Dieta de 1200 calorias – Como funciona e cardápio para 8 dias

320
dieta 1200 calorias

Para quem deseja emagrecer e incorporar uma vida saudável na sua rotina, opções de dietas não faltam entre as antigas e as novas, como as dietas da moda, e variam de acordo com a sua necessidade e objetivo. Uma dessas dietas é a chamada Dieta de 1200 calorias.

O que é?

Criada pelo Dr. Nowzaradan, e também conhecida pelo nome do médico, essa dieta surgiu depois que o doutor conseguiu ajudar no processo de emagrecimento da mulher considerada, mundialmente, a mais obesa.

Como o próprio nome diz, a ideia é que você não passe o limite de 1200 calorias diariamente e está no grupo de dietas hipocalóricas, as que te ajudam a perder peso saudavelmente reduzindo as calorias sem reduzir o consumo de nutrientes necessários ao corpo.

A dieta de 1200 calorias é uma dieta hipocalórica que é utilizada, normalmente, no tratamento nutricional de algumas pessoas acima do peso para que consigam emagrecer de forma saudável. Nesta dieta as refeições devem ser bem distribuídas ao longo do dia e não é aconselhada a prática de atividade física intensa durante este período. Esta dieta vai permitir que você adote uma alimentação equilibrada e que responda às necessidades de seu corpo. Ao estar se limitando a essa dieta hipocalórica, estará ingerindo uma quantidade saudável de calorias, ao mesmo tempo que se sentirá satisfeito ao longo do dia. Não terá qualquer tipo de sensação de fome ou desconforto.

O objetivo da dieta de 1200 calorias é que o indivíduo gaste mais calorias do que ingere por dia, para que possa gastar a gordura acumulada. Uma mulher adulta sedentária gasta cerca de 1800 a 2000 calorias por dia, e por isso se fizer uma dieta de 1200 calorias vai estar ingerindo de 600 a 800 calorias a menos do que gasta, o que vai fazer com que emagreça. A dieta de 1200 calorias permite que você não só ingira menos calorias, como também coma alimentos extremamente saudáveis. Se recorde que o principal segredo do emagrecimento é ingerir menos calorias do que aquelas que gasta durante o dia.

É importante lembrar que esta dieta deve ser acompanhada por um nutricionista, já que causa uma restrição calórica grande. Por isso, antes de iniciar esta dieta, o ideal é que se faça uma avaliação nutricional completa.

Benefícios de fazer a dieta

Assim como qualquer outra dieta, a dieta de 1200 calorias tem suas regras e restrições e é muito importante ficar de olho nisso, pois a sua saúde pode sofrer caso insista em forçar o emagrecimento.

Quanto mais tempo você seguir com a dieta, mais problemas pode gerar ao corpo por falta de nutrientes, por exemplo.

Outro detalhe importante é que nem todas as pessoas estão aptas para algo tão radical. A dieta de 1200 calorias não é recomendada a quem possui Diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou para quem já segue uma dieta cetogênica.

Beba bastante água para hidratar o corpo, até cerca de dois litros/dia, não passe mais do que 7 a 8 dias nessa dieta e tenha cuidado com os alimentos que consome. Alguns alimentos podem ser prejudiciais a dieta.

Cardápio 1200 calorias

Não se preocupe, é totalmente normal ficar um pouco perdido ao iniciar um protocolo novo de emagrecimento. Não saber o que comer e como balancear o cardápio ou ainda ter que conferir o valor nutricional de tudo pode ser cansativo.

Para te ajudar, você pode conferir abaixo um cardápio ideal com os nutrientes e calorias necessárias para cumprir a dieta de 1200 calorias dentro do tempo máximo permitido, 8 dias.

O cardápio foi separado e enumerado em uma sequência, mas essa é apenas uma base, pois existem diversos outros alimentos que também podem se encaixar. Além disso, você pode mesclar os dias como for melhor para sua rotina.

Confira o cardápio da dieta e divirta-se emagrecendo de forma saudável.

DIA 1

  • Café da manhã: 1 banana média +200 ml de iogurte de frutas vermelhas 
  • Almoço: 100 g peito de frango grelhado + 1 colher de sopa de arroz integral + 1 xícara de espinafre +1 xícara de couve refogada +10 ½ colheres de sopa de aipo;
  • Jantar: 200 g de bacalhau grelhado +1 xícara de cenouras em tiras +100 g de brócolis cozidos sem gordura + 50 g de batata-doce cozida + 100 ml de suco de laranja natural; 
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): ½ maçã pequena + 1 xícara de pipoca + 1 xícara de morangos cortados pela metade + 200 ml de suco de abacaxi com hortelã;

cardápio para dieta de 1200 calorias

DIA 2

  • Café da manhã: 250 g de queijo cottage sem gordura +80 g de morangos 
  • Almoço: salada com ½ xícara de lentilhas cozidas + 40 g de cenouras + 100 g de tomates + 85 g de peito de frango grelhado temperado com 2 colheres de chá de óleo de oliva 
  • Jantar: 100 g de salmão grelhado + 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura + 2 colheres de sopa de arroz integral + 2 folhas grandes de alface, tudo temperado com 1 colher de sopa de óleo de oliva.
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): 1 maçã média +  ½ laranja + 80 g de framboesas vermelhas 

DIA 3

  • Café da manhã: 1 ovo cozido + 1 xícara de melão cortado em cubos + 100 ml de leite desnatado 
  • Almoço: 125 g de tofu firme + 80 g de brócolis cozidos sem gordura adicionada + 1 punhado de espinafre + 1 colher de sopa de óleo de oliva + 1 dente de alho e 2 colheres de chá de gengibre para o tempero.
  • Jantar: salada com 100 g de camarão grelhado + 150 g de quinoa cozida + 40 g de pimentão verde + 40 g de tomate +40 g de cenoura + 40 g de pepino descascado + 40 g de cebola temperados com sal e 200 ml de suco de laranja 
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): 200 ml de suco de melancia + 1 fatia de pão integral com 30 g de queijo cottage + 1 xícara de morangos cortados pela metade

cardápio para dieta de 1200 calorias

DIA 4

  • Café da manhã: 1 laranja grande + 1 xícara de café com adoçante zero calorias. 
  • Lanche da manhã: 1 barra de granola aveia e mel + 1 xícara de morangos cortados pela metade. 
  • Almoço: 1 xícara de sopa de tomate + 1 unidade (128 g) de sanduíche natural de peito de peru e salada +1 xícara de chá verde com adoçante zero calorias e 1 banana grande para a sobremesa. 
  • Lanche da tarde: 1 maçã grande com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.
  • Jantar: 100 g de filé de salmão + 1 prato raso (70 g) de salada verde + 3 colheres de sopa de arroz integral cozido e 200 ml de suco de maracujá. 

 DIA 5

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos + 1 laranja grande e 1 xícara de café com adoçante zero calorias. 
  • Lanchinho da manhã: 1 potinho de 200 ml de iogurte natural. 
  • Almoço: 1 unidade (140 g) de sanduíche natural de frango com milho + 200 ml de água de coco e 1 xícara de melancia em cubos de sobremesa. 
  • Lanche da tarde: 1 xícara de amoras + 7 unidades de bolachinha integral. 
  • Jantar: 1 xícara de camarão grelhado + 4 colheres de sopa de arroz integral + 100 g de grão-de-bico cozido + 200 ml de suco de melão.

cardápio para dieta de 1200 calorias

DIA 6

  • Café da manhã: 1 unidade de pão francês sem miolo + 1 colher de sopa de requeijão light + 200 ml de suco de laranja natural. 
  • Lanche da manhã: 4 bolachinhas de arroz orgânicas + 200 ml de leite desnatado. 
  • Almoço: 1 xícara de macarrão integral cozido + ½ xícara de molho de tomate + 100 g de contrafilé + 1 xícara de cenoura ralada. 
  • Lanche da tarde: 1 xícara de morango em purê. 
  • Jantar: 1 concha de feijão carioca cozido + 1 pedaço médio de frango grelhado sem a pele + 100 g de batata-doce assada com a casca + 1 xícara de couve refogada. 

DIA 7

  • Café da manhã: 1 panqueca de aveia média + 1 colher de sopa de abacate + 1 fatia de queijo branco + 1 copo de suco de melancia. 
  • Lanche da manhã: 1 pera pequena feita no micro-ondas com um quadrado de chocolate meio amargo (+ 70% cacau) aos pedaços.
  • Almoço: 80g de peito de frango grelhado + 1 ⁄ 2 xícara de quinoa + salada de alface com tomate e cebola + 1 colher de sobremesa de azeite + 1 fatia de abacaxi. 
  • Lanche da tarde: 1 maçã pequena cozida com uma colher de sobremesa de canela
  • Jantar: Salada crua + um bife de 60g de frango e quatro fatias finas de abacate, temperado com limão e vinagre. 

cardápio para dieta

DIA 8

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos + 1 fatia de pão integral + 120 ml de suco de laranja 
  • Lanche da manhã: vitamina de morango: 6 morangos + 1 xícara de iogurte natural + 2 biscoitos integrais
  • Almoço: 1 beringela recheada com 6 colheres de sopa de carne moída e uma batata média em cubos + 1 colher de sobremesa de azeite
  • Lanche da tarde:1 xícara de papaia em cubos
  • Jantar: 1 tortilha de trigo média com 60g de frango em tiras + 1 xícara de salada crua

Cuidado! Dietas não podem comprometer sua saúde

Agora que você tem o seu cardápio base para esses 8 dias de dieta, siga as regras e procedimentos necessários e adicione na rotina exercícios físicos para complementar o processo.

Não arrisque a saúde forçando o corpo a gastar ainda mais calorias e cortando refeições com o objetivo de emagrecer mais rápido. Isso apenas causará um estresse no organismo e pode te deixar doente.

Se achar que a dieta falta um doce ou aquela sobremesa que você tanto ama, substitua por opções mais saudáveis. Existem diversas receitas de sobremesas que podem ser incluídas na dieta e não prejudicam seu objetivo.

Foque no que você deseja e emagreça com saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui