Farinha de tapioca – O que é, benefícios e receitas

23
farinha de tapioca granulada

A farinha de tapioca tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, especialmente no mundo do fitness, pois ela é uma ótima alternativa à farinha tradicional branca e ainda tem a vantagem de ser isenta de glúten. A tapioca é nada mais, nada menos que a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. 

A farinha de tapioca é um alimento bastante versátil e hoje em dia encontra-se à venda na maioria dos supermercados. Esta farinha é rica em hidratos de carbono, mas pobre em micronutrientes e fibras, apresenta apenas uma pequena quantidade de ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 

Benefícios da farinha de tapioca

Não possui açúcar nem gorduras

Ao contrário da farinha tradicional, a farinha de tapioca não apresenta açúcar nem gorduras.  E por ter pouca quantidade de proteínas, açúcar e gordura possui um valor calórico reduzido, o que faz com que possa ser utilizada em diversas receitas saudáveis que podem ajudar na redução de peso.

É isenta de glúten 

A isenção de glúten é um dos maiores benefícios da farinha de tapioca, um excelente alimento para quem precisa de energia, mas está evitando o glúten na dieta ou tem algum tipo de intolerância. 

Sabor e cheiro discretos

A farinha de tapioca é uma excelente alternativa a outras farinhas sem glúten, como a farinha de coco, pois o seu sabor é praticamente imperceptível, o que a torna mais versátil podendo ser usada para dar textura quer a pratos doces ou salgados. 

Não necessita de adição de óleo ou gorduras na sua preparação;

Graças à textura da farinha de tapioca você vai conseguir cozinhá-la sem a adição de nenhuma gordura. 

Rica em cálcio 

A tapioca é um alimento rico em cálcio, o que a torna bastante benéfica para a saúde dos nossos ossos. 

Receitas salgadas com tapioca

tapioca de frango

Tapioca com frango desfiado e requeijão

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de goma de tapioca

– 2 colheres de sopa de frango cozido desfiado e temperado

– 1 colher de sopa de requeijão

– 1 pitada de pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo: 

Para fazer a melhor montagem da tapioca, prepare o recheio antes: em um recipiente, misture o frango e o requeijão. Se desejar um tempero mais acentuado, acrescente uma pitada de pimenta do reino. Prepare o disco de tapioca na sua frigideira e quando estiver no ponto, distribua o recheio no centro. Dobre a tapioca em meialua e sirva.

salgadinho de tapioca

Salgadinho de tapioca

Ingredientes:

– 250g de tapioca granulada

-250g de queijo ralado

-1 tomate sem sementes picado

– 1 colher de sopa de salsa picada

-500 ml de leite

– 1 caldo de legumes

Modo de preparo:

Em um recipiente comece por colocar a tapioca, o queijo, o tomate e a salsa. Dissolva o caldo de legumes no leite e misture no preparado da tapioca. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Modele bolinhas e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

Torta de tapioca fit

Torta de tapioca fit

Ingredientes:

4 ovos

-5 colheres (sopa) cheias de tapioca

-2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão (ou creme de ricota)

-2 colheres (sopa) de queijo ralado

-Sal a gosto

-Ervas a gosto

-1 colher (sobremesa) de fermento em pó

-Recheio a gosto

-1 cenoura

-1 cebola grande

-200 g de peito de frango

-1 tomate

-mussarela para cobrir

-1 dente de alho

Modo de preparo:

Comece por preparar o recheio. Em uma panela de pressão, refogue a cebola, o alho e o tomate picado na manteiga. Adicione o peito de frango e deixe dourar. Cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Depois separe a água e, somente com o frango dentro da panela, tampe e sacuda por várias vezes até que tenha desfiado totalmente o frango. Adicione os temperos desejados e misture. Rale a cenoura e misture com o frango desfiado, reserve.

Preparo da massa:

Em um liquidificador, bata os ovos, a tapioca, o requeijão e o queijo ralado. Deixe bater por cerca de 2 minutos. (Dica: Também pode ser batido na mão.) Adicione o sal e as ervas e bata novamente. Desligue o liquidificador, adicione o fermento e misture com uma colher. Unte uma forma média ou use uma forma de silicone. Transfira metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Salpique mussarela a gosto e decore com tomate cereja e orégano.

Leve ao forno preaquecido a 180° C, por cerca de 25 minutos. Retire do forno e sirva

Receitas doces com tapioca

doce de tapioca

Doce de tapioca

Ingredientes:

– 200g de tapioca granulada

– 500 ml de leite

– 1 lata de leite condensado

-1 laranja

-2 gemas de ovo

– canela qb 

Modo de preparo:

Coloque a tapioca num recipiente e cubra de água. Aguarde cerca de uma hora e vá mexendo. Coloque o leite num tacho e leve ao lume com a casca da laranja. Escorra a tapioca com ajuda de um coador. Quando o leite começar a ferver junte a tapioca e meia lata de leite condensado. Vá mexendo durante 10 minutos em fogo baixo. Depois de desligar o fogo junte as duas gemas. Sirva frio ou quente, e junte canela a gosto. 

Tapioca doce com nutella e morangos

Tapioca doce com nutella e morangos

Ingredientes:

-1 chávena de café de goma de mandioca já hidratada

-1 colher de sopa de Nutella

-5 morangos

Modo de preparo:

Depois de feita a tapioca, retire-a da frigideira para um prato. Corte os morangos e coloque-os numa das metades da tapioca. Coloque a Nutella por cima dos morangos e dobre. Está pronto a servir!

crepioca choco

Crepioca doce

Ingredientes:

– 1 ovo

-2 claras

-2 bananas

-2 colheres de sopa de farinha de tapioca

– 1 colher de sopa de chocolate em pó ou whey de chocolate

– óleo de coco para untar

Modo de preparo: 

Para fazer crepioca doce, comece por colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bata até formar uma massa homogênea. De seguida, aqueça a frigideira untada com um pouco de óleo de coco. Despeje a massa, usando uma concha, e deixe dourar. Assim que as bordas da crepioca ficarem douradas e começar desgrudando da frigideira, vire para cozinhar do outro lado. Junte a banana, feche a crepioca e retire da frigideira. Sua crepioca doce está pronta a comer! Recheie a crepioca com os seus ingredientes favoritos, como morango ou mel, e desfrute!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui