Não fique mais à toa com os benefícios da amora

56
Benefícios da amora para a sua saúde

É daquelas pessoas que ama amoras em suas sobremesas, mas não sabe ao certo quais os seus benefícios para a saúde? Normalmente, quando pegamos em uma fruta vermelha temos tendência a achar que todas são iguais e não tomamos conta das suas próprias caraterísticas. O que nos leva a criar uma imagem global de todos as frutas que têm cor de vermelha ou seu suco vermelho. No entanto, cada uma tem seu valor, sua composição nutricional específica, suas características de produção, seu sabor e muito mais, que tornam cada fruta vermelha única e diferente das demais. Todo o mundo gosta de apreciar sucos naturais e um belo cheesecake de frutos vermelhos, mas será que sabemos mesmo os benefícios das frutas vermelhas, inclusive, dos benefícios da amora? A resposta, provavelmente, ficará meio vaga. 

Então, não fique mais à toa com os benefícios da amora! Mostre ao mundo o quanto sabe dela e você verá que seus amigos não olharão do mesmo jeito para a amora. Sabe sempre bem dar aquele ar de intelectual, sem precisar de se esforçar muito. Se cuide e boa leitura!

O que é a amora?

A amora corresponde a uma fruta de tamanho reduzido que se produz em aglomerado em vários ramos de uma planta denominada, em modo popular, de “silvas” ou “amoreira” (termo menos comum). Esta planta se reproduz com grande facilidade na terra, principalmente, em terrenos que sejam pouco ou nada cuidados. Chegando a atingir vários metros de altura e de largura, produzindo dezenas de amoras, sem um único corte ou tratamento feito por si. Além disso, você pode criar as suas próprias silvas, mesmo em sua casa num vaso de grande dimensão, conseguindo obter diversas amoras para seus doces. No entanto, as silvas amam sua liberdade e independência, então faça por cuidar pouco delas e esteja atenta ao seu desenvolvimento. Mas, o aconselhável é que a plante num local semiaberto com estacas ou um suporte fixado à terra para as silvas se desenvolverem com maior facilidade, sem dar grandes chatices. 

Se estiver interessada em plantar a silva, faça por o fazer entre os meses de outubro e março, em terra úmida e fértil. Embora seja adaptável em terrenos com características distintas, as silvas não gostam de estar em terra com escassez de água. Logo, irão demorar mais tempo do que o normal para se desenvolver e ter as suas primeiras amoras. A menos, que bote um pouco de água com regularidade. No início da plantação, você terá de ter mais cuidados para que as silvas se criem bem. Terá de andar de olho e regar as suas raízes todos os dias, sem exagerar. Para evitar o desenvolvimento de pragas em suas silvas, faça por colocar de 4 em 4 semanas, um fertilizante misturado com a terra junto ao seu tronco. Evite o uso exagerado de químicos. Faça por podar seus ramos apenas no final de novembro.

Tome cuidado com o seguinte: os pássaros amam fruta pequena e doce. Então, faça por as proteger destes amáveis gulosos. 

Mulher comendo amoras e mirtilos

Quais são os benefícios da amora?

Por mais estranho que pareça vindo de um fruto pequeno, a amora tem variados benefícios para a sua saúde. Então, o melhor mesmo é pegar em amora e apreciar cada trinca com o maior amor possível. Se é uma pessoa que gosta de desenhar, o suco de amora é ótimo para colorir seus desenhos, de forma natural, sem gastar muito dinheiro. Não perca mais tempo e confira os benefícios da amora:

  • Diminui a presença de radicais livres, promovendo uma boa aparência da pele com poucas rugas ou flacidez;
  • Reforça suas defesas;
  • Promove o bem-estar de sua garganta, acalmando sua tosse prolongada;
  • Contribui para a redução da intensidade das dores provocadas pela menstruação, bem como, atenuar os efeitos da menopausa em seu corpo; 
  • Previne o agravamento de infecções;
  • Ajuda na formação e continuidade dos glóbulos vermelhos no sangue;
  • Melhora seu humor, diminuindo as chances em ficar nervosa e/ou ansiosa demais;
  • Promove a boa digestão;
  • Contribui de forma positiva para o bom funcionamento do seu intestino, atenuando a força de invasores que pretendam destabilizar a sua flora intestinal;
  • Diminui o inchaço na barriga;
  • Ajuda a emagrecer, graças à sua ação no controle do apetite. 
  • Fortalece a sua estrutura óssea, tornando-a mais resistente face às consequências do seu envelhecimento natural;
  • Prolonga a cor natural do seu cabelo, retardando o aparecimento de cabelos brancos;
  • Enriquece as suas unhas, permitindo que não se partam com facilidade;
  • Melhora sua memória e concentração;
  • Promove o branqueamento dos seus dentes e gengivas saudáveis;
  • Combate as insônias.

Não tem como ficar indiferente, depois de verificar o tamanhão dos benefícios da amora. Vale realçar que para obter as regalias a partir do consumo de amora, não necessita de exagerar na sua quantidade. A cada dia, só precisa de consumir até metade de uma xícara de amoras. Isto porque a amora é riquíssima em fibras, sais minerais, proteínas e vitaminas. Prefira não aumentar esta dose, para não ficar com perturbações em sua flora intestinal. Entendeu? 

Chá de folha de amora

Benefícios do chá de folha de amora

Além desta forma de consumo, saiba que o chá de folha de amora também tem a maioria dos benefícios mencionados da amora. Para muitas pessoas é remédio santo quando estão sofrendo de muitas dores provocadas pela menstruação. Esta capacidade benéfica para a sua saúde está presente nos variados tipos de amoras tais como: amora miura, amora roxa, amora negra ou preta e amora silvestre.  

Se nunca preparou chá de amora caseiro, o processo é bem simples. Só necessita de ter os seguintes ingredientes: 10 folhas frescas de amora (bem lavadas), 1 litro de água e stevia q.b ou mel q.b. Leve ao fogão, em lume brando, uma panela com a água e as folhas de amora em uma ou duas bolas de chá. Quando a água começar a ferver, desligue o fogão. Agora, tape a panela, deixando a infusão acontecer durante 20 a 25 minutos. E o chá de folha de amora está pronto a beber! Se é uma pessoa gulosa, adicione adoçante stevia ou breves gotas de mel. Pode acompanhar este chá, com maravilhosos doces fit que irão ajudar você a manter a linha.  Este chá é altamente benéfico para quem pretende emagrecer.

Pode substituir as folhas frescas de amora, por folhas de amora miura desidratadas para alcançar os benefícios do chá de amora. Conhece o poder da farinha de amora em sua dieta?

Agora, não faltam motivos para deixar de lado a amora de sua alimentação diária. Aproveite ao máximo o que a vida lhe oferece de forma tão natural e simples. Se cuide, seja feliz e não fique mais à toa com os benefícios da amora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui