Folha de louro: descubra os seus benefícios na sua saúde

50
Folha de louro

Será que a folha de louro é um elemento essencial que exige controle no consumo? Infelizmente, nem sempre botamos conta no uso diário que fazemos de determinados ingredientes em nossas refeições. Mas, o facto é que de uma forma inconsciente sabemos a dose limite aplicar de folha de louro enquanto estamos preparando nossas refeições. No entanto, porquê você olha sempre para a folha de louro só para temperar seus alimentos? Saiba que a folha de louro tem muitas mais funções do que, somente, temperar suas refeições. A folha de louro pode ser usada como repelente de insetos e até mesmo, como incenso natural para remover os odores que estão inundando a sua casa. Valeu?

Então, se prepare para achar os 26 benefícios da folha de louro para o bom funcionamento do seu organismo. E não se esqueça de que folha de louro é o elemento essencial que exige controle no consumo. Tenha uma excelente leitura! 

Para que serve?

A folha de louro é obtida através de uma planta denominada de loureiro. No entanto, seu nome é de Laurus nobilis no âmbito científico. Por ser tão admirada pelas pessoas na preparação de suas refeições, ela se vende em, praticamente, todo o lado, desde o supermercado a uma ervanária. Outra grande vantagem é a fácil adaptação do loureiro em seu jardim, sem necessidade de andar regando ele com grande frequência. Além de ser uma planta bonita, o loureiro tem a forte capacidade de gerar dezenas de folhas que pode extrair com facilidade e reservar em um saco de papel. O seu consumo tem variados benefícios para a nossa saúde, mas o poder da folha de louro em nossa vida é mais abrangente. Quem nunca usou folha de louro para proteger suas batatas e cebolas de mosquitos? 

O seu uso se deve ao seu elevado potencial nutritivo que apresenta forte presença de sais minerais, bem como, de vitaminas do complexo B. Além de ter funções de conservação e de tempero dos nossos alimentos, o seu consumo habitual é alimentado pela crescente procura para realização do chá de folha de louro. No entanto, nem todos nós podemos consumir este tipo de chá. Embora seja consumido sem necessidade de recomendação médica, a verdade é que o consumo de chá de folha de louro deve ser controlado. Principalmente, se o seu corpo desenvolve determinadas reações adversas. Se está a pensar em consumir este chá para resolver um determinado problema de saúde, o melhor mesmo é consultar o seu médico. Para cada tipo de problema, existem doses específicas de consumo de folha de louro e duração de consumo diferente. 

As gestantes são um dos casos de pessoas que não podem consumir chá de folha de louro. Esta proibição se deve à forte probabilidade de estar contribuindo para que tenha um aborto espontâneo. Ou permitindo o surgimento de perturbações em suas funções vitais que irão prejudicar de algum modo, a saúde do bebê. Mesmo que não esteja grávida ou amamentando seu bebê, evite cometer o erro de consumir em excesso o chá de folha de louro. Além disso, as crianças com idade inferior a 10 anos, também não devem consumir. E esqueça a ideia de que folha de louro emagrece você. Um dos benefícios da folha de louro se trata da sua ação benéfica na redução de toxinas em seu organismo. Logo, ficará com a barriga menos inchada. 

Consumo de chá de folha de louro por gestantes

No caso do uso de folha de louro como complemento no tempero de suas refeições, o importante é que não consuma a folha de louro. O objetivo é usá-la junto de seus alimentos durante o tempo em que estão cozinhando e por fim, retirá-la antes de servir. Além disso, pode usar folhas de louro como incenso natural com o intuito de remover os odores que ficam no ambiente de sua casa, logo após você e sua família consumirem a refeição. 

Relativamente à sua atuação benéfica no afastamento de bichinhos, o processo é bem simples. Só precisa de ter uma boa quantidade de folhas de louro naturais e colocar em vários sítios onde poderão surgir estes curiosos. Não precisa exagerar, sabe é só aquela forma de você dizer que o espaço é seu e que os bichinhos não devem tomar posse dos seus pertences. Basta isso para eles não pegarem em nada. Se pretende uma ação rápida e intensiva, é só partir as folhas ou colocar o pó de folhas de louro que foi feito a partir do uso de moedor. Se preferir desta forma, procure usar folha de louro seca.

A nível de simbologia, a folha de louro tem como significado a atração da prosperidade e da paz, muito dedicado para os vitoriosos que merecem ser recompensados pelo seu esforço. 

26 Benefícios da folha de louro

Embora a folha de louro seja uns dos elementos prediletos na cozinha de várias pessoas, de continentes diferentes. A verdade é que nem todo o mundo tem noção dos benefícios que a folha de louro tem para a sua saúde. Ganharam o hábito do seu uso através de sua mãe que sempre botou folha de louro no feijão e em todos seus refogados de legumes. Sabe aquele pensamento automático de que tem de usar determinado ingrediente em suas refeições, mas que nunca se questionou, a fundo, da razão pela qual o usa. Bem, o caso da folha de louro assenta, perfeitamente. Então, não perca mais tempo! Confira os 26 benefícios da folha de louro na sua saúde:

  • Contribui para a boa digestão;
  • Promove a diminuição das radicais livres que estão prejudicando a saúde da sua pele. Reduzindo a visibilidade de pele flácida em seu corpo, tal como a amora;
  • Reduz e controla a acumulação de líquidos em seu corpo;
  • Reforça as suas defesas, contribuindo para a resistência do seu sistema imunológico;
  • Previne o agravamento de inflamações;
  • Atenua dores de cabeça;
  • Diminui a intensidade dos sintomas menstruais, sendo uma boa opção para pessoas que tenham o seu fluxo menstrual irregular;
  • Fortalece sua estrutura óssea e articular;
  • Promove o bem-estar do seu sistema nervoso;
  • Contribui para a redução dos efeitos provocados por diferentes graus de ansiedade;
  • Auxilia no sono regular, combatendo as insônias;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • Estimula o bom funcionamento dos seus pulmões, promovendo uma boa respiração;
  • Auxilia na diminuição da febre;
  • Relaxa seus músculos;
  • Regula a sua flora intestinal;
  • Ajuda no bom funcionamento do coração, afastando a hipótese de desenvolver problemas cardíacos graves ou com algum grau de preocupação; 
  • Promove a boa circulação sanguínea;
  • Auxilia na redução do corrimento anormal em sua vagina, normalizando-o;
  • Combate o agravamento de infecções renais, prevenindo o aparecimento de pedras nos rins;
  • Fortalece seu cabelo, reduzindo a frequência de queda de fios de cabelo, em grande quantidade. Além disso, é capaz de remover impurezas que estão mergulhando no seu couro cabeludo, através da aplicação de óleo;
  • Contribui para a rápida cicatrização de infeções na pele;
  • Influencia na boa saúde da sua boca e lábios;
  • Promove a formação de glóbulos vermelhos no sangue;
  • Reduz as toxinas em seu organismo, permitindo que se sinta mais leve e sem barriga inchada;
  • Aumenta o seu apetite.

Como secar folha de louro

Como secar folha de louro 

A melhor forma de secar a folha de louro é fazendo um processo natural de secagem. Para isso, só precisa de colher uma certa quantidade de folhas do loureiro ou as adquirir em estado natural, no mercado. De seguida, lave muito bem as folhas de louro para remover todos os resíduos e/ou bichinhos. Corte um pedaço de cartão grosso que tenha o espaço suficiente. Se não tiver, também pode usar duas folhas vegetais com a mesma dimensão e um tecido respirável que cubra todas as folhas de louro. Agora espalhe cada folha de louro, individualmente, num espaço diferente do suporte que escolheu. Faça por não ter nenhuma folha de louro sobrepostas.

Por fim, faça por cobrir todas as folhas com o tecido respirável. Deixe secar num local seco e confortável, que não tenha exposição excessiva aos raios solares, durante 8 dias. Após ultrapassado este tempo, remexa as folhas, trocando a face de baixo de cada folha de louro para cima. Prolongue a secagem por mais 5 dias, tapando, novamente, as folhas. E estão prontas para irem para seu frasquinho!

Se lembre que o chá de folha de louro não emagrece. Existem vários mitos de que o chá de folha de louro com canela e o chá de folha de louro com limão emagrece. Mas, nenhuma destas opções comprovam o emagrecimento e os seus verdadeiros efeitos são confundidos. Então, vale se cuidar do bom jeito usando folha de louro com peso e medida. Seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui