Ficar sem comer emagrece? Mitos e verdades

13

Com inúmeras dietas e alternativas de emagrecimento a todo momento sendo lançadas mundo afora, são vários os mitos e verdades que pairam no ar.

Muitas dietas prometem resultados fenomenais em um pouco espaço de tempo e muitas vezes fazem isso mesmo, porem, sem nenhuma evidencia de emagrecimento saudável, fazendo com que o seu corpo sofra consequências bem desagradáveis e deixando marcas que até mesmo nunca mais poderão ser removidas.

Contudo, ainda existem aquelas pessoas que tem duvidas quanto a uma alternativa que muitas pessoas aderem pensando que o resultado será mais eficaz que é a de ficar sem comer ou pular refeições importantes.

Pensando nesse tema foi que criamos esse artigo para mostrar à vocês se ficar sem comer emagrece, seus mitos e verdade por trás dessa atitude.

Lembre-se que o ser humano é movido por compostos que somente são encontrados em uma boa alimentação

Ficar-sem-comer-emagrece-Mitos-e-verdades-01

Nosso corpo só funciona e nós só conseguimos sobreviver se nos alimentarmos. Há anos que o nosso organismo sofreu mutações e adaptações, pois na era onde os homens das cavernas viviam na terra, os alimentos eram escassos e eles comiam somente carne. Sendo assim, conseguiam se alimentar somente quando a caça era um sucesso e quando não caçavam mesmo assim sobreviviam pelo simples fato de seus organismos terem se acostumado à isso. Contudo, com o passar dos anos, as coisas mudaram e hoje em dia nós precisamos nos alimentar para conseguir tirar desse alimento energia e nutrientes necessários para que o nosso organismo consiga executar as suas funções necessárias para a sobrevivência.

Por isso, lembre-se sempre de que é de suma importância ter uma alimentação regrada e balanceada.

Ficar sem comer emagrece? Mitos e Verdades

Eis que a pergunta feita logo acima tende a ruir quando entendemos que o jejum faz com que fiquemos muito mais indispostos e o nosso organismo tende a funcionar muito mais devagar, fazendo com isso o contrario do que queremos.

Quando não comemos o nosso corpo interpreta essa ação como um sinal de que está ocorrendo uma escassez de comida e, ficando sem comer por períodos de 4 à 6 horas por dia e em mais dias ocorre que o nosso corpo se acostuma e começa a ocorrer uma diminuição cada vez maior do metabolismo basal (energia necessária para nos manter vivos). Como consequência, a tendência é ter uma maior dificuldade de emagrecer, pois o organismo não retira energia para manter-se ativo da gordura localizada do seu corpo, mas sim de músculos, por exemplo. Algo como isso não é nenhum pouco saudável e aquilo que você queria não acaba por acontecer.

Portanto, primeiramente é de suma importância destacar que é um MITO não comer para emagrecer, pois isso não ocorre de fato.

Ficar-sem-comer-emagrece-Mitos-e-verdades-02

Para emagrecer, procure alimentar-se de forma saudável

Para que você consiga emagrecer de forma saudavelmente, ao invés de ficar sem comer, procure começar a alimentar-se de forma saudável e buscando sempre atender às dicas e recomendações dadas por nutricionistas que é a de ingerir alimentos a cada 3 horas, ou seja, procurando alimentar-se ao menos 6 vezes por dia com os mais diversos tipos de alimentos.

Busque alimentar-se de alimentos como verduras, legumes e frutas em abundância, carnes brancas e cereais em grande quantidade, carnes vermelhas de forma moderada(2 vezes por semana) e deixe para ocasiões raras a ingestão de produtos industrializados que contenham grandes quantidades de colesterol e sódio, doces e fast-foods.

Com isso você estará proporcionando ao seu corpo uma grande quantidade de benefícios e estará se prevenindo de eventuais doenças que se aproveitam de pessoas que alimentam-se de produtos não saudáveis, tais como doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórios, câncer, diabetes, hipertensão, etc.

Lembre-se de praticar exercícios

Aliando-se à bons hábitos alimentares, lembre-se sempre de seguir as recomendações e orientação de médicos, nutricionistas e educadores físicos/fisioterapeutas de, no mínimo, praticar exercícios ao menos 3 vezes por semana e por 40 minutos.

Fazendo isso você estará complementando e favorecendo o bom funcionamento do seu corpo, podendo assim ter uma potencialização dos resultados quanto ao emagrecimento .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui