Dieta anti-estresse: sinta-se melhor física e psicologicamente

83
Dieta anti-estresse

Sabia que existe uma dieta específica para diminuir o seu estresse? É bem verdade! Ela se denomina de “dieta anti-estresse” devido ao fato de ajudar você no controle e equilíbrio dos seus níveis de estresse, bem como, de ansiedade. Grande parte das pessoas que sofrem de estresse, acabam desenvolvendo, gradualmente, sintomas de ansiedade que levam ao constante nervosismo diário. Mas como pode uma dieta alimentar fazer com que tenha menos estresse na minha rotina? O processo é bem simples, só precisa de se alimentar de alimentos que contribuem para que tenha forças para lidar com todas as adversidades ou desafios que poderão surgir em seu dia-a-dia. Permitindo que o seu corpo não sinta fragilidade na hora de agir, muito menos, antecipe os resultados de tarefas que ainda não começou a executar. 

Muitas vezes, por pensarmos por antecipação, sofremos de maior estresse. Então, saiba que não só tem de adaptar a sua alimentação, bem como, a sua perspetiva no momento em que está executando as suas tarefas. Enquanto faz uma coisa, não pensa noutra e verá que tudo será feito com muito foco e tranquilidade, obtendo os melhores resultados possíveis e desejados. 

Curiosa por saber como aplicar a dieta anti-estresse, aquela que corresponde ao regime que proporciona o bem-estar físico e mental? Então continue lendo o artigo. E boa leitura!

Porque tenho estresse

É bem fácil desenvolver sintomas de estresse. Isto se deve ao ritmo exagerado dos dias de hoje, que cada vez mais, exigem a sua perspicácia na obtenção rápida e eficaz de respostas, que resolvem determinadas situações, principalmente, em seu trabalho. Se nós não respondermos a tempo e horas, muitas complicações virão em relação à forma como trabalhamos. Infelizmente, nem todas as empresas têm noção do tamanho da responsabilidade que botam “aos ombros” no dia-a-dia dos seus funcionários. Desvalorizando o seu valor na continuidade do seu negócio. Sabendo eles, desta responsabilidade, seus índices de estresse, aumentam, significativamente, em ambiente laboral. E não só. Não respondendo às necessidades, seu posto de trabalho pode ser colocado em causa. Basta isto, para se sentir pressionado todos os dias e se tiver uma família para sustentar, sua preocupação será maior. 

Existem muitas situações que podem aumentar o seu estresse levando à alteração constante dos seus estados emocionais, interferindo de forma negativa, na relação com as pessoas que vivem ou que estão junto de você. E sem se aperceber, acaba espalhando o seu estresse e aumentando o estresse das outras pessoas. O estresse se comporta como um vírus num grupo de amigos. Se você estiver estressada e de mau humor, as pessoas vão se fartar de ouvir bocas e ficam também mal humoradas e estressadas. Se você estiver tranquila e de sorriso rasgado, as pessoas ao seu redor vão estar repletas de boas energias. Percebeu? É isso que acontece em sua rotina. Para ter menos estresse, mude a forma como olha para seus desafios diários e se alimente de alimentos que aumentam suas defesas. Procure dedicar tempo àquilo que lhe faz bem porque existe sempre, um espacinho na agenda. Nada vale andar estressando.

Amigos descontraídos em pausa de trabalho

Não dê mais chances para o estresse alterar a forma como se alimenta. Nós sabemos o quanto o estresse provoca muita fome ou pouca fome, e só este fato pode perturbar as normais funções do nosso organismo. Levando a ter mais ou menos quilos abaixo ou acima do peso normal do nosso corpo, como também, algumas perturbações da nossa forma de estar. Os diferentes estados de estresse levam a alterações constantes em nosso metabolismo. Chegando mesmo, a provocar sintomas frequentes de cansaço, excesso de peso, dores de cabeça, bem como, queda e enfraquecimento dos fios de cabelo. No entanto, a nossa alimentação é uma das chaves para conseguirmos controlar e equilibrar nossos níveis de estresse, atraindo tranquilidade e foco em nossa rotina. Sem necessidade de olhar para o relógio, o tempo todo.

Afinal, o que é a dieta anti-estresse?

A dieta anti-estresse, não corresponde a uma dieta típica de emagrecimento. Mas sim, a um regime alimentar que ajuda a sua mente e o seu corpo a não se apoderar do estresse do seu dia-a-dia. Levando qualquer desafio, sem irritações ou frustrações. Saiba que nada vale andar resmungando, faça e bote para trás das suas costas. O que está feito, feito está. Só assim, conseguirá estar tranquila e sem pesos na consciência. Deve alimentar-se com alimentos ricos em vitamina B6. Segundo estudos, uma grande percentagem de pessoas com depressão, apresentam défice desta vitamina. Você encontra em alimentos como: arroz integral, banana, manga, agrião, abóbora, atum e leguminosas.

Relativamente à vitamina B12, encontrada em alimentos tais como: amêijoa, ostras, leite, ovos e fígado. Já a vitamina C, está na maioria das frutas e legumes que, de igual modo, têm vitaminas do complexo B. Quanto maior o desgaste físico e psicológico, maior a necessidade de ingestão de magnésio para fortalecimento do seu sistema imunológico. 

Grande parte das pessoas que sofrem de estresse têm os seguintes sintomas mais frequentes:

  • Insônias;
  • Irritação;
  • Cansaço ou sonolência;
  • Falta de concentração;
  • Mau humor;
  • Falta de apetite ou apetite exagerado;
  • Dores de cabeça e enxaquecas;
  • Impaciência;
  • Falta de atenção, de foco e de memória.

mulher dormindo

Comportamentos que ajudam a diminuir o estresse

  • Logo pela manhã, beba um café num local público e converse com as pessoas que a servem – evite cometer excessos na ingestão de qualquer alimento calórico;
  • Compre flores e coloque em uma jarra em sua casa onde costuma tomar as suas refeições;
  • Pratique um sono regular;
  • Beba com moderação, líquidos saudáveis como água, sucos ou batidos naturais;
  • Dedique uns minutos do seu dia para fazer algo que gosta e que a tranquilize – se é uma pessoa com muitas responsabilidades, o melhor é bem cedo dedicar um tempo para si;
  • Ouça música positiva;
  • Abrace os seus familiares, logo quando estão indo para o trabalho ou escola. Bem como, quando chegam a sua casa;
  • Vista peças de roupa que gosta;
  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Dedique 10 ou mais minutos do seu dia, para conversar com uma amiga ou amigo, por exemplo em uma pausa de trabalho;
  • Faça um planejamento prévio de todas as tarefas a executar no dia seguinte em sua agenda digital, bem como, na agenda escrita à mão. Estabeleça metas que tem de atingir e o grau de prioridade na execução das ações. Se não conseguir atingir algumas das metas pré-definidas, não estresse. Adapte e inclua nas tarefas no dia seguinte. Seja no fundo, organizado sem tirar mão do seu descanso e de momentos agradáveis para o seu bem-estar físico e mental;
  • Evite conflitos ou discussões. Procure por falar, calmamente, sobre o que está motivando a discussão, partilhando ideias e soluções para o bem de todos;
  • Aceite que tem dias bons e leve os dias maus, como um desafio para ser melhor ainda;
  • Não alimente pensamentos negativos. Se centre no lado bom das coisas;
  • Largue tudo o que não contribui para a sua verdadeira felicidade;
  • Desafie os seus medos e receios;
  • Avance na experimentação e concretização de sonhos. E ajude outras pessoas a concretizar os seus sonhos;
  • E muito mais.

Para não ter tanto estresse, só precisa de se alimentar bem, se hidratar e ter uma vida tranquila tendo um peso saudável. Basta que equilibre tudo em sua vida. Se cuide com amor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui