Treino para emagrecer em casa

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perder barriga em casa

Principalmente durante a pandemia, muitas pessoas que estavam acostumadas a praticar exercícios em academias ou na rua, tiveram que se adaptar a uma nova realidade: fazer exercícios em casa. Mas afinal, será que dá para fazer um treino para emagrecer em casa? Dá sim!

Fazendo treinos regulares em casa, e combinando com uma alimentação saudável, é muito possível emagrecer de forma saudável.

Perder peso pode ser uma jornada difícil, principalmente quando não há paciência e muitas restrições. Mas pode ser muito prazeroso acompanhar os resultados e saber que eles foram conquistados no conforto de seu lar.

Para isso, é preciso disposição para incluir novos hábitos, como a realização de exercícios, comer de forma melhor e evitar alimentos que prejudicam o emagrecimento.

Além disso, é importante se lembrar todos os dias de seu objetivo, ou seja, ter a mente totalmente focada em emagrecimento.

Lembrar desses objetivos fará com que você não se boicote e nem pule treinos. Para emagrecer em casa com exercícios é preciso lembrar de treinar e não jogar tudo para o alto na primeira oportunidade ou na primeira preguiça.

É preciso ter constância nos treinos. Crie um cronograma e siga sempre aquele horário para treinar. Disciplina é a chave do sucesso nesse caso.

Escolha horários acessíveis pois dessa forma será mais fácil manter a frequência e o estímulo para continuar treinando.

Se a ideia é emagrecer, faça treinos e exercícios que mais queimam calorias. Pular corda, por exemplo, é uma boa ideia de exercício para se fazer em casa. Se você mora em apartamento e tem pouco espaço, pode fazer exercícios nas escadas também.

Não adianta fazer exercício sem mudar os hábitos alimentares, como já informamos. Para emagrecer, é preciso comer na quantidade certa, e a frequência certa e os alimentos corretos.

Ao equilibrar essa alimentação mais saudável com exercícios que promovem alto gasto calórico, o emagrecimento será parte do resultado.

acessórios para treinar em casa

Acessórios para treino

Adquira acessórios para treinar. Além deles estimularem os exercícios, os acessórios também ajudam no emagrecimento, por meio do gasto calórico e do ganho de massa muscular. Faixas elásticas já ajudam bastante, e outros acessórios fitness podem aumentar a qualidade dos treinos.

Outro ponto importante na hora de emagrecer é beber bastante água. Não precisa beber em excesso, mas tome uma quantia balanceada de água durante o dia para evitar a retenção de líquidos e ter um emagrecimento saudável.

A verdade é uma só: você se olha no espelho e os quilos a mais estão te deixando preocupado? Esqueça dietas malucas e foque no que realmente importa: você precisa de um bom treino para emagrecer.

Para treinar sozinho é preciso muito foco, e hoje é fácil achar em sites e redes sociais informações sobre treinos, alimentação e tudo o que envolve o mundo fitness. Mas cuidado, porque a informação em excesso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Seu treino deve ter um certo nível de dificuldade. O exercício para você não pode ser muito fácil nem difícil demais, mas deve te desafiar.

Conheça seu corpo e seus limites antes de qualquer coisa.

treino em casa casal

Exercícios que podem ser feitos em casa

Jump

Como já falamos acima, investir em acessórios é importante para se motivar cada vez mais a fazer exercícios em casa. Você pode colocar uma música animada na televisão ou no celular e se aventurar no Jump! O uso desse aparelho é fácil e intuitivo, e seus pulos derretem a gordura e te ajudam a secar.

O mais legal é que é uma atividade divertida.

Corda

Já falamos como a corda pode ajudar nos exercícios em casa. Os pulos ajudam a melhorar o condicionamento físico, por isso pular corda está presente na maioria dos treinamentos para emagrecer em casa.

Se você for iniciante, pule corda por 12 minutos, e a cada um minuto pulando corda faça um minuto de descanso. Faça isso por pelo menos três vezes na semana.

Para treinar com segurança e sem distração, escolha um espaço na sua casa bastante amplo. Arraste móveis se necessário, mas fique longe de paredes e pilastras. O ambiente deve ser bem iluminado e arejado.

Polichinelo

O polichinelo é um exercício aeróbico ótimo para queima de calorias. Pode ser incluído na sua sequência de aquecimento. Seus principais benefícios são:

  •  melhora na coordenação motora
  •  elevação do trabalho cardiovascular
  • ganho de condicionamento físico

Se for iniciante, comece com 50 repetições, fazendo minutos de pausa entre os exercícios.

Quem pega mais de 100 quilos pode queimar até 16 calorias por minuto com polichinelo em casa. Quando sua forma física for melhorando repita a série até chegar a cinco repetições do treino com polichinelo.

Abdominal

Os exercícios abdominais podem ser feitos com ou sem aparelhos de ginástica. Além de aumentar a força, eles melhoram o equilíbrio corporal.

Além disso, existem vários tipos de abdominais, então seja iniciante, intermediário ou avançado, há um treino abdominal compatível com seu condicionamento físico.

O treino em casa, como qualquer outro, funciona se levado a sério. A atividade física só funciona se combinada com uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Monte seu treino e adquira acessórios para te ajudar a ter uma série profissional e assim você verá resultados rápido.

Mantenha seu foco e tire o seu plano de treino do papel o quanto antes.

Quando montar um treinamento em casa, focado em emagrecimento?

O excesso de peso é um fator de risco para a saúde e isso já é um bom motivo para as pessoas começarem a mudar seus hábitos, em busca de uma maior longevidade e uma vida mais saudável.

Fazer dieta somente já dá resultado, mas um treinamento focado no emagrecimento, quando bem aplicado, pode acelerar o processo.

O exercício proporciona um maior gasto diário, maior mobilização de gordura em consequência tanto da maior atividade do tecido adiposo durante sua execução quanto sua ativação pós-execução, provocando um aumento na taxa metabólica de repouso e possível aumento a resposta termogênica ao alimento, perda mínima de massa corporal magra, melhora da saúde emocional, retardo na diminuição de taxa metabólica basal que ocorre com as restrições alimentares e talvez controle melhor o apetite.

treinar em casa

Se a pessoa estiver praticando exercícios regulares e mesmo assim não conseguir emagrecer, deve repensar o treinamento focado no emagrecimento e redução da gordura corporal.

Tente mudar os exercícios que estão sendo feitos e aumente o grau de dificuldade. O Crossfit, exercícios intervalados e o treinamento funcional são ótimos para a perda de peso.

O importante é você gostar do exercício e praticar por prazer, não por obrigação. Assim, a perda de peso e a redução da gordura corporal vai ser uma consequência natural.

A academia é um bom lugar para praticar exercícios, mas você também pode criar uma rotina em casa ou praticar ao ar livre.

Uma caminhada, corrida, esteira, bicicleta ergométrica, dança, entre outros são exercícios que podem ser feitos dentro de casa, e você pode começar devagar.

Esses exercícios são indicados para pessoas que antes eram sedentárias, e estiverem iniciando um programa de treinamento focado no emagrecimento, pois qualquer prática de exercício vai estimular o metabolismo inicialmente. Além disso, eles são importantes para fortalecer o pulmão, o coração e ganhar resistência.

O corpo se adapta a estímulos contínuos, e consequentemente diminui a queima de gordura. 

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