Melhores treinos para emagrecer

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homem e mulher a correr

Não há milagre quando falamos em perda de peso, mas praticar alguns exercícios corretamente pode ajudar muito. Com os exercícios certos, você pode acelerar o processo de emagrecimento. Descubra quais os melhores treinos para emagrecer!

Especialistas dizem que para emagrecer é preciso manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Mas não adianta trabalhar músculos de qualquer jeito. É preciso saber quais são os exercícios certos para você perder peso de maneira eficaz.

Tudo começa na verdade com uma mudança de postura, uma decisão. Tanto em relação às tarefas diárias quanto na alimentação.

Mas entre os aparelhos da academia, as aulas em grupo e outras modalidades, não é tão difícil escolher uma atividade física que dê prazer e seja ideal para perda de peso. Vamos ver alguns exercícios e aparelhos que podem ajudar muito na sua luta!

Melhores treinos para emagrecer

Elíptico

Uma ótima opção para quem frequenta a academia, promove exercícios de baixo impacto, mas pode levar à queima de até 600 calorias em apenas uma hora de atividade, em intensidade média. Segure as alças móveis do aparelho, pois isso pode elevar o gasto calórico.

Bicicleta

Andar de bicicleta pode queimar entre 400 a 1100 calorias por hora, se tornando um dos melhores exercícios para emagrecer. Seja pedalando ao ar livre ou na academia usando bicicleta ergométrica, a bicicleta é uma ótima aliada para quem quer alcançar a boa forma. 

Corrida

Quem não quer ficar dentro da academia, pode optar por correr ao ar livre. É possível perder aproximadamente 600 calorias em uma hora de corrida, por isso vale a pena incluir essa atividade na sua rotina.

HIIT

É o famoso treino intervalado de alta intensidade, prioriza a alternância entre atividades realizadas em uma intensidade alta e períodos de descanso, como o próprio nome já indica. Esse tipo de treino pode acelerar o metabolismo por até 24 horas após a prática dos exercícios, tornando a queima de calorias ainda mais possível. Nesse treino há possibilidade de fazer diferentes exercícios, assim quem pratica pode escolher as atividades que mais gosta, como corrida, natação, bicicleta, etc. 

Muay Thai

O Muay Thai ajuda a modelar o corpo pois compreende vários exercícios que trabalham diversos músculos do corpo. A prática da modalidade pode queimar entre 750 a 1000 calorias em apenas uma aula de 1 hora. É um treino que tem se tornado cada vez mais popular nas academias.

Natação

Praticar uma atividade física na água tem várias vantagens, pois além de ser agradável nadar, é um exercício bem completo, sendo possível perder entre 500 e 750 calorias em uma hora, além de aumentar o condicionamento físico.

Pular corda

Parece brincadeira de criança, mas a verdade é que esse exercício não pode ser esquecido para quem quer perder peso. É uma atividade que pode levar a queima de até 800 calorias em apenas uma hora, e por isso que muitos atletas e lutadores são vistos pulando corda sempre.

Spinning

É considerada como uma das atividades físicas mais completas. Em apenas uma sessão pode se queimar entre 500 a 800 calorias, além de outros benefícios, como fortalecer bumbum, abdômen e pernas.

Treino funcional

Essa modalidade repete de maneira mais intensa os movimentos normais do dia a dia das pessoas, e é uma das principais atividades físicas para perder peso. São feitos agachamentos, saltos, giros, corridas, sendo possível perder entre 800 a 1000 calorias em apenas uma hora. O treino ajuda também a corrigir a postura, e aumenta a estabilidade e a flexibilidade, e promove o fortalecimento e o condicionamento do corpo.

Zumba

Com apenas uma hora praticando zumba é possível perder até 800 calorias, além da diversão que a dança traz. 

zumba

Segundo especialistas, o emagrecimento, além de melhorar a eficiência cardiovascular do indivíduo, também pode proporcionar benefícios, como:

Quanto tempo de exercício por dia devo fazer para emagrecer?

A resposta não é simples, pois tudo vai depender da intensidade que você estiver praticando e também da dieta que você estiver fazendo.

Treinos de alta intensidade podem render grandes queimas calóricas em pouco tempo, e se você estiver em uma dieta saudável, a perda de peso será mais rápida.

Quem quer emagrecer deve apostar em treinos aeróbicos diários, ao contrário de quem quer ganhar massa muscular, que precisa de intervalos entre os treinos para estimular o crescimento do músculo.

As práticas de maior intensidade vão ajudar você a emagrecer mais rápido, mas é na regularidade que está a chave do sucesso nos seus resultados.

Muitas pessoas se perguntam se existe um melhor horário para praticar exercícios para emagrecer, mas isso não existe. O importante é treinar regularmente, independente do horário, sendo assim você pode encaixar um horário que seja o melhor dentro da rotina do seu dia.

A pressão de se encaixar em um padrão ou o desespero levam pessoas a adotar dietas malucas e treinar acima do seu limite, na busca pelo corpo ideal.

Mesmo assim, muitas pessoas apresentam dificuldade para emagrecer, mesmo fazendo dieta e exercícios.

A importância dos exercícios não está só no emagrecimento, mas sim na melhora da saúde de quem pratica. Por isso a prática de exercícios físicos é muito importante para o ser humano, e traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas, como:

  • Prevenção do desenvolvimento de doenças como a diabetes ou hipertensão
  • Controle de colesterol
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório e condicionamento físico
  • Ajuda no ganho de massa
  • Fortalecimento dos músculos
  • Melhora a depressão e ansiedade

Infelizmente o sedentarismo só cresceu nos últimos tempos, e com a pandemia, muitas pessoas pararam de se exercitar, ficando só em casa.

Pessoas que deixam de praticar exercícios físicos ficam mais propensas a terem infartos, AVCs, pressão alta e diabetes tipo 2.

Por isso, perder barriga e fazer exercícios não é só uma questão de estética, é uma atividade essencial que deve fazer parte do seu dia a dia. Mas é preciso respeitar seu próprio limite, e fazer um acompanhamento médico, para não correr o risco de lesões, distensões e qualquer outro problema.

flexões

Como vimos acima, há vários exercícios para emagrecer, mas a caminhada e a bicicleta são exercícios fáceis e ótimos para complementar o processo de emagrecimento.

Não há exercício melhor do que o outro, ambos possuem seus benefícios e podem se complementar. Você pode intercalar os dois, e aí fortalecer ainda mais os músculos do seu corpo.

Seja para perder a barriga, ou emagrecer o rosto, pernas ou braços, em qualquer uma das opções que demos acima, será possível atingir seu objetivo.

Mas é importante lembrar que cada pessoa manifesta uma preferência quando o assunto é realizar exercícios, seja para emagrecer, para ganhar massa muscular ou apenas melhorar a resistência e o condicionamento físico.

Não faltam opções para quem quer perder peso, e nenhum exercício sozinho faz milagre. É preciso conciliar com uma dieta e também contar com a ajuda de um preparador físico especializado.

Aumente o consumo de alimentos saudáveis, diminua frituras, troque a massa branca pela integral. Beba muita água e adote um estilo de vida realmente saudável, evitando o consumo de álcool e outras substâncias nocivas.

Com a ajuda profissional adequada, foco e responsabilidade é possível perder peso em pouco tempo e com saúde. Além disso, não esqueça de respeitar os tempos de descanso que o seu corpo necessita, mesmo treinando de forma intensa.

 

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