Porções de alimentos recomendados por dia para manter o peso

33

Geralmente os exageros nas porções na hora de servir o prato são comuns, principalmente quando frequentamos restaurantes com buffet a quilo, não é mesmo, meninas?

O que mais chama a atenção são os alimentos, que normalmente, não consumimos em casa aqueles mais calóricos como as massas, frituras, molhos muito calóricos, entre outros. Mas o que fazer para servir o prato de acordo e não sair da dieta? É muito simples, você deverá fazer as escolhas certas e trocas que beneficiarão seu organismo como um todo. Quando falo em diminuir as porções me refiro em fazer substituições saudáveis e não restrições.

Veja como fazer as substituições da maneira certa

Cada porção é calculada pela caloria dos alimentos, ou seja, pela quantidade de energia que eles oferecem ao corpo. É importante saber que para cada um dos 8 grupos nutricionais que existem há uma quantidade de calorias que determina uma porção. Esse cálculo equivale a uma dieta de 2000 calorias por dia. Veja as dica!

Cereais, raízes, batatas e massas

Esse grupo é o dos carboidratos e á a base do cardápio em média 50% do total, pois são eles que proporcionam força, energia e saciedade para enfrentar a rotina do dia a da, a sua falta no organismo pode provocar tontura, fraqueza e fome. Prefira as opções integrais, pois são menos calóricos e possuem fibras importantes para o funcionamento do intestino. O ideal é 6 porções.

Frutas e sucos 

São fontes de proteína vegetal, vitaminas, minerais e fibras. Deixa-los fora do cardápio pode proporcionar problemas intestinais e deficiência de nutrientes, além de serem menos calóricas do que os doces. De preferência as frutas vermelhas, pois elas possuem mais antioxidantes. O ideal é 3 porções.

Legumes e verduras

Contém proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Não consumi-los potencializa os riscos de doenças intestinais e a deficiência de nutrientes indispensáveis para ter boa saúde.

Leite e derivados

Prefira os leites desnatados e queijo branco, são opções menos calóricas. Esses alimentos  são grande fonte de proteína animal e cálcio indispensáveis para a formação dos ossos. O ideal é 3 porções.

Feijão e sementes

Alimentos ricos em proteínas que devem ser permanentes, ou seja, devem estar sempre presentes na alimentação. São menos calóricos e promovem maior saciedade e energia. O ideal é uma porção.

Veja como fazer as substituições da maneira certa

Carnes e ovos

Fontes de proteínas animal e indispensáveis no cardápio de idosos, grávidas e crianças. O ideal é consumir um pedaço de carne do tamanho da palma da mão que equivale a uma porção.

Açúcares e doces

Apesar de serem muito calóricos, são importantes para a dieta. Ficar sem consumi-los por longo período pode provocar mudanças de humor. Consuma meia porção.

Óleos e gorduras

Ajudam no sistema digestivo e na absorção das vitaminas A, D e K e algumas versões possuem antioxidantes. Use como tempero em saladas e não para fazer frituras. Uma porção é o ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui