Dieta Dukan: a dieta que dá prioridade às gorduras e proteínas

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gorduras e proteínas na Dieta Dukan

Emagrecendo comendo grandes quantidades de gorduras e proteínas? Isso é impossível! Bem, saiba que é possível emagrecer fazendo dieta dukan. A dieta que obriga você a restringir a sua alimentação, dando prioridade ao consumo de gorduras e proteínas. Mas como assim? Se você quer emagrecer e ao mesmo tempo, dar resistência aos seus músculos, a dieta dukan é uma boa opção. Logo, você está à vontade para se alimentar de gorduras, no entanto, saiba que a dieta dukan está dividida em quatro fases ou partes distintas. Cada uma destas fases, corresponde a um período de tempo em que você terá de consumir determinadas quantidades de alimentos específicos, em diferentes momentos, ao longo de cada dia. Isso implica que esteja a par de todas as noções necessárias para efetuar, adequadamente, a dieta dukan. Se você não segue a dieta dukan passo a passo, poderá não atingir os efeitos desejados no seu corpo. Valeu?

Quer saber como fazer dieta dukan? Então bote uma olhadela no artigo e tome nota de todos os pormenores. Se cuide!

 

O que é a Dieta Dukan?

A Dieta Dukan corresponde a uma dieta restritiva que permite você emagrecer de forma rápida e em pouco tempo. Uma das mais valias da dieta dukan, é que você não bota fora da sua alimentação para emagrecer, os alimentos com alto teor de gorduras e de proteínas. Sendo que, são estes os alimentos que a dieta dukan dá prioridade, ao contrário de muitas dietas com restrições alimentares. Segundo o autor francês da dieta dukan, o Dr. Pierre Dukan nos diz que praticar a dieta dukan permite que você emagreça quilos em apenas 7 dias. Além disso, esta dieta é adaptável à quantidade de quilos que a pessoa pretende perder. Logo, os resultados acontecem de acordo com o objetivo de emagrecimento de cada pessoa.  

Embora permita que você perca peso em poucos dias, é de salientar que por se tratar de uma dieta restritiva, o desfrute do emagrecimento pode ser temporário. Para evitar que você volte a engordar, é importante praticar uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Só conseguirá manter o peso ideal, através destes dois fatores essenciais, mesmo fazendo antes, dieta dukan.

A dieta dukan está dividida em 4 fases de alimentação:

  1. Fase de ataque;
  2. Fase de cruzeiro;
  3. Fase de consolidação;
  4. Fase de estabilização. 

Na dieta dukan, a fase de ataque corresponde ao período de tempo de dieta em que a sua alimentação está limitada, exclusivamente, para o consumo de alimentos proteicos. Alguns exemplos dos alimentos que pode inserir na sua alimentação dietética são: carne de vaca sem gorduras adicionais, queijos, algas comestíveis, iogurte natural, iogurte grego, presunto, ovo cozido, camarão, peixe, nozes, amêndoas, leite de vaca, lentilhas, milho, soja, carnes brancas, aveia e brócolis. Para as pessoas que pretendam perder até 5kg, devem realizar este consumo proteico até 5 dias seguidos. Para as pessoas que pretendam perder uma maior quantidade de quilos, devem procurar por executar esta fase entre até 7 dias seguidos.

Se pretende perder até 5kg de peso deve consumir no máximo cerca de 1000 calorias, incluindo, sempre, até 20g de farelo de aveia, por dia. Não pode abdicar do consumo deste último alimento.

Hortícolas

Na fase de cruzeiro da dieta dukan, você além de continuar com o consumo elevado de proteínas, pode incluir alguns alimentos das hortícolas. No entanto, somente pode consumir os vegetais e legumes em modo cozido ou cru, sem adição de gorduras saturadas. Para temperar as suas refeições ou lanches, é permitido o uso de azeite de oliva e ervas aromáticas. Pode consumir alimentos tais como: abobrinha, mandioca, cenoura, alface, pimentão, cebola, agrião, espinafres, couves, feijão, tomate, batata-doce e chuchu. Deve fazer o consumo intercalado de um dia proteico e um dia proteico plus (com hortícolas), durante uma semana. Além disso, deve incluir por dia, o consumo médio de 10g de bagas goji desidratadas. 

Não pode consumir qualquer peça de frutas, somente gelatina light que não contém nenhuma percentagem de açúcar. 

Na dieta dukan, a fase de consolidação aparenta ser aquela fase em que você tem direito, novamente, a pegar uma bela peça de fruta e pão integral. E é isso mesmo! Tal como o nome indica, esta fase serve para dar mimo ao seu corpo, mas com regras. Além de continuar a consumir proteínas e hortícolas, pode acrescentar o consumo de pão integral e de peças de frutas, no máximo até 2 unidades de cada. Segundo os nutricionistas, está à vontade para realizar almoço e jantar de gala, mas sem segundas doses. Volta a estar incluído o consumo estipulado de farelo de aveia pertencente à fase de ataque. 

Deve executar esta fase de acordo com o número de quilos que você pretende perder. Por exemplo, se você quer perder 7kg, terá de praticar este consumo específico de alimentos, durante 70 dias. Sem cometer falhar na sua alimentação.

Pratica diaria de exercício físico

A fase de estabilização, corresponde ao período de tempo anterior à finalização de prática da dieta dukan. Para isso necessita de apenas praticar 1 a 2 dias a dieta efetuada na fase de ataque, intercalando os restantes dias com a prática de uma alimentação saudável e de exercícios físicos regulares. Relativamente ao consumo diário de farelo de aveia, faça por consumir entre 20g a 30g. Deve apostar na ingestão de líquidos saudáveis como sucos naturais, para a nutrição do seu organismo. Evite ao máximo o consumo de alimentos calóricos. 

 E está finalizado o percurso da dieta dukan para você conseguir perder peso em pouco tempo.

Exemplos de livros que abordam a Dieta Dukan

Para as pessoas que queiram saber mais pormenores acerca da dieta dukan, existem alguns exemplos de livros que abordam este assunto dietético tais como:

– “Receitas Dukan: Minha dieta em 300 receitas” de Dr. Pierre Dukan;

– “O Método Dukan ilustrado: Eu não consigo emagrecer” de Dr. Pierre Dukan;

– “Eu não consigo emagrecer” de Dr. Pierre Dukan;

– “Confeitaria Dukan” de Dr. Pierre Dukan;

– “A Escala Nutricional: Uma alternativa ao método Dukan clássico” de Dr. Pierre Dukan.

Se lembre de adotar um estilo de vida saudável para não recuperar o peso perdido. Procure apenas reeducar a sua alimentação e praticar exercícios físicos ajustados às características do seu corpo. E seja feliz!

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