Sabia que as alterações de humor podem ser controladas com a alimentação? Todos nós temos alterações nas sensações durante o dia, por exemplo, se estamos com fome nos sentimos irritadas, se estamos apaixonadas nos sentimos felizes, se estamos estressadas comemos.
Do mesmo modo ocorre com os alimentos que ingerimos, eles influenciam sim, na maneira como nos comportamos e no nosso humor. Quando estamos felizes ficamos mais bonitos, as pessoas gostam de estar próximas de pessoas que tenham bom humor.
Índice deste artigo
Alimentos transformadores
Veremos alguns alimentos “transformadores”. A química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores – substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações.
O açúcar e os amidos dos carboidratos
Estimulam a produção de serotonina, ela atua no cérebro nos proporcionando sensação de bem estar e relaxamento.
Banana
Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
Espinafre
Contém ácido fólico e vitamina B que agem no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.
Ovo
A gema é rica em colina, principal responsável pela formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.
Pimenta
Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
Alface
Possui efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio, que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.
Leite
Também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.
Laranja
além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
Aveia
O cereal é rico em triptofano e aminoácido, estimulam a produção da serotonina.
Castanha
fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.
Arroz integral
Rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.
Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.
Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.
Os alimentos também podem melhorar outras sensações
Energia e agilidade
Alimentos proteicos, como, soja em grão, leite em pó desnatado, carne magras, ovo, aveia, quinoa, banana.
Fará uma prova, precisa estar atenta?
Tome café, guaraná ou chá verde. Os 3 contém cafeina, mas o chá verde é antioxidante (devido substancias encontradas em sua folhas, catequinas e os polifenóis, que potencializam o efeito da cafeína).
Está nervosa
Coma laranja e uva. São alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que agem diretamente no sistema nervoso.
Você pode combinar os alimentos, fazendo isso você intensificará suas características.
Uma pesquisa feita por Brian Wansik, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos nos mostrou que também ocorre o contrário, o nosso humor tem influência sobre o que iremos escolher para comer.
Quando estamos:
- FELIZES, 32% tendem a escolher PIZZA ou CARNE
- INFELIZES, 39% vão em busca de SORVETE e BISCOITO
- ENTEDIADAS, 36% abrem um pacote de BATATAS FRITAS
Alguns alimentos não tem comprovação científica, mas já foram comprovados por alguém, então o que custa experimentar? Mas use o bom senso, não é porque você está estressado que irá comer uma barra de chocolate.
O amargo é o mais indicado, reduz a produção do cortisol e as catecolaminas, hormônios do estresse. Além disso contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante. Em geral esses alimentos, provocam uma alteração momentânea.