Adoce seus alimentos com adoçante stevia

46
Adoçante stevia

Como inserir adoçante stevia na alimentação? Quanto mais conhecemos o mundo dos alimentos saudáveis, mais queremos botar eles em nossa alimentação diária. No entanto, antes que vá correndo comprar adoçante stevia, é importante que tenha noção de algumas questões essenciais. Sabia que precisa de consumir um pouco de açúcar porque o seu organismo necessita dele? Parece estranho, mas é bem verdade. Mesmo que diminua o consumo de açúcar, é essencial que continue se alimentando dele. Isto porque o açúcar é um alimento benéfico que contribui para a nutrição e o normal funcionamento do nosso organismo. Logo, não corte totalmente o consumo de açúcar, mesmo que queira emagrecer. Valeu?

Curiosa para saber o quanto a stevia pode ajudar a sua saúde? Então, continue lendo o artigo e depois, adoce seu paladar com adoçante stevia! Boa leitura.

Açúcar versus adoçante 

Antes de definir o adoçante stevia, é importante que saiba compreender as diferenças que caracterizam o açúcar em relação ao adoçante. Só há algumas ligações entre ambos: são provenientes da natureza e podem ser processados ou industrializados. Ou seja, o açúcar é proveniente de um elemento natural como a cana-de-açúcar e o adoçante, de extratos naturais, plantas medicinais ou de químicos, se forem produzidos de forma artificial. Sendo que no caso do açúcar, precisa de passar por um processo industrial para ficar pronto a consumir, como também, alguns casos de adoçantes. 

As diferenças começam na quantidade de calorias: o açúcar contém cerca de 3 a 4 kcal em uma grama, enquanto o adoçante tem um valor mínimo. Em termos de alimentação saudável, o adoçante é mais recomendado do que o açúcar, mas isso se deve, meramente, à quantidade de calorias e à sua vantagem de consumo reduzido para adocicar seus alimentos. Enquanto necessita de botar duas colheres de açúcar em seu café, botando adoçante só precisará de umas breves gotinhas ou gramas. Outra diferença é que no caso dos diabéticos, o açúcar refinado é prejudicial para a sua saúde, contrariamente ao adoçante que se revela uma excelente opção. Mas, não se deixe enganar e tome cuidado. Não é por o adoçante ser mais saudável que deve exagerar por muito tempo, senão tomará o mesmo efeito que o açúcar em seu organismo. Então se for artificial, bote fora essa ideia. 

Se está planejando substituir o consumo de açúcar por adoçante natural, não o faça na sua totalidade. Saiba que o consumo de adoçante natural a 100%, sem 1 grama de açúcar, pode provocar um défice nutricional. Então, faça por consumir algumas quantidades de açúcares mais saudáveis ao invés de não consumir qualquer açúcar. A melhor solução no caso dos adoçantes é a mesma da stevia. 

Planta Stevia rebaudiana

O que é o adoçante stevia?

O adoçante stevia corresponde a um adoçante 100% de origem natural extraído da planta “Stevia rebaudiana” (planta originária da América do Sul). Por ter um sabor amargo, mas posteriormente adocicado, ela possui as características ideais para adoçar seu café matinal, seus bolos e chás, ou seja, tudo o que necessita de adoçar. Outro substituto do açúcar branco que deve conhecer bem, é o mel, também ele, considerado um adoçante natural. No entanto, nem todo o mundo gosta de mel ou de qualquer outro elemento natural adoçante. Isto porque tudo o que é natural, tem o seu próprio sabor característico e na maioria das vezes, é bem intenso. As pessoas que estejam habituadas àquele sabor doce proveniente do açúcar branco, vão sentir bastante diferença em seu paladar. Logo, é só uma questão de habituação e verá que deixará de tomar conta das diferenças, ao longo do tempo. 

O adoçante stevia tal como o mel, são excelentes opções saudáveis e além disso, duram muito mais tempo. Mas como assim? Saiba que por terem um sabor mais intenso, não necessita de colocar grandes quantidades em seus chás. Basta um pouquinho para já ficar bem gostoso. Devem se estar questionando, se o preço do adoçante stevia é o mesmo ou mais caro ainda que o do açúcar refinado?  Bem, de facto o adoçante stevia é mais caro, mas é consumido é menor quantidade do que se fosse açúcar branco. Portanto, talvez valha o investimento. 

Exagero no consumo de adoçante

Se lembre de não exagerar no consumo de qualquer adoçante natural, nem mesmo artificial. Saiba que não é por ser um produto de origem natural que não vai fazer mal ao seu organismo, além do mais, para ele chegar até a você, teve de ser processado. Valeu? Segundo algumas análises de especialistas em saúde, o adoçante stevia contém calorias, mas em número reduzido. Existem pessoas que por substituírem o açúcar branco por um adoçante natural, acreditam que ele contribui para emagrecer ou reduzir o seu peso. Este facto, ainda não é bem claro. Por isso, nada de tomar uma afirmação como certa. Investigue bem, antes de optar pelo consumo de qualquer adoçante natural. Nem sempre o que é natural, emagrece.

Além disso, é considerado um adoçante natural ótimo para as pessoas que sofram de diabetes

Vantagens do adoçante de stevia

O consumo de adoçante stevia tem algumas vantagens na sua vida , mais que desvantagens, tais como:

  • Tem menos calorias que o açúcar refinado;
  • É natural e rica em nutrientes essenciais;
  • Reduz o apetite;
  • Ajuda no bem-estar da sua boca, incluindo, os dentes;
  • Melhora o seu humor;
  • Não sofre alterações quando exposto a temperaturas distintas;
  • É super doce.  

Marcas de adoçante stevia 

Nem sempre é fácil achar adoçante stevia puro, isto porque algumas marcas têm outros constituintes misturados na composição do adoçante. Embora, sejam somente aplicados para proporcionar o sabor adocicado na stevia devido ao fato de suas folhas serem amargas. O mais comum é adoçante stevia com xilitol que corresponde a um extra adoçante de origem natural. Procure adquirir um que não tenha presença de quaisquer compostos artificiais tais como: conservantes e corantes. 

O Tudo Dietas selecionou algumas marcas de adoçante stevia (pó ou líquida) que tem disponível em mercado:

  • Stevia Líquida Stevine Jasmine;
  • Adoçante 100% Stevia finn;
  • Adoçante stevia Linea;
  • Adoçante stevia Color Andina;
  • Sóstevia Lowçucar.

Substitua o consumo de adoçante artificial pelo adoçante stevia. Isto porque este é puramente natural, enquanto adoçante artificial é somente composto por químicos. Além dos mais, adoçante stevia é bom para a sua saúde e só faz mal, se exagerar no seu consumo. Se cuide!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui