Início Alimentação Sementes de abóbora saciam a fome e fazem bem ao organismo

Sementes de abóbora saciam a fome e fazem bem ao organismo

239
Sementes de abóbora

Alguma vez ingeriu sementes de abóbora para reduzir os enjoos em uma viagem de avião ou de ônibus? É bem estranho, mas funciona igual. Além do mais, as sementes de abóbora são bem gostosas de trincar e não precisa encher a boca para diminuir seus enjoos. Estes alimentos de tamanho reduzido são uma excelente oleaginosa altamente rica em vitaminas que promovem o emagrecimento, devido ao seu poder no controle do apetite. Assim, as sementes de abóbora saciam a fome e fazem bem ao organismo. Acredite, não tem como não gostar!

As manhãs passam muito rápido, nem dá tempo de sentir aquela vontade insaciável de comer alguma coisa. No entanto, é da parte da tarde que aparece aquela fome louca em que você só tem vontade de pegar em qualquer comida e apaziguar seu estômago. Uma verdadeira loucura!

Curiosa para descobrir como as sementes de abóbora saciam a fome e fazem bem ao organismo? Então, não deixe de ler o artigo! E boa leitura.

Benefícios das sementes de abóbora

As sementes de abóbora são denominadas de “oleaginosas” no mundo alimentício. Esse termo se deve ao seus níveis elevados de óleo e gordura provenientes do alimento de onde são extraídas, no caso das sementes de abóbora. Tal como o nome indica “sementes de abóbora”, estas sementes se desenvolvem no interior de uma abóbora e quando aberta, são removidas e reaproveitadas, de forma individual, para a alimentação. Este reaproveitamento é feito graças à sua ação benéfica no tratamento de algumas situações desagradáveis que se desenvolvem no nosso corpo. As sementes de abóbora são altamente ricas em nutrientes essenciais tais como: vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras. Sendo a função mais comum da sua utilização, na saciação da fome. 

Segundos alguns estudos, a sementinhas do bem são ricas em ômega 3 e 9 que correspondem a ácidos graxos ou ácidos gordos mono insaturados, indispensáveis para controle do colesterol ruim, bem como, na prevenção no desenvolvimento de doenças cardíacas. No caso das fibras, as sementes de abóbora contribuem em muito para o bom funcionamento do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal. São ótimas parceiras na alimentação diária de pessoas que estão praticando a dieta das fibras. Ao consumir sementes de abóbora com regularidade, é importante que beba água, sucos naturais ou bebidas saudáveis. Além disso, deve conciliar com o consumo de peças de fruta como a melancia. 

Abóbora com sementes no interior

O consumo de sementes de abóbora vai mais além do que tratar da prisão de ventre ou da vontade louca de comer. Elas também têm outras benefícios em seu organismo tais como:

  • Melhoram o seu humor;
  • Promovem o normal funcionamento de suas funções cerebrais, melhorando a sua performance na tomada de decisões;
  • Ajudam a emagrecer;
  • Aliviam as dores musculares e articulares, graças à presença de magnésio;
  • Diminuem os sintomas de depressão, nervosismo e de ansiedade;
  • Promovem o sono regular, sem interrupções noturnas (insônias);
  • Reforçam as suas defesas, tornando o seu sistema imunológico bem forte contra invasores, tais como: vírus, bactérias ou fungos. Isto porque as sementes de abóbora são ricas em zinco;
  • Contribuem para a juventude da sua pele, tornando-a mais firme;
  • Nutrem os seus fios de cabelo, deixando-os fortes e fáceis de pentear;
  • Combatem o agravamento de doenças oculares a partir da vitamina A;
  • Estabilizam os níveis de hipertensão, graças à presença de potássio;
  • Enriquecem a sua estrutura óssea, atenuando o desgaste ósseo com o passar dos anos;
  • Diminuem o estresse;
  • Atenuam os efeitos negativos da anemia, permitindo o alcance ao normal funcionamento do organismo. Através da sua ação benéfica no aumento e continuidade da formação dos glóbulos vermelhos no sangue;
  • Aliviam as dores provocadas pela menstruação;
  • Promovem a fertilidade;
  • Influenciam, positivamente, na boa digestão;
  • Combatem as infeções urinárias.

Como consumir sementes de abóbora? 

Diariamente, deve consumir até 3 colheres de sopa de sementes de abóbora em estado natural ou torradas. Para fazer mesmo em sua casa, só precisa de ter uma abóbora para retirar as sementes do seu interior. Depois de retiradas, para não desperdiçar a abóbora, pode a cortar às fatias e depois, aos pedaços, retirando as cascas. De seguida, coloque em sacos de plástico para botar no congelador. Assim conseguirá conservar os pedaços de abóbora para fazer uma bela sopa quando lhe apetecer.

Remoção das sementes do interior da abóbora

Se gosta das sementes de abóbora torradas, só precisa de as espalhar (lavadas) em uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno, previamente aquecido a 140º C. Se não tiver folha de vegetal, pode fazer diretamente no tabuleiro, no entanto você terá de estar atenta porque as sementes de abóbora irão torrar com maior rapidez. E deixe tostar no forno, cerca de 20 minutos, até ficarem bem crocantes. Pode ainda polvilhar com um pouco de adoçante stevia. Caso, seja uma pessoa bem gulosa. Por fim, deixe arrefecer e reserve num frasquinho de vidro. Estão prontinhas para consumir!

Uma outra forma de consumir as sementes de abóbora, é as triturando e misturando, por exemplo, em seus shakes de vitaminas para emagrecer, sucos naturais ou até mesmo, no iogurte que consome no lanche da tarde.

Não deixe de experimentar esta maravilhosa delícia e leve consigo em um saquinho de papel na sacola, em caso que sinta fome ou enjoos, para todo o lado onde for. Em vez de botar um comprimido, exagerar em sua alimentação ou ficar se sentindo mal, é bem mais simples pegar em sementes de abóbora. No início, você irá estranhar, mas com o hábito nem dará conta. Ainda por cima, se foram adoçadas ou salgadas. De realçar que não deve exagerar nos ingredientes extras que coloca nas sementes de abóbora. Os seus resultados são bem mais eficazes no seu estado natural ou tostadas. Olhe pela sua saúde do bom jeito e seja feliz!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui