Como escolher os melhores alimentos em conserva

237
Alimentos em conservas

Sabia que existem inúmeros benefícios no consumo de alimentos em conserva? Acredite, é bem verdade! Estes alimentos conservados são riquíssimos em propriedades que permitem nutrir o seu corpo, e ao mesmo tempo, são ideais para levar consigo nas suas viagens. No entanto, é sempre difícil saber quais os alimentos em conserva que encaixam, adequadamente, neste perfil nutricional.

Hoje, é muito comum as pessoas fazerem as suas conservas caseirinhas, deixando os seus alimentos conservados, sem adição de conservantes ou outros tipos de produtos prejudiciais para a saúde. Embora, grande parte das pessoas, prefira adquirir os seus alimentos conservados no mercado que são, por norma, menos saudáveis e com reduzida quantidade de nutrientes essenciais. Daí que não associe as conservas na sua alimentação saudável, mas saiba que, os especialistas em nutrição recomendam, vivamente, os alimentos em conserva pela sua componente nutricional. Mas, o seu consumo deve ser cauteloso. 

Você quer aprender como escolher os melhores alimentos em conserva? Então bote uma olhadinha no artigo!

Alimentos em conserva: curiosidades 

Existem várias curiosidades acerca da composição das conservas relativamente aos seus benefícios para a saúde. Então, saiba que os alimentos conservados têm a mesma qualidade que os alimentos que você compra a granel. Isto porque os alimentos em conserva de compra, são esterilizados do mesmo jeito que você faz em casa. Se você nunca fez a esterilização de alimentos para conservar, saiba que o processo é bem simples. Mais abaixo do artigo, vou dar um exemplo de como fazer a sua conserva caseira. No caso dos alimentos em conserva, eles realizam o mesmo processo, mas numa lata e depois no final, é adicionado um pouco de sal e água até cobrir o alimento por inteiro. O mesmo deve fazer em sua casa.

Pode parecer estranho, mas você ao cozer os seus alimentos para as suas refeições está a realizar o mesmo efeito que esterilizar o alimento em conserva, quando coloca o frasco em banho-maria. Em ambos os casos, para que a conservação ocorra do bom jeito, no final da esterilização, devem ser bem selados para não haver entradas de ar. Fazendo com que não haja proliferação de bactérias e consequentemente, uma conserva estragada. No caso das conservas caseiras, é importante que o frasco onde vai colocar o alimento esteja esterilizado para não permitir a criação de microrganismos prejudiciais para a sua saúde. Prevenindo futuras intoxicações alimentares.

Outra curiosidade, é o facto de acharmos que os alimentos em conserva vêm com resíduos prejudiciais, devido à sua longa estadia na lata fechada. No entanto, saiba que a maioria dos produtores de alimentos em conserva, envernizam o interior da lata para não haver contaminação no produto conservado. Em alguns casos, a validade das conservas vai de 4 a 5 anos. Maravilhoso para quem quer viajar e explorar o mundo ou simplesmente, para aqueles momentos em que não apetece cozinhar. Além do mais, é ótimo para a saúde dos seus dentes e previne a depressão. 

Como fazer alimentos em conserva caseiros 

Para você fazer os seus alimentos em conserva caseiros, siga as seguintes indicações:

  • Comece por cortar o seu legume aos pedaços médios e verta para uma panela;
  • Leve a panela ao lume e cozinhe os pedaços em água, até ficarem molinhos (cozidos). Coloque o temporizador por cerca de 10 a 15 minutos. Não deve exceder os 15 minutos. Vá mexendo os pedaços e verificando a cozedura porque, por vezes, pode nem chegar aos 10 minutos. Fique atenta. Pode optar por deixar os legumes inteiros se forem de tamanho reduzido.
  • Faça a gosto a testagem da quantidade de azeite, vinagre e ervas secas aromáticas no frasco onde pretende realizar a conservação;
  • Após o teste, verta a mistura que está no frasco, para uma panela, fervendo-a por breves segundos. Limpe o frasco;
  • Com ajuda de um coador, coe os pedaços de legume e coloque-os no frasco de conservação. Tire a mistura do lume e verta-a sobre os pedaços de legumes no frasco. Tape o frasco adequadamente de forma a não ter entradas de ar. Deixe repousar por mais um dia. E está pronto!

Uma boa sugestão que tenho para você, é que faça misturas de vários legumes e vegetais para ter conservas com sabores muito diversificados. Os alimentos em conserva mais utilizados são as conservas de cebola, batata, pimento, pepino, cenoura, curgete (abobrinha), abóbora, ervilhas, alho, limão, laranja, beterraba, gengibre e berinjela. Deve colocar os frascos de conservas em locais frescos e que tenham umidade.

Alimentos em conservas

Quais são os alimentos em conserva que devo evitar?

Você deve evitar os alimentos em conserva que estão mergulhados em óleo, devido ao seu alto teor de gorduras prejudiciais para a sua saúde. As mais aconselhadas para a nutrição do seu organismo, são as conservas em água, uma vez que, a conservação ocorre através das calorias dos alimentos. Outra boa opção, é as conservas em azeite de oliva. No entanto, lembre-se que também deve ter atenção, que não deve exagerar no consumo de quaisquer alimentos em conserva. Devido ao facto de terem algumas quantidades de sal que poderão prejudicar a sua saúde cardiovascular. E no caso, das frutas em conserva, o açúcar. 

Como escolher o melhor alimento em conserva? 

Para você escolher, adequadamente, o melhor alimento em conserva no mercado deve começar por compreender os códigos alimentícios, presentes no rótulo da conserva. Deve optar por alimentos em conserva mergulhados em água que tenham pouca quantidade de sal ou de açúcar. Além disso, observe o local onde estão expostas as latas de conserva. Caso verifique humidade ou fontes de calor, não compre essas conservas. No entanto, o preferível no caso dos legumes, é comprar alimentos conservados em frascos de vidro para visualizar o seu interior. Como também, procure por consumir conservas com baixa quantidade de conservantes e de corantes.

Vale informar que por norma, os alimentos em conserva contêm sódio que é uma substância usada para promover a intensificação do sabor e prolongar a validade do produto. Deve ter em atenção o seu consumo porque ele está presente no sal, que em grande quantidades consumidas, pode provocar o aumento da sua pressão arterial. 

Fica a sugestão: opte por consumir alimentos em conserva caseiro porque contêm menos quantidade de sódio e não contêm quaisquer aditivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui