O poder nutricional do arroz vermelho no bem-estar físico e mental

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Arroz vermelho

Você tem alguma ideia do poder nutricional do arroz vermelho no bem-estar físico e mental? Provavelmente, não tem bem noção do tamanho dos benefícios que o arroz vermelho tem para a sua saúde. Desde muito cedo, nos habituamos a consumir o arroz com cor branca ou amarelada, mas será que o arroz só tem esta cor? A questão é que não existe só este tipo de arroz e não só esta cor. Por vezes, achamos a cor dos alimentos tão invulgar que desconfiamos do seu verdadeiro potencial para o nosso organismo. E o arroz vermelho não deixa de ser um destes alimentos que preferimos não comprar em troca da mesma versão que estamos habituados a consumir. Mas, nossa cultura alimentar também promove esta típica escolha de alimentos. 

No entanto, com o crescente aumento de pessoas consumindo uma alimentação saudável, alguns dos alimentos menos conhecidos, tomam outro rumo nas prateleiras do supermercado. Ganhando um espaço especial na despensa de cada família. Quer ser uma destas pessoas que apostou em conhecer o poder nutricional do arroz vermelho no seu bem-estar físico e mental? Tem todos os detalhes no artigo! Tenha uma boa leitura.

O que é arroz vermelho? 

Inicialmente, o cultivo de arroz vermelho teve origem no continente asiático mais em concreto, na China. Somente mais tarde, se desenvolveu de forma gradual para outros países do continente, bem como, para fora dele. Graças à sua grande percentagem de nutrientes essenciais, o arroz vermelho representa um poderoso alimento para o normal funcionamento das nossas funções vitais. Ao contrário do preparo mais demorado do arroz selvagem, o arroz vermelho leva o mesmo tempo de cozedura do arroz comum. As únicas diferenças do arroz vermelho são o facto de ter a cor entre o vermelho e o marrom, o sabor característico intenso, maior espessura e comprimento que o arroz comum. As suas características nutricionais são muito em redor do valor elevado de fibras, ferro, proteínas e vitaminas B, superior ao arroz comum.  Sendo o seu consumo recomendado para pessoas que estão sofrendo de anemia ou excesso de peso.

Então, o arroz vermelho é integral e só faz mal que seja consumido em excesso, tal como qualquer alimento saudável. O arroz vermelho é considerado um dos tipos de arroz que as pessoas mais consomem em todo o mundo, principalmente, no continente asiático. No entanto, o arroz vermelho também é muito apreciado na gastronomia americana, tendo maior uso no país norte-americano, o México. No caso da América do Sul, é possível encontrar o arroz vermelho em alguns estados do nordeste do Brasil por serem regiões com maior consumo. Sendo que a denominação deste arroz é de arroz vermelho do nordeste. Tal como o arroz selvagem, o arroz vermelho contém pouco valor calórico. Ou seja, em apenas 15 gramas você está consumindo cerca de 35 calorias. 

Características do arroz vermelho

Outra forma de consumo deste tipo de arroz é em cápsulas de arroz vermelho fermentado. No entanto, o seu consumo não é recomendado para gestantes ou para mulheres que estejam amamentando seus filhos. Além disso, também não deve ser ingerido por crianças com idade inferior a 4 anos. 

Apesar do seu potencial nutritivo, o arroz vermelho não é fácil de encontrar. Atualmente, o arroz vermelho tem um preço variado (de marcas diferentes) que ainda não é acessível para todas as pessoas, tal como, o arroz selvagem. 

Benefícios do arroz vermelho

Cada alimento saudável que consumimos tem os seus próprios benefícios para a nossa saúde física e mental. E o arroz vermelho, não deixa de ser um deles. Então, confira os benefícios do arroz vermelho para o seu corpo:

  • Reduz e controla os níveis colesterol ruim;
  • Reforça as defesas, tornando o seu sistema imunológico mais resistente face à entrada de vírus, bactérias e fungos;
  • Contribui para a sua flora intestinal;
  • Diminui as insônias;
  • Proporciona bom humor, diminuindo as chances em se irritar com maior facilidade;
  • Promove a boa circulação de sangue;
  • Reduz a presença de toxinas que estão impedindo o normal funcionamento do seu organismo;
  • Auxilia no processo de emagrecimento – em união com outros alimentos saudáveis;
  • Controla o apetite;
  • Contribui para a formação saudável dos glóbulos vermelhos;
  • Reduz a sensação de cansaço prolongado;
  • Retarda o envelhecimento precoce da pele;
  • Fortalece seus ossos e articulações;
  • Contribui para a cicatrização de infeções graves;
  • Mantém a energia do corpo durante mais tempo;
  • Promove absorção de gordurinhas;
  • Contribui, fortemente, para a nutrição do organismo favorecendo o bom aspeto do seu cabelo e das suas unhas;
  • Atenua a intensidade dos sintomas da tensão pré-menstrual;
  • Melhora sua visão;
  • Promove o bom funcionamento do seu fígado, bem como, a recuperação de pessoas que estão sofrendo de disfunção hepática.

Como fazer arroz vermelho 

A confeção do arroz vermelho é idêntica à do arroz branco. O Tudo Dietas vai dar para você uma receita de arroz vermelho básica que também funciona com a combinação de outros alimentos na cozedura. Mas arroz vermelho combina com o quê? O arroz vermelho combina bem com alimentos tais como: alho, alcachofra, salsa, castanha-do-pará, cebola, tomate, cogumelos, pimenta-do-reino, PANCs, ovos, feijão-verde, cenoura, abobrinha, abóbora, peixe, carne e camarão. 

Como fazer arroz vermelho

Para fazer o seu arroz vermelho cozido necessita dos seguintes ingredientes: 

  • 220g de arroz vermelho – aposte na compra de arroz vermelho Camil;
  • 3 dentes de alho; 
  • Sal grosso q.b;
  • 720 ml de água; 
  • 1 cebola;
  • 3 colheres (de café) de óleo vegetal ou azeite de oliva.

Comece por cortar a cebola e o alho, aos pedaços médios. Agora, mergulhe a base de sua panela, em lume brando, com o óleo vegetal ou azeite de oliva. Adicione os pedaços de cebola e alho, deixando-os tomar um aspeto amarelado. Durante este tempo, ferva a água em um jarro elétrico ou panela em lume forte. Quando verificar que os alimentos estão no ponto da cor, bote de imediato a água fervida com todos os cuidados para não se queimar. De seguida, acrescente o arroz e uma colher (de café) cheia de sal. Se lembre que se fizer maior quantidade de arroz, terá de adaptar as restantes doses de alimentos. Mexa bem o arroz com uma colher, tampando a panela. Deixe cozer por 30 minutos em lume médio ou em brando por 40 minutos.

Verifique se o arroz está cozido após os 25 minutos. Se necessitar de mais tempo de cozedura, mas tem pouco água, bote mais um bocadinho dela fervida. Somente após isto, terá o seu arroz vermelho prontinho para consumir!

O arroz vermelho engorda, se exagerar no seu consumo diário. É possível consumir o arroz vermelho, tal como, outro tipo de arroz sem engordar. Só precisa de estar a par da quantidade diária que deve consumir e não cometer o erro de botar mais um pouco. Além disso, se lembre de incluir na sua alimentação diária, o consumo de vários alimentos saudáveis e na prática regular de exercício físico. E nada de virar obcecada no consumo de alimentos saudáveis. Se cuide e seja feliz!

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