O maracujá é uma fruta muito conhecida por todos por causa do seu efeito calmante, mas você sabia que os seus benefícios vão muito mais além desses?
Índice deste artigo
Benefícios do maracujá
O maracujazeiro, como é conhecido o pé de maracujá traz inúmeros benefícios ao organismo, cada parte da planta é aproveitável, ou seja, pode ser consumida e possui propriedades diferenciadas. Além do sabor azedo característico que a fruta tem, ela também carrega propriedades nutricionais, é um excelente antioxidante e possui pouquíssimas calorias. O maracujá também é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Também é rico em vitamina C e vitamina A, também é rico em fibra solúvel.
Como aproveitar o maracujá?
Provavelmente você até hoje só tenha consumido a poupa do maracujá, mas saiba que a fruta toda pode ser aproveitada, como por exemplo, a casca evita que a insulina sofra picos, que são muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda auxilia no emagrecimento.
A semente
essa parte da fruta possui um óleo rico em ácidos graxos, utilizado em cosméticos e também pode ser usado na cozinha. O seu uso nos cosméticos se dá graças a sua ação emoliente e antioxidante.
As folhas
É nas folhas do maracujazeiro que se encontra maior concentração do efeito calmante. Usada para fazer chá. Também pode ser usado em receitas de doces e suco.
Casaca
Rica em pectina, uma fibra especial que tem o poder de eliminar do organismo as gorduras. Consumida em forma de farinha.
Curiosidades sobre o maracujá
Você sabia que existe cerca de 200 espécies nativas de maracujá e que algumas delas, após estudos realizados por pesquisadores, combatem o diabetes, enxaquecas, problemas cardíacos, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e também a obesidade que é um mal que afeta grande parte da população mundial.