Os exercícios que gastam muitas calorias em pouco tempo são os melhores para emagrecer, ou seja exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida ou da natação. Mas para emagrecer de forma eficiente e principalmente manter os resultados é preciso combinar esses exercícios com os de musculação que devem ser realizados na academia com a supervisão de um profissional de educação física.
A caminhada rápida e a corrida aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias, enquanto que os exercícios de resistência como a musculação favorecem o fortalecimento dos músculos, que é o aumento do tamanho do músculo, e isso aumenta a capacidade da pessoa queimar calorias, mesmo durante o repouso.
Mesmo assim, os melhores exercícios para emagrecer são os aeróbicos, e vamos falar sobre cada um deles!
Índice deste artigo
Exercícios aeróbicos para emagrecer
Musculação
Se você quer perder peso, não pode deixar de fazer musculação. É mito quem fala que a musculação só é necessária para quem quer crescer, ganhar músculos.
Sim, a partir da sua prática regular, é possível aumentar a massa muscular, a resistência, força e flexibilidade.
Quanto mais massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias mesmo em repouso, o que favorece o emagrecimento. Por isso, é importante que os treinos sejam regulares, combinados com uma alimentação saudável e equilibrada.
Durante um treino de musculação é possível perder entre 300 a 500 calorias por hora, mas tudo depende da intensidade, tipo de treino realizado e as condições relacionadas à pessoa. Tanto que esse valor pode ser maior, pois como há ganho de massa muscular, as calorias continuam a ser queimadas até 48 horas após a realização do exercício, inclusive no repouso, desde que a pessoa treine de forma moderada a intensa e continue a praticar atividades físicas regularmente e mantenha uma alimentação saudável.
Treino HIIt
O treino HIIT corresponde a um conjunto de exercícios que devem ser realizados com alta intensidade, e seu objetivo é acelerar o metabolismo e promover a maior quantidade de gordura possível.
Esses exercícios elevam bastante os batimentos cardíacos e por isso são indicados para quem já pratica algum tipo de atividade física, embora existam treinos HIITs para iniciantes, que são mais fáceis.
Esse exercício é capaz de queimar até 400 calorias por hora. Mas para que essa quantidade de calorias seja realmente perdida, e o corpo continue a queimar calorias, mesmo após o término da atividade física é importante que seja realizada sob orientação de um profissional especializado, para não ter risco de se machucar.
Crossfit
O treino de crossfit está na moda e é bastante intenso, exigindo uma capacidade maior cardiorrespiratória, pois o treino é realizado em circuito com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios.
São mais indicados para pessoas que já frequentam a academia há algum tempo, e são usados pesos diferentes, cordas, pneus e muitos lugares dão a opção de realização ao ar livre.
Esse tipo de treino pode queimar até 700 calorias por hora, e deve ser orientado por um profissional, principalmente se a pessoa for iniciante nesse esporte.
Dança
Uma aula de dança é uma forma dinâmica de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e também fortalece e tonifica os músculos, além de ser uma ótima maneira de se divertir. Muitas pessoas frequentam aulas de dança para queimar calorias e perder peso.
A quantidade de calorias queimadas varia de acordo com o tipo de dança e o tempo que é praticada. No caso do forró é possível perder aproximadamente 400 calorias por hora, e na zumba esse número aumenta para um gasto médio de 600 calorias por hora de exercício. Mas atenção, para conseguir queimar essas calorias, é preciso que a atividade seja realizada de forma intensa.
Muay thai
É uma atividade física intensa e completa, mas exige preparo físico, pois os treinos são bastante intensos e promovem a melhora da capacidade cardiorrespiratória e condicionamento físico, fortalecimento e resistência muscular. Muitos praticantes também afirmam que o exercício melhora a auto-estima.
Dá para gastar em média 700 calorias por treino, mas esse número pode variar de acordo com a intensidade do treino e também o preparo físico da pessoa, e pode chegar até o dobro disso, se a pessoa treinar de forma intensa.
Spinning
As aulas de spinning são feitas em cima de uma bicicleta e promovem um grande gasto de calorias, promovendo o emagrecimento e o fortalecimento dos músculos, queima de gordura das pernas e uma melhora da resistência cardiorrespiratória.
É possível queimar cerca de 600 a 800 calorias por hora, e para potencializar o gasto calórico é preciso que a pessoa faça a aula de acordo com o que for solicitado pelo instrutor.
Natação
A natação é considerada um exercício completo, pois além de promover um melhor condicionamento físico, ainda é capaz de fortalecer os músculos e promover a queima de gordura, pois é preciso um esforço constante para se chegar do outro lado da piscina mais rápido.
Se o objetivo é emagrecer fazendo natação é preciso manter um ritmo constante e forte. A prática da natação pode promover a queima de até 400 calorias, desde que a pessoa mantenha o ritmo e permaneça constantemente em movimento.
Hidroginástica
A água relaxa e a tendência é que a hidroginástica ajuda a emagrecer e melhore a capacidade cardiorrespiratória. O ideal é arrumar uma turma que esteja no mesmo propósito, como uma turma da terceira idade, que é muito comum nesse tipo de exercício.
É possível queimar até 500 calorias por hora com a hidroginástica, mas para que isso aconteça é importante estar sempre em movimento, se esforçar mesmo ao fazer os exercícios embaixo da água.
Corrida
Correr é uma excelente forma de gastar calorias e pode ser feito tanto na academia quanto ao ar livre. Mas é importante que seja feita sempre no mesmo ritmo e de forma intensa.
Tanto na esteira quanto ao ar livre, pode ser feita por pessoas iniciantes, que começam de uma forma mais leve. A pessoa pode ir caminhando cada vez mais rápido, até que se sinta apta para iniciar a corrida. É uma ótima forma de emagrecer.
A corrida permite que se gaste entre 600 a 700 calorias por hora, mas é preciso que a pessoa mantenha um bom ritmo, não faça muitas pausas a ponto de ficar bem ofegante.
Body Pump
As aulas e body pump são feitas com pesos e step, e trabalham os principais grupos musculares, o que fortalece e aumenta a resistência, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, exigindo maior condicionamento físico para realização desse exercício.
É possível gastar até 500 calorias por hora, mas é preciso que a aula seja ministrada por um instrutor qualificado.
Divida o tempo de treino entre exercícios aeróbicos e exercícios de musculação, e de preferência, para perder peso, procure fazer exercícios 5 dias por semana. Durante o treino, mantenha a energia e hidratação do corpo, ou seja, beba bastante água, e aposte também nas bebidas energéticas caseiras.
Antes de iniciar algum tipo de atividade física, passe por uma avaliação profissional, para verificar o peso, gordura e a pressão. Deixe claro também quais são suas intenções, se é emagrecer, tonificar ou melhorar a hipertrofia, para que o instrutor consiga fazer um treino adequado.
Se exercite pelo menos 30 minutos por dia, com intensidade moderada ou vigorosa.