Quem resiste a uma fatia de pão no café da manhã ou no lanche? É quase impossível viver sem essa delícia, não é mesmo? Mas nem sempre é possível consumir pão com frequência, uma vez que se consumido em excesso pode causar o acúmulo de gorduras localizadas. Para não ficar longe dele hoje o mercado oferece inúmeras opções: pão integral, de centeio, preto, light, com linhaça, quinoa, aveia, 7 grãos e até 12 grãos! O difícil é saber qual o melhor para sua dieta. O pão é um alimento muito importante na dieta e deve fazer parte da rotina das pessoas, mesmo aquelas que fazem dietas. Ele é fonte de carboidrato sendo que alguns, também são fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças.
Índice deste artigo
A diferença entre os vários pães
Pão Light
Esse é um tipo de pão que se restringe a diminuição de 25% das calorias em relação à versão normal e pode ser encontrado na forma tradicional ou integral. É muito saboroso, mas deve ser consumido com moderação;
Pão Integral
O pão integral possui maior quantidade de farinha integral do que branca, embora já exista no mercado algumas versões que aparecem com farinha integral 100 %. Para saber distinguir a diferença é só observar o rótulo da embalagem se estiver escrito primeiro farinha de trigo é sinal que possui maior quantidade da mesma o que não é válido.
Pão com Grãos
Esse pão possui muito mais nutrientes e fibras do que os outros pães, por trazer na sua composição inúmeros grãos. Porém ele é um alimento mais calórico e deve ser consumido com cautela.
O número de calorias pode variar entre as diferentes opções de pães, segundo nutricionistas a porção ideal para ser consumida é uma fatia de no máximo 70 calorias no café da manhã. Se o pão for integral pode ser consumido até duas fatias por dia.
Qual é o melhor pão integral?
O mais importante é que o pão integral é rico em fibras promove maior saciedade por ser de difícil digestão. E para as mulheres que estão de dieta ele é perfeito! Mas é importante conhecer bem o tipo de pão integral que vai consumir, visto que o mercado oferece inúmeras marcas, pois alguns apresentam mais farinha branca do que integral
Como escolher o pão
Para escolher o pão você não deve se preocupar apenas com o valor calórico, mas avaliar os nutrientes que ele traz e comparar com o que diz no rótulo da embalagem. Em primeiro lugar o pão integral deve ser rico em fibras, pois segundo a ANVISA a farinha integral deve ser em maior quantidade. Outro item importante que deve ser analisado é a quantidade de sódio e as gorduras trans, quanto menor for a quantidade melhor para sua saúde. Mas uma observação deve ser feita, pois nem todas as gorduras contidas no alimento são ruins, é preciso averiguar o que diz na embalagem, no entanto pode haver gorduras indispensáveis ao organismo que são provenientes de oleaginosas como as castanhas e de várias sementes entre as de chia e linhaça.
Atenção redobrada
Depois de todas essas informações você já tem capacidade de fazer a escolha certa do pão integral, basta fazer uma blitz nos alimentos e verificar os rótulos prestando atenção aos itens indispensáveis. O mais importante é a quantidade de farinha integral que deve ser maior do que qualquer outra. Tendo a discrição necessária você pode comprar seu pãozinho com segurança, mas atenção, mesmo sendo integral deve ser consumido com moderação para evitar excesso de peso.