Farinha de Linhaça: saiba como fazer e confira seus benefícios

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farinha de linhaça

Fonte de ômega 3, a linhaça é um dos alimentos que mais contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Entretanto, não é todo mundo que se adapta ao gosto desta sementinha. Cheia de fibras, vitaminas e sais minerais, a farinha pode ser usada no preparo de tortas, bolos e pães ou mesmo polvilhada em saladas, sucos e shakes. Quer saber mais sobre benefícios e como fazer a farinha de linhaça em casa? Confira o nosso artigo!

Como é a farinha de linhaça

Uma boa fonte de fibras. Além disso, oferece ômega 3, um tipo de gordura do bem com ação anti-inflamatória que ajuda a proteger a saúde do coração. Nas gôndolas costumamos encontrar o produto feito com o tipo dourado e o marrom do grão. A grande diferença é que a quantidade de nutrientes tende a ser ligeiramente maior na mais clara e ela costuma ter um preço mais alto, pois sua matéria-prima na maioria das vezes é importada. Ela pode ser usada no preparo de receitas, em panquecas, bolos e tortas, por exemplo, ou polvilhada sobre iogurtes, saladas, saladas ou de frutas, sucos, entre outros.

Benefícios da linhaça

Nutritiva

Apenas uma colher de sopa de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de vitaminas e minerais.

Rica em Ômega-3

Se você é vegetariano ou não come peixe, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gordura ômega-3. Eles são uma rica fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3. O ALA é um dos dois ácidos graxos essenciais que deve ser obtido pela ingestão de alimentos, pois o organismo não o produz.

Rica em fibras dietéticas

As sementes de linhaça contribuem na dieta com fibras solúveis (que representam de 20 a 40% da composição da linhaça) e insolúveis (60 a 80% da linhaça). A fibra solúvel aumenta a consistência do conteúdo do intestino e diminui a taxa de digestão. Isto ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. A fibra insolúvel permite que mais água se ligue às fezes, aumenta a sua massa e resulta em fezes mais macias. Isso é útil para prevenir a constipação e para aqueles que têm síndrome do intestino irritável ou doença diverticular

Ajuda a melhorar o colesterol e a reduzir a pressão arterial

Outro benefício para a saúde das sementes de linhaça é a sua capacidade de baixar os níveis de colesterol. Estes efeitos parecem ser devidos à fibra nas sementes de linhaça, uma vez que elas se ligam aos sais biliares e são excretadas pelo organismo. Para reabastecer esses sais biliares, o colesterol é retirado do sangue para o fígado. Esse processo reduz os níveis sanguíneos de colesterol.

Contém proteína de alta qualidade

As sementes de linhaça são uma ótima fonte de proteína vegetal, e há um interesse crescente pela proteína da linhaça e seus benefícios para a saúde. A proteína da linhaça é rica de aminoácidos arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico

Pode ajudar no controle do açúcar no sangue

Este efeito de diminuição do açúcar no sangue se deve principalmente ao conteúdo de fibra insolúvel da linhaça.

Ajuda no controle do peso

Se você tem tendência a comer lanchinhos nada saudáveis entre as refeições, você pode considerar a adição de sementes de linhaça na sua bebida para afastar a fome. As sensações de fome reduzida foram provavelmente devidas ao conteúdo de fibras solúveis das sementes de linhaça. Elas retardam a digestão no estômago, o que desencadeia a liberação de uma série de hormônios que controlam o apetite. O conteúdo de fibra dietética de linhaça pode auxiliar no controle do peso, suprimindo a fome e aumentando a sensação de saciedade.

farinha de linhaça

Benefícios da farinha de linhaça

A farinha de linhaça possui diversas propriedades benéficas para o corpo:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne doenças respiratórias;
  • Diminui o nível de colesterol no sangue;
  • Possui função emoliente, laxante e depurativa para o intestino;
  • É anticancerígena;
  • Age como antioxidante;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Como fazer farinha de linhaça caseira

Para fazer a farinha de linhaça em casa é muito simples e a quantidade depende da que você colocar de linhaça por isso:

  • Coloque a quantidade que desejar de semente de linhaça inteira no liquidificador ou processador;
  • Bata até que tenham se transformado em pó e está feita a sua farinha de linhaça caseirinha.

Para a armazenar, coloque-a dentro de um pote fechado, longe de luz e da umidade e faça a farinha para consumir por até dois dias, no máximo. Isto porque após esse período, o óleo presente na linhaça começa a oxidar e ela perde suas propriedades, por isso, o ideal é consumir de 2 a 3 colheres de sopa de farinha de linhaça por dia. Prefira sempre consumi-la no café da manhã ou almoço, para ajudar a diminuir o apetite.

Valores nutricionais da farinha de linhaça

Por cada porção de 50 gramas:

  • Valor energético: 240 kcal 
  • Carboidratos: 20 gramas 
  • Proteínas: 9,5 gramas 
  • Gorduras totais: 7 gramas 
  • Gorduras saturadas: 1 gramas 
  • Fibras: 12 gramas

A utilização da farinha de linhaça na culinária

Na culinária, a farinha de linhaça é um ingrediente nutritivo de várias receitas de doces e salgados. A farinha de linhaça pode ser adicionada à vitaminas, mingaus, sopas, panquecas, massas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos e aos muffins. A farinha de linhaça com frutas secas como amêndoas, nozes e avelãs ou com outras sementes oleaginosas, como a de gergelim, papoula e girassol, é uma ótima e nutritiva combinação em refeições, granolas, vitaminas, receitas e lanches. Além disso, esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo. Para utilizar a farinha de linhaça como substitutiva do ovo em receitas de doces e salgadas, basta misturar uma colher com três colheres de sopa de água, formando uma pasta. Esta pasta é ideal para a confecção de receitas de biscoitos, bolos, panquecas, tortas e muffins, que levam farinha de trigo integral.

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