeite de oliva, batata doce, entre outros. O mais indicado no consumo de alguns destes alimentos é consumido cozido ou assado, com pouca gordura extra. Evite as frituras. Além disso, consuma em grande quantidade, legumes e frutas que irão promover a sua saúde nutricional, diminuindo a possibilidade de desenvolver lesões ou inflamações. Não exagere na dose de consumo de cada um destes alimentos. Porque ao colocar parte deles em conjunto no seu prato, a cada uma das suas refeições, irá alcançar a quantidade necessária de nutrientes. E opte por acompanhar a comida com bebidas leves, não-refrigeradas, como por exemplo, a água natural ou suco de frutas natural. 

Deve fazer bioplastia nos glúteos? 

Não é aconselhado pelos especialistas obter a firmeza e aumento dos seus glúteos a partir da bioplastia. Devido ao facto de ser altamente prejudicial, caso um dia pretenda remover o líquido injetado no seu bumbum. Provocando complicações graves na circulação do seu sangue e possivelmente, a sua morte. Além disso, ele pode espalhar-se pelo seu corpo de forma incorreta e provocar deformações. Para não falar nas dores que poderá ter. Não opte também pela colocação de próteses. Então prefira praticar exercícios físicos e consumo alimentos saudáveis, que tonifiquem, naturalmente, os seus glúteos.

Procure ser feliz com um corpo tonificado de forma saudável. Permite viver com qualidade de vida. 

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