Quantas vezes não passou horas a malhar, chegou a sua casa e devorou a comida da geladeira em dois segundos? Do que vale malhar tanto, se depois recupera, sem medidas, todas as calorias perdidas! É bem frustrante quando isso acontece. No entanto, não é assim tão raro quanto isso. Muitas vezes quando exercitamos demasiado tempo em exercícios intensivos como o jump, temos tanta fome que sem querer acabamos comendo duas vezes o nosso lanche. Então, o que ajuda a perder mais peso: exercício ou dieta? Esta é uma das questões mais perguntadas pelos praticantes de exercício físico que não complementam a perda de peso com aplicação de uma dieta. Mas, depois acabam demorando muito tempo para chegar ao peso ideal.
Antes de começar qualquer treinamento para perder peso, deve reconhecer e descrever as caraterísticas do seu corpo. Quais são os alimentos que o seu organismo gosta e quais não gosta, através da identificação de algumas situações indesejadas que ocorrem depois do seu consumo. Saiba que existem determinados alimentos que nem todo o organismo reage do bom jeito. Daí que seja fundamental, o conhecimento dos comportamentos do seu organismo quando consome determinados alimentos. Saiba que antes de malhar, deve determinar a sua alimentação diária, retirando ou reduzindo o consumo de alimentos calóricos. Só conseguirá perder peso com exercício, se tomar precaução com os alimentos que consome no seu dia-a-dia. Em ritmo moderado, conseguirá apenas perder 500 calorias em 1 hora de treinamento por dia, para alcançar os seus objetivos.
No entanto, algumas pessoas acabam cortando nas calorias que consomem através de uma dieta do que as gastando fazendo exercício. Nem todo mundo gosta de exercitar o corpo. Embora, no mundo do fitness, os praticantes prefiram a conciliação de exercícios e de dieta. Afinal, ambas se completam. Sendo a dieta alimentar, um marco importantíssimo para a continuidade de um corpo fit. Para os amantes de fitness e para as gulosas que querem manter a linha, temos 4 receitas de doces fitness maravilhosos que devem experimentar e provar. Um pouco de doçura saudável, no meio de tanto esforço, faz sempre bem!
Segundo um estudo publicado pela revista “Abril Boa Forma” fez as contas e retirou a seguinte conclusão: se você quiser perder 1kg por semana, terá que cortar da sua alimentação diária cerca de 1000 calorias. Ou seja, para eliminar esta quantidade de peso, terá de gastar 1000 calorias por dia a mais conseguido, unicamente, através de exercícios de alto impacto, como o jump, crossfit ou spinning. Então “emagrecer” se trata de uma questão matemática porque acaba fazendo contas com as calorias que consome e com aquelas que depois perde, a cada dia. E esse é o segredo para conseguir perder peso.
A matéria analisada realçou ainda que é mais fácil emagrecer com dieta do que fazendo exercício físico. Isso acontece porque se você pretende perder 400 calorias, vai excluir o consumo de 5 biscoitos recheados. Enquanto praticava exercício, teria de correr 40 minutos para perder a mesma quantidade de calorias. Então, se trata de facilidade de esforço. Você possivelmente não terá dificuldade em não comer biscoitos, mas na corrida, sabe que cansa. Logo, prefere não correr.
No entanto, é preciso ter em consideração que as dietas restritivas são frustrantes e basta um deslize, para acabar comendo o dobro ou até o triplo. Devido ao fato de estas dietas não conterem nutrientes essenciais em número suficiente para a nutrição do seu corpo, você acaba cometendo loucuras que prejudicam o normal funcionamento do seu organismo. O ideal é fazer uma reeducação alimentar, onde você não necessita de se privar de nada, comendo, moderadamente, os seus alimentos.
A importância do exercício
Tem gente que pensa que fazer exercício só é interessante e motivador se for para perder peso. Bem, saiba que a prática de exercício físico vai mais além do que tonificar as pernas e os glúteos. A boa condição física é uma vantagem enorme para a sua saúde no geral. Ao praticar exercício físico, está a contribuir para o bom funcionamento das suas funções corporais. Desde a redução das toxinas presentes em seu organismo até ao seu bom humor. Quem nunca saiu energético depois de uma aula de treinamento? Fica parecendo que exercício físico ajuda a atrair boas razões para emagrecer e ser feliz ao mesmo tempo. Mesmo que não goste, mude o ângulo de visão e verá que não é assim tão mau quanto isso. Se mesmo assim não gostar, então faça dieta.
Tanto é verdade que uma pesquisa americana revelou que pessoas gordas, porém ativas, têm menos chance de morrer (pela boa saúde) do que pessoas magras e sedentárias. Logo, o melhor que tem a fazer é conciliar a prática de exercício físico com a sua dieta, fazendo as contas às calorias consumidas e às calorias que terá de perder. Para as pessoas que não tenham experiência ou conhecimentos neste âmbito, é preferível terem um acompanhamento de um nutricionista ou médico. A verdade é que ter uma alimentação cuidada e balanceada é meio caminho andado para perder peso. Mas não é suficiente e demora mais tempo se não aliar a prática de exercício físico.
A atividade física, tal como a alimentação é bastante importante para a saúde do nosso corpo. Então se vocês acabarem por levar em conta todos esses fatores, fica claro que nenhuma é melhor que outra para perder peso. O ideal é juntar as duas! Assim você emagrece com saúde e acaba por tonificar seu corpo e libertar a sua mente, atraindo boas energias.
O que não deve fazer em uma dieta
Para as pessoas que mesmo sabendo dos benefícios do exercício físico, preferirem somente aplicar uma dieta alimentar, é importante que não comentam os seguintes erros:
- Passar o dia todo, apenas com uma refeição principal no estômago;
- Viver colada à balança;
- Não beber quaisquer líquidos;
- Não ingerir qualquer tipo de açúcar, mel, adoçante ou sal em seus alimentos;
- Excluir, totalmente, os carboidratos;
- Abusar no consumo de frutos secos;
- Incluir demasiados lanches diários;
- Eliminar o consumo de gorduras;
- Não jantar;
- Comer frutas e frutas o dia todo;
- Não dormir as horas de sono suficientes;
- Consumir em excesso dietéticos ou alimentos light;
- Não comer um único doce ou cubo de chocolate;
- Comer uma dose reduzida de alimentos ao pequeno-almoço;
- Esperar horas e horas para voltar a comer;
- Consumir bebidas alcoólicas para desviar a fome;
- Ingerir depressa demais os alimentos;
- “Afogar as mágoas” comendo de forma descontrolada aos fins de semana;
- Reduzir no consumo de proteínas;
- Não fazer planejamento alimentar com base nos princípios da dieta;
- E muito mais.
O que deve fazer em uma dieta
Agora que sabe o que não deve fazer, confira o que deve fazer na prática de uma dieta alimentar:
- Praticar a dieta 7 dias e não somente 5 dias;
- Evitar o consumo de alimentos calóricos;
- Deve comer um doce de vez em quando, sem exagerar na quantidade consumida;
- Deve ingerir os alimentos devagar, dando tempo no processo de mastigação;
- Comer um lanche entre cada uma das refeições principais;
- Deve jantar, mas ter em atenção a quantidade de alimentos que consome para não ficar de estômago cheio e deitar, logo a seguir;
- Procure por se alimentar de 3 em 3 horas;
- Não consuma bebidas alcoólicas;
- Procure por ter um equilíbrio de alimentos em cada dose de refeição;
- Por dia, consuma até 10 porções de frutos secos em estado natural, sem adição de açúcar ou sal;
- Faça um planejamento prévio da dieta com a definição dos dias em que se vai pesar. Estabeleça um intervalo de tempo entre a pesagem em balança anterior e a posterior;
- Não consumo em excesso frutas, muito menos, sucos de frutas naturais;
- E muito mais.
Se tem receio ou não se sente confortável em começar uma dieta, o melhor que tem a fazer é consultar um nutricionista ou médico para melhor definir a sua dieta. Mesmo que não queira praticar exercício, é possível emagrecer fazendo apenas uma dieta alimentar. Faça tudo do melhor jeito possível para não provocar perturbações graves em seu organismo. Se cuide com amor!