Para quem está a fazer dieta para perder peso, uma ida ao supermercado pode, até inconscientemente deitar tudo a perder. Neste artigo damos algumas dicas para ir às compras sem colocar a dieta em perigo.
Índice deste artigo
Dicas para ir às compras
Não compre por impulso
Uma compra por impulso, um desejo de momento, ou até a tentação de comprar umas guloseimas para supostamente guardar em casa, podem ser o primeiro passo para acabar com uma alimentação controlada. Normalmente, os doces, bolachas e chocolates estão colocados em locais estratégicos dos supermercados, precisamente para que sejam adquiridos por impulso, o segredo é controlar a tentação.
Faça uma lista
Antes de sair para ir às compras, deve elaborar a lista dos produtos que precisa adquirir e, uma vez no supermercado deve evitar comprar seja o que for além do que faz parte da lista de compras. rocure fazer uma lista de compras com produtos variados e alimentos frescos e coloridos. Pode basear-se na roda dos alimentos, para fazer uma alimentação saudável. Evite dietas de restrição total. Mas restrinja alguns alimentos e reduza as quantidades de outros. Para ajudá-lo, pode ainda seguir algumas dicas de alimentos que ajudam a emagrecer.
Se está a fazer dieta de emagrecimento, tome nota de alguns alimentos que devem fazer parte da sua lista de compras:
- Fruta
- Legumes
- Hortaliças
- Peixe fresco (salmão, sardinha, atum, carapau, sarda…)
- Carne (frango, peru, bifes e febras, sempre magras)
- Leite magro
- Iogurtes magros
- Queijo branco
- Cereais integrais
- Arroz integral
- Massa integral
- Pão ou tostas integrais
- Azeite
- Frutos secos (nomeadamente nozes)
Coma antes de ir às compras
Outro pormenor que deve ter em atenção, é não ir às compras com fome. A fome faz com que, no momento compre qualquer coisa para se saciar, e, normalmente são adquiridos produtos pouco saudáveis e altamente calóricos, como bolos, bolachas ou chocolates.
Dê preferencia ao produtos da estação
Comprar produtos da estação é sempre mais em conta em relação ao preço e você tem a certeza de que se trata de um produto fresco, de qualidade e que não terá passado por inúmeros processos químicos.
Leia os rótulos com atenção
Leia sempre os rótulos dos produtos e tenha em especial atenção a todos os que dizem:
- light
- diet
- baixo teor de sódio
- sem adição de açúcar
Na verdade, esses produtos são não necessariamente mais benéficos para quem quer perder peso e muito menos para a nossa saúde. Muitos deles acabam por não conter açúcar, mas possuem mais sódio e até gorduras.
Alimentos in natura são sempre a melhor opção
Os alimentos in natura são os que provêm diretamente dos animais ou das plantas, ou seja que não precisam ser processados ou ultraprocessados para existirem. Por outras palavras, são alimentos que não sofrem adições de sal, açúcar gorduras e/ou outros produtos quaisquer depois de serem “retirados” das plantas ou animais.
Alimentos in natura
- folhas
- frutos
- ovos
- leite
- verduras
- legumes
- carnes
- peixes
Alimentos minimamente processados
- arroz
- feijão
- massas frescas
- farinhas
- furtos secos sem sal
- sucos de fruta sem açúcar
- etc
Alimentos processados ou ultraprocessados
- conservas (sardinha, atum..)
- compotas de fruta
- carnes salgadas e defumadas
- pão de trigo, fermento e sal
- produtos congelados
- macarrão
- sopas instantâneas
- temperos instantâneos
- biscoitos
- chocolates
- geleias
- sorvetes
- salsinhas
- etc
Se você decidir seguir sempre essas dicas para ir às compras, sua dieta não ficará comprometida e emagrecer vai ser muito mais rápido e com muito menos sacrifício.