Se está sentindo fraca e não sabe o porquê? Provavelmente, o seu sistema imunitário está precisando de ser reforçado com urgência. Saiba que o seu corpo dá sinais de que algo não está indo bem com ele. E esta é uma boa maneira de pedir socorro no combate à sua baixa imunidade. No entanto, não é fácil entender, de forma direta, que necessita de aumentar a sua imunidade do corpo. Você pensa logo que deve estar precisando de açúcar para recuperar as forças e pega logo, no copo de água para botar ele. Mas, o açúcar não vai aumentar a sua imunidade e vai continuar a sentir mais sintomas. Mas o que me leva a dizer que estou com fraca imunidade? Quer saber como identificar a baixa imunidade e como aumentar a imunidade e a estabilidade do seu sistema imunitário? Então continue lendo para obter todas as respostas para as suas dúvidas! E boa leitura!
Índice deste artigo
Significado de imunidade baixa
Primeiro, vou explicar para você o que é o sistema imunitário e o que significa quando tem imunidade. Para começar, o sistema imunitário ou imunológico corresponde ao escudo biológico de proteção do seu corpo. Este escudo invisível permite que o seu corpo combate, eficazmente, contra os inimigos minúsculos que invadem o seu organismo. Estes bandidos podem ser, vírus, parasitas, células de câncer, fungos, bactérias, entre outros. Eles não entram no seu organismo com boa intenção, preferindo desequilibrar as suas defesas e deixar você doente, de várias formas. Logo, quando você tem imunidade significa que o material do seu escudo é resistente contra as espadas, ou seja, que as defesas do seu sistema imunitário têm capacidade para destruir os invasores. Assim, eles não conseguirão derrubar você.
Quando o seu sistema imunitário está forte, você se apercebe que está mais alegre e não sente cansaço extremo. Então a baixa imunidade significa que você está ficando doente porque o material do seu escudo está precisando de ser reforçado. Ou seja, as defesas do seu sistema imunitário estão fracas e não têm capacidade suficiente para combater contra todos os invasores. O que é vai acontecer? Muitos destes seres, vão conseguir contaminar o seu organismo, deixando você enfraquecida. Por outras palavras, doente de algum jeito.
Por norma, você repara que não está bem porque tem sintomas que não são habituais da sua forma de estar comum. Existem várias pessoas que, infelizmente, sofrem de enxaquecas diárias. E em nada tem haver com o seu sistema imunológico. Então, repare só no comportamento do seu corpo. Em algum momento, ele vai mostrar para você que não está funcionando do bom jeito.
Fatores que provocam a baixa imunidade
Existem vários fatores que podem contribuir para que você apresente baixa imunidade no seu corpo. Tais como:
- Quantidade insuficiente de nutrientes no seu organismo;
- Peso anormal (peso a mais ou a menos do normal de acordo com as suas características corporais);
- Ansiedade;
- Insônias;
- Stresse;
- Exposição insuficiente aos raios solares ou exposição exagerada ao sol;
- Falta de atividade física ou excessiva prática de exercícios físicos;
- Idade;
- Consumo de bebidas refrigeradas ou alcoólicas;
- Toma diária e exagerada de medicamentos;
- Consumo de tabaco;
- Falta de vitaminas;
- Doenças virais;
- Doenças cancerígenas;
- Entre outros.
Sintomas da baixa imunidade
- Sonolência;
- Fraqueza;
- Músculos doridos;
- Quebras de tensão;
- Impaciência;
- Irritação constante;
- Desmotivação;
- Fios de cabelo quebradiços;
- Cor pálida da pele;
- Enfraquecimento das unhas;
- Micose;
- Anemia;
- Herpes;
- Transpiração excessiva;
- Olhos secos;
- Dores de cabeça;
- Pontas dos dedos dos pés e mãos frios;
- Otites;
- Entre outros.
13 Alimentos que aumentam a imunidade
Existem vários alimentos que contribuem para aumentar a sua imunidade, tornando-a mais resistente no combate aos invasores no seu corpo. Vou indicar para você, 13 exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes que promovem a imunidade no seu sistema imunitário. Estes alimentos são os seguintes:
- Frutos secos – aposte no consumo de cajus, amêndoas e amendoins naturais. Não consuma frutos secos que tenham adição de açúcar ou de sal.
- Laranja ou tangerinas – são armas poderosas de vitaminas;
- Spirulina;
- Morango;
- Óleo de coco;
- Cenoura;
- Alho – é um maravilhoso anti-inflamatório natural;
- Tomate;
- Batata-doce;
- Carne de vaca;
- Brócolis;
- Melancia;
- Ovo.
Dicas para aumentar a sua imunidade
Para aumentar a imunidade, necessita de praticar algumas soluções extras que contribuem para o fortalecimento do seu sistema imunitário. Lembre-se que além de necessitar praticar uma alimentação equilibrada, necessita de adotar hábitos que promovam o seu bem-estar físico e mental. Ou seja, se você pretende recuperar as suas forças, necessita de largar a preguiça e lutar contra o que o seu corpo está dizendo para fazer. Então, nesse combate doloroso necessita de executar ações que estimulem, positivamente, os seus sentidos corporais. No início, é normal que sinta muitas dificuldades, mas continue caminhando para a realização da ação que prometeu executar. Não faça a vontade daquilo que o seu corpo pede. Se ele quer preguiçar, você sai à rua e vai caminhar. Faz só o aposto e lute pela sua saúde.
Vou dar para você algumas dicas de ações que irão influenciar positivamente na sua recuperação. Depois, é só aplicar e se deixar levar. Pode continuar a praticar, mesmo que se sinta bem. Você, neste momento, só precisa de estabilizar. Então bote uma olhadinha nas seguintes dicas:
- Inscreva-se em aulas de jump numa academia ou faça caminhadas matinais;
- Beba o seu café enquanto apanha uns raios de sol;
- Faça jardinagem;
- Beba água de 3 em 3 horas. Pode optar pelo consumo de chás ou sucos naturais, em estado quente ou frio;
- Leve um pedaço de fruta para os seus lanches diários;
- Converse com as pessoas que gosta;
- Durma as horas suficientes de sono. Faça por definir uma hora de levantar e uma hora de deitar com base nas horas necessárias para você estar em forma, no dia seguinte;
- Tome suplementação de vitaminas. Para isso, consulte o seu nutricionista ou médico para melhor definir a sua dosagem e duração de tempo da toma necessária;
- Evite comer, várias vezes ao dia, alimentos que tenham muitas calorias.
- Mantenha uma higiene diária do seu corpo. Procure lavar as mãos, algumas vezes ao dia.
Agora não faltam soluções para acabar com a sua baixa imunidade. Lute por si e combate a sua baixa imunidade com todas as forças!