Início Alimentação Diminuir o apetite: dicas para diminuir a fome na hora do almoço

Diminuir o apetite: dicas para diminuir a fome na hora do almoço

191
alimentos termogênicos

Como diminuir o apetite na hora do almoço? Esta questão costuma ser uma das grandes preocupações na hora de comer da maioria das pessoas que pretendem emagrecer. Você quer diminuir o seu apetite, mas sem abrir mão de nenhuma de suas refeições, no entanto, só consegue saciar a sua fome comendo bem. Então como diminuir o seu apetite, comer bem e emagrecer, ao mesmo tempo? Parece tarefa difícil, mas basta, apenas, aplicar alguns truques em seu dia-a-dia. Comece por responder à questão: porque estou tendo fome? Saiba que o seu apetite se deve ao facto de você ter passado muito tempo sem ingerir qualquer tipo de alimento. Como também, poderá não ter consumido o suficiente para diminuir a sua fome em uma refeição principal ou até num dos lanches diários. Não há melhor dica para diminuir o seu apetite, aplicando disciplina à sua alimentação diária. Valeu?

Então continue lendo o artigo para conseguir, finalmente, diminuir o apetite aplicando algumas dicas para diminuir a fome na hora do almoço. E boa leitura!

Investir no café da manhã

Como assim, tomar café ajuda a diminuir o apetite? É bem verdade! Por vários motivos, o café da manhã é um excelente alimento que nos fornece energia para “acordar” o metabolismo. Se você ingerir café em seu pequeno almoço ou até mesmo no seu lanche matinal, conseguirá diminuir a sua fome e ter energia ao mesmo tempo. Mas o café engorda? Não, o que engorda é a quantidade de açúcar ou de adoçante que coloca em seu café da manhã. Para evitar que consuma café em excesso na hora do lanche, o melhor é investir no café logo pela manhã, após acordar. Se você não tem este hábito, siga algumas dicas que ajudarão você a aplicar o café da manhã em sua rotina diária. 

Antes de aplicar o café da manhã, é importante que tenha uma alimentação leve no jantar do dia anterior, para não provocar perturbações no funcionamento saudável do seu organismo. E faça por consumir as suas refeições e lanches diários sempre no mesmo período de tempo, a cada dia. Se é uma das pessoas que não tem o hábito de consumir café da manhã, comece aos poucos, introduzindo um iogurte natural com 0% de gordura ou uma peça de fruta. Passadas 3 horas, consuma o seu café da manhã com 2 fatias de pão integral. Se preferir café com leite, pode adicionar. Para as pessoas mais gulosas que gostam de café da manhã doce, substitua o açúcar por breves gotas de mel. No início, você irá estranhar, mas com o tempo, tomará o hábito. 

De salientar que para diminuir o apetite não é preciso comer muitos alimentos. Só necessita de comer o suficiente para recuperar parte das energias que já gastou no seu trabalho ou afazeres. Outra questão fundamental, é você dormir o número de horas suficientes para estar a 100% no dia seguinte. Evite, ao máximo, situações de estresse. Afaste da sua vista, os alimentos calóricos que só acrescentam gorduras indesejadas ao seu corpo e não lhe dão energia suficiente para o seu dia-a-dia.

O lanche intermediário ajuda a diminuir o apetite 

Esse lanche não pode ser evitado. Comer de 3 em 3 horas é fundamental para emagrecermos. Quando ficamos longos períodos em jejum, nosso organismo vai buscar nos músculos a energia necessária para realizar tarefas vitais. Dessa forma, diminuiremos o índice de massa magra. O que é péssimo para quem quer emagrecer porque acaba queimando massa magra e não absorvendo energia a manutenção saudável do organismo. Quanto mais massa magra possuir em sua composição, mais energia gasta, mesmo em repouso.

Uma boa opção para o seu lanche intermediário é o consumo de um alimento termogênico junto com um alimento de baixo índice glicêmico. Isto porque os alimentos termogênicos, permitem aumentar o gasto de calorias no organismo durante o processo de digestão. Pode inserir alimentos termogênicos tais como: pimenta vermelha, canela, nozes, gengibre, chá de hibisco, chá verde, sementes de cominho, sementes de aveia, banana, ovo, sementes de linhaça, entre outros. Faça por ingerir gorduras boas para o bom funcionamento do seu organismo, perdendo peso em simultâneo.

Pao integral de aveia

No caso dos alimentos de baixo índice glicêmico, liberam açúcar em menor quantidade no sangue. Enquanto, que os alimentos de alto índice glicêmico são digeridos de forma rápida provocando a liberação de maior quantidade de insulina, para normalizar a glicemia sanguínea. Quando seus níveis de açúcar estão elevados, excessivamente, vão originar maior vontade em armazenar gordura, fazendo com que tenha uns quilos a mais. Os alimentos IG proporcionam uma sensação de saciedade mais duradoura devido ao facto de serem ricos em fibras e energia que ajudarão no bom funcionamento do seu intestino. Permitindo que fique bem disposta e com a vontade de comer de forma equilibrada, não cometendo exageros no seu almoço. 

Mais importante que tudo, é que não desista de proceder ao consumo de uma alimentação equilibrada rica em nutrientes, de 3 em 3 horas para evitar a todo o custo, perturbações no seu organismo. Além disso, acrescente práticas saudáveis para equilibrar a sua mente e corpo. Não vale se alimentar de alimentos saudáveis se não complementar com exercícios físicos que ajudem a emagrecer você. Deve apostar ainda em práticas que libertem a sua mente dos problemas diários. Por que não apostar no ioga?

Alguns dos alimentos que apresentam até 55 de baixo índice glicêmico, são os seguintes:

  • Cenoura crua (16);
  • Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20);
  • Lentilhas (38);
  • Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39);
  • Batata-doce e feijão-manteiga (44);
  • Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48);
  • Maçã (52);
  • Aveia (55);
  • Amendoim (21);
  • Entre outros.

Beba bastante água (subtítulo)

Durante todo dia deve beber, no mínimo, 2 litros de água. O líquido fará com que você coma menos em todas as refeições, não somente na hora do almoço. Beba 1 copo de água, meia hora antes do almoço. Se você não tem o hábito de beber água, faça por levar uma garrafinha com água ou chá para todo o lugar onde for. 

Horários fixos para as refeições 

Se você educa seu corpo se alimentando em horários pré-definidos para as refeições, seu apetite jamais sai do controle. Chegando perto da hora de se alimentar, a fome aparece de leve e os exageros não encontram justificativas. Por mais gostosos que sejam os pratos, você come na sua medida. Ou seja, não opte pela segunda dose.

Comer devagar ajuda a diminuir o apetite 

Coma devagar e mastigue o máximo de vezes que conseguir. Para o cérebro receber a mensagem de que estamos satisfeitos leva cerca de 20 minutos, então coma devagar. Além de ingerirmos menos alimentos, os nutrientes serão mais bem absorvidos pelo organismo, alimentos que não foram triturados adequadamente são mal aproveitados.

Salada no almoço

Comece sempre o almoço pela salada

Além da salada conter baixas calorias, ela preenche o espaço do estômago devido à presença forte de fibras. Aposte em hortaliças tais como acelga, alcachofra, alface e rúcula para fazer a sua salada. As fibras são responsáveis pela sensação de saciedade. Quanto maior for a quantidade de fibras ingeridas mais saciada você se sentirá. Desta forma, evitará exageros nas próximas refeições ou lanches.

Durma as horas de sono necessárias 

Basta dormir poucas horas ou demasiadas horas para descontrolar o funcionamento normal do seu organismo. Faça por estipular e afixar na sua rotina diária, uma hora de levantar e uma hora de deitar. Esta dica, é uma das necessidades importantíssimas para a perda de peso, sem perturbações no organismo. Mas, nem sempre dormimos o tempo desejado como pretendemos. Por norma, isso acontece porque não temos a nossa vida bem organizada. Faça por determinar no dia anterior, o conjunto de tarefas que terá de cumprir no dia seguinte. Só com muito foco e organização é que conseguirá perder peso, encaixando a concretização desejada de todas as suas ações diárias. E verá que conseguirá tempo para usufruir de pequenos momentos de descontração para si e para os seus. 

Outra situação, aliada ao tempo de sono insuficiente, é o tempo exagerado e descontrolado que se dedica a ver televisão e em seu celular. Dê prioridade à hora de deitar e durma logo que pousar a cabeça na almofada. Não pegue no celular ou no comando da televisão! Além disso, use roupas práticas que não tornem as suas posições corporais desconfortáveis que levam você a mexer o tempo todo. Procure dormir entre 7 e 9 horas, isto no caso dos adultos. Se tiver filhos bem novinhos, as horas de sono são superiores. 

Pitada de canela em seus lanches 

Um dos alimentos que mais contribuem para a diminuição do seu apetite é a canela. Para isso, basta acrescentar umas pitadas de canela em seus pedaços de fruta ou panquecas saudáveis. Pode também, misturar um pau de canela em seus chás gelados. 

Evite pratos grandes 

Quanto maior for o seu prato, mais vai querer preencher o “espaço vazio”. Logo, vai estar adicionando mais doses de alimentos porque os seus olhos comunicam que tem pouca comida em seu prato. A isso se chama efeito de ilusão de prato grande. Então, para evitar esta ação inconsciente, opte por consumir as refeições em pratos médios ou pequenos que suportem devidamente a dose normal de refeição. Saiba que não necessita de comer muito para ficar saciada. 

Sopa quente no jantar

Para evitar que o seu estômago fique pesado no final do jantar, faça por consumir um bom prato de sopa quente em vez de outras refeições. Ou adicione uma tigela de sopa com uma refeição leve, na qual metade dela é preenchida por salada. Isto trará conforto ao seu estômago no processo de digestão. Faça por dar tempo à digestão e somente mais tarde, pode dormir. Esta também é uma das condições para não ter a barriga inchada e a presença de gases no seu organismo. 

Aplicando todas estas dicas, você conseguirá diminuir o apetite na hora do almoço. Verá que como tudo na vida, só precisa de estar atenta e mudar alguns dos seus hábitos diários para alcançar o que deseja. Se cuide com amor!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui