Fonte de ômega 3, a linhaça é um dos alimentos que mais contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Entretanto, não é todo mundo que se adapta ao gosto desta sementinha. Cheia de fibras, vitaminas e sais minerais, a farinha de linhaça pode ser usada no preparo de tortas, bolos e pães ou até mesmo, polvilhada em saladas, sucos e shakes. Quer saber mais sobre os benefícios da farinha de linhaça e como a fazer em sua casa? Então, confira no artigo! Boa leitura.
Índice deste artigo
Como é a farinha de linhaça
A farinha de linhaça é uma boa fonte de fibras. Além disso, oferece ômega 3, um tipo de gordura do bem com ação anti-inflamatória que ajuda a proteger a saúde do coração. Nas gôndolas costumamos encontrar o produto feito com o tipo dourado e o marrom do grão. A grande diferença é que a quantidade de nutrientes tende a ser ligeiramente maior na mais clara e ela costuma ter um preço mais alto, pois sua matéria-prima na maioria das vezes é importada. Ela pode ser usada no preparo de receitas, em panquecas, bolos e tortas, por exemplo, ou polvilhada sobre iogurtes, saladas, frutas, sucos, entre outros.
Benefícios da linhaça
Nutritiva
Em apenas uma colher de sopa de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, vitaminas e minerais.
Rica em Ômega-3
Se você é vegetariano ou não come peixe, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gordura ômega-3. Eles são uma rica fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3. O ALA é um dos dois ácidos graxos essenciais que deve ser obtido pela ingestão de alimentos, pois o organismo não o produz. Mas será que o ômega 3 emagrece?
Rica em fibras dietéticas
As sementes de linhaça contribuem na dieta com fibras solúveis (que representam de 20 a 40% da composição da linhaça) e insolúveis (60 a 80% da linhaça). A fibra solúvel aumenta a consistência do conteúdo do intestino e diminui a taxa de digestão. Isto ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. A fibra insolúvel permite que mais água se ligue às fezes, aumenta a sua massa e resulta em fezes mais macias. Isso é útil para prevenir a obstipação e para aqueles que têm síndrome do intestino irritável ou doença diverticular.
Ajuda a melhorar o colesterol e a reduzir a pressão arterial
Outro benefício para a saúde das sementes de linhaça é a sua capacidade de baixar os níveis de colesterol. Estes efeitos parecem ser devidos à fibra nas sementes de linhaça, uma vez que elas se ligam aos sais biliares e são excretadas pelo organismo. Para reabastecer esses sais biliares, o colesterol é retirado do sangue para o fígado. Esse processo reduz os níveis sanguíneos de colesterol.
Contém proteína de alta qualidade
As sementes de linhaça são uma ótima fonte de proteína vegetal, e há um interesse crescente pela proteína da linhaça e seus benefícios para a saúde. A proteína da linhaça é rica de aminoácidos arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico
Pode ajudar no controle do açúcar no sangue
Este efeito de diminuição do açúcar no sangue se deve principalmente ao conteúdo de fibra insolúvel da linhaça.
Ajuda no controle do peso
Se você tem tendência a comer lanchinhos nada saudáveis entre as refeições, você pode considerar a adição de sementes de linhaça na sua bebida para afastar a fome. As sensações de fome reduzida foram provavelmente devidas ao conteúdo de fibras solúveis das sementes de linhaça. Elas retardam a digestão no estômago, o que desencadeia a liberação de uma série de hormônios que controlam o apetite. O conteúdo de fibra dietética de linhaça pode auxiliar no controle do peso, suprimindo a fome e aumentando a sensação de saciedade.
15 Benefícios da farinha de linhaça
A farinha de linhaça possui diversas propriedades benéficas para o corpo, tais como:
- Previne doenças cardiovasculares, promovendo a redução dos níveis de colesterol ruim; • Promove a sua boa visão;
- Auxilia no processo de emagrecimento, nutrindo o seu corpo;
- Prolonga o seu apetite;
- Contribui para a manutenção saudável dos níveis de açúcar no sangue;
- Promove o bom funcionamento das funções cognitivas, bem como, de seu sistema nervoso; • Previne doenças respiratórias;
- Possui função emoliente, laxante e depurativa para o intestino;
- É anticancerígena;
- Age como antioxidante;
- Auxilia no controlo do normal funcionamento do seu estômago, prevenindo o desenvolvimento de prisão de ventre;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Combate o agravamento de inflamações, graças à forte presença de ômega-3; • Contribui para o alívio dos sintomas provocados pela menopausa;
- Promove a eliminação das radicais livres em sua pele, retardando o envelhecimento precoce de sua pele.
Como fazer farinha de linhaça caseira
Para fazer a farinha de linhaça em casa é muito simples e a quantidade depende da que você colocar de linhaça por isso:
- Coloque a quantidade que desejar de semente de linhaça inteira no liquidificador ou processador; • Bata até que tenham se transformado em pó e está feita a sua farinha de linhaça caseirinha.
Para a armazenar, coloque-a dentro de um pote fechado, longe de luz e da umidade e faça a farinha para consumir por até dois dias, no máximo. Isto porque após esse período, o óleo presente na linhaça começa a oxidar e ela perde suas propriedades, por isso, o ideal é consumir de 2 a 3 colheres de sopa de farinha de linhaça por dia. Prefira sempre consumir no café da manhã ou almoço, para ajudar a diminuir o apetite.
Valores nutricionais da farinha de linhaça
Por cada porção de 50 gramas:
- Valor energético: 240 kcal;
- Carboidratos: 20 gramas;
- Proteínas: 9,5 gramas;
- Gorduras totais: 7 gramas;
- Gorduras saturadas: 1 gramas;
- Fibras: 12 gramas.
Utilização de farinha de linhaça na culinária
Na culinária, a farinha de linhaça é um ingrediente nutritivo de várias receitas de doces e salgados. A farinha de linhaça pode ser adicionada à vitaminas, mingaus, sopas, panquecas, massas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos e aos muffins. A farinha de linhaça com frutas secas como amêndoas, nozes e avelãs ou com outras sementes oleaginosas, como a de gergelim, papoula e girassol, é uma ótima e nutritiva combinação em refeições, granolas, vitaminas, receitas e lanches.
Além disso, esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo. Para utilizar a farinha de linhaça como substitutiva do ovo em receitas de doces e salgadas, basta misturar uma colher com três colheres de sopa de água, formando uma pasta. Esta pasta é ideal para a confecção de receitas de biscoitos, bolos, panquecas, tortas e muffins, que levam farinha de trigo integral.
Farinha de linhaça em omelete saudável
Uma das opções mais simples e saudáveis para consumir farinha de linhaça, é a misturando em nossa omelete. Para preparar esta maravilhosa receitinha de farinha de linhaça em omelete, necessita dos seguintes ingredientes:
- 2 ovos;
- 15 gramas de farinha de linhaça dourada;
- 5 folhas verdes de manjericão;
- 2 colheres (de café) de queijo cottage;
- Tipo de óleo vegetal ao seu gosto;
- 1 colher (de chá) de fermento em pó.
O processo é bem fácil de executar. Comece por cortar os pedaços, as folhas de manjericão e as coloque no fundo de um recipiente onde irá fazer a mistura total de todos os ingredientes. Agora, faça a divisão das claras e das gemas dos dois ovos. Bote todas as claras junto das folhas cortadas no recipiente. Das gemas, aproveite apenas uma gema e acrescente à mistura. Dos restantes ingredientes, adicione a farinha de linhaça, o queijo cottage e o fermento em pó. De seguida, mexa muito bem estes ingredientes, formando uma mistura bem cremosa.
Pegue no óleo vegetal que selecionou a seu gosto, e aplique umas gotinhas na base de sua frigideira pré aquecida. Por fim, é só espalhar a misturinha que ela preparou na frigideira e deixar ela cozinhar, até ficar bem douradinha. Com ajuda de uma tampa de panela, tape a frigideira e vire a omelete ao contrário até ficar totalmente cozinhada. Se for o caso, desligue o lume do fogão e já pode consumir a sua bela farinha de linhaça em omelete.
Farinha de linhaça em panquecas saudáveis
Para fazer esta receitinha ótima de farinha de linhaça em panquecas saudáveis, necessita dos seguintes ingredientes para cinco pessoas: 5 ovos de galinha e 75 gramas de farinha de linhaça dourada. Saiba que os ingredientes são ajustados ao número de pessoas que vão consumir as panquecas. Então, vale definir 1 ovo e 15 gramas de farinha de linhaça para cada pessoa.
Comece por partir todos os ovos para um recipiente onde possa bater eles, manualmente. Depois de bem batidos formando uma misturinha cremosa, adicione 75 gramas de farinha de linhaça dourada e volte a bater. Agora, já tem prontinha a sua massa de panquecas! Com a frigideira pré-aquecida, com ajuda de uma concha, espalhe parte da massa que está na concha na frigideira. Deixe a massa cozinhar em lume brando, retire para um prato e repita o processo até acabar a massa que preparou. E as suas panquecas de farinha de linhaça estão prontas para consumir!
Agora só falta mesmo experimentar. Se cuide, se alimentando de bons alimentos para o seu bem-estar físico e mental. Até breve!